Jump to content

Correr script no arranque do sistema operativo

Dr_Lion
 Share

Go to solution Solved by Dr_Lion,

Recommended Posts

Este tópico já tem uns anos, mas aproveitando o mesmo, porque o problema é semelhante.

Tenho um script python que quero correr assim que que o pc se liga, por exemplo quando faz reboot, ou quando ligo depois de ter sido desligado.

A ideia é que o script python corra mesmo que eu não faça login no sistema, ou seja o pc inicia e fica na janela de login.

O que eu fiz foi adicionar á crontab a entrada

@reboot python /var/www/script.py

De notar que o script.py funciona corretamente se eu o executar chamando-o pela consola (tendo o meu utilizador logado), o facto de eu não ter o utilizador logado pode-me estar a criar um problema? é que mesmo depois de eu logar, a entrada não é executada na mesma.

Adicionei a entrada á crontab com o meu utilizador normal "lion".

Alguém me consegue explicar o que me está a falhar?

desde já agradeço toda a ajuda.

- retira a entrada co crontab

- esquece o crontab

- ignora o crontab

- apaga da cabeça o cronttab

- vai dar uma volta longe do computador para ter a certeza que o crontab já não aparece mais

- cria um ficheiro em /etc/init.d/ com um nome qualquer (desde que ainda não exista no directório)

/etc/init.d/run_me_pretty_please

- escreve na primeira linha do ficheiro

#!/bin/sh

- adiciona ao ficheiro o caminho completo para o local onde se encontra o teu script

- confirma que o ficheiro criado se encontra com permissões de execução

chmod +x /etc/init.d/run_me_pretty_please
  • Vote 2
IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p

Uma dúvida, como é que funciona a questão do utilizador que lança os processos neste caso, é que se eu ainda não estou logado com o meu user (lion) os scripts vão ser lançados sobre que user? :s

Outra coisa, no final da linha onde coloco o caminho para o meu script não preciso de colocar o "&"?

Está-me a falhar qualquer coisa, porque da forma que dizes também não estou a conseguir executar o meu script, já fiz um script bastante simples que apenas escreve um ficheiro com uma frase, tudo no /home/lion/ e também não há sinal do ficheiro escrito. :S

O script que tenho neste directório,

/home/lion/bra.py

não tem permissões de execução, precisa?

estou a usar para o correr no ficheiro no init.d

python /var/www/bra.py

Alguma coisa que me esteja a escapar?

Se estiveres a usar ubuntu 14, não chega colocar o script no init.d.

Não me sinto completamente seguro para te descrever exactamente o funcionamento da coisa, mas se ainda precisares tens de criar um link simbolico na pasta /etc/rcX.d, onde X é o runlevel a que queres que o script seja corrido.

Alternativamente podes usar o update-rc.d, mas creio que o teu script tem de implementar as regras da LSB.

https://help.ubuntu.com/community/UpstartHowto

Lógicamente o teu script não é executado com o teu user, já que este ainda não está logado. É executado como root.

Quando os teus scripts estão a ser executados, o path não está na tua directoria Home. Usa sempre caminhos absolutos. Precisas também de que o script tenha permissões de execução, para o root pelo menos, mas de preferência para o teu user também (owner), para poderes executar manualmente e verificar se o funcionamento está correcto.

o & no fim da linha serve para correres esse comando em background, libertando assim o script que a invocou para continuar a execução. Normalmente usa-se nos scripts de inicialização de daemons, para que o script não fique pendurado à espera que a aplicação termine.

Infelizmente, no ubuntu os logs estão muito complexos, sendo praticamente impossivel conseguir saber o porquê de falhar a execução do script.

Edited by Flinger
  • Vote 1

• Solution

Boas, peço desculpa ter demorado tanto tempo a responder, já consegui por a funcionar usando o crontab, o que parece era apenas um problema de permissões, e caminhos relativos.. Assim que alterei para caminhos absolutos a escrita de ficheiros no script, o problema ficou resolvido. Já não tenho a certeza, mas creio que também alterei as permissões do script.

Desde já agradeço a todos pela ajuda prestada.