Jump to content

Problema com o READ

D3POD
 Share

Recommended Posts

Boas, estou a tentar fazer um read de um valor numa tabela da minha base de dados.

Já tentei várias formas e até alguns exemplos que guardei (em tempos devo ter feito algo funcional com uma situação idêntica), mas não estou a conseguir.

Estou a usar SQL Server.

Segue o meu código que está no evento Load do form... a ideia é inserir este valor numa label.

string label = lb_nreparacao.Text;
		 string query = "SELECT numero FROM reparacoes WHERE numero = @numero";
		 SqlConnection con = new SqlConnection(server);
		 SqlCommand cmd = new SqlCommand(query, con);
		 con.Open();
		 cmd.Parameters.AddWithValue("@numero", label);
		 cmd.ExecuteReader();

Acho que me está a faltar qualquer...

Cumprimentos

O valor é um int na base de dados e eu quero passar esse valor para uma label.

Penso que o meu problema esteja nesta linha:

cmd.Parameters.AddWithValue("@numero", label);

mais propriamente na "label"... neste campo devo colocar o destino do valor ou não?

Sim experimentei, mas não estou a conseguir.

Eu acho que faltou me dizer um pormenor...

A ideia é eu ler o ultimo valor da coluna "numero".

Isto serve para quando o utilizador abre o form aparecer logo o numero da reparação que vão inserir... ou seja o ultimo numero da database + 1

Então não precisas do parametro, basta alterares o select para retornar o ultimo numero.

Algo assim (não testado)

int proximoNumero = 1;
using(SqlConnection con = new SqlConnection(server))
{
   SqlCommand cmd = new SqlCommand("SELECT TOP 1 numero FROM reparacoes ORDER BY numero DESC", con);
   con.Open();
   int? ultimoNumero = (int?)cmd.ExecuteScalar();
   if(ultimoNumero.HasValue)
       proximoNumero = ((int)ultimoNumero)+1
}
Edited by nelsonr

Tenho o código assim:

int proximonumero = 1;
		    string query = "SELECT TOP 1 numero FROM reparacoes ORDER BY numero DESC";
		    SqlConnection con = new SqlConnection(server);
		    SqlCommand cmd = new SqlCommand(query, con);
		    con.Open();
		    int? ultimonumero = (int?)cmd.ExecuteScalar();
		    if (ultimonumero.HasValue)
			    proximonumero = ((int)ultimonumero) + 1;
		    lb_nreparacao.Text = proximonumero.ToString();

Isto dá me o retorno do numero 1... mas eu acho que ele está a pegar-me no valor que eu atribuiu a quando da criação da variável e coloca na label.

Eu não entendi foi a utilização do "using" que meteste no teu exemplo, podes explicar?

O using deve ser usado quando se cria ligações, para que quando a execução do código saia fora do bloco do using, automaticamente é chamado o dispose da variavel, fechando a ligação à base de dados.

Isso acontece mesmo que seja gerada uma excepção que force a saida anormal da execução.

Para confirmares se está a funcionar corretamente, coloca um breakpoint na linha seguinte ao ExecuteScalar e verifica se está a ler o valor corretamente

Não sei trabalhar com o breakpoint, pelo que vou adiantar já a parte do gravar na base de dados e assim verifico se passa para o próximo numero.

Para já ele apresenta-me o numero 1... mas como a variável é iniciada com 1, ele pode estar apenas a passar esse valor

Bom dia, ora já avancei com o passo seguinte e está tudo a funcionar... quando tento avançar com uma nova reparação ele apresenta corretamente o próximo numero.

Agora vou estudar os breakpoints e vou estudar o código bem que há coisas que ainda não percebo muito bem.

Obrigado a todos pela ajuda 🙂

Cumprimentos,

D3POD

Os breakpoints são um ferramenta muito importante para fazeres debug à tua aplicação.

Permitem indicares uma (ou várias) linhas que queres que a aplicação faça uma pausa.

Quando a execução do código passa nessa linha, a aplicação faz uma pausa permitindo analisares como a aplicação está no momento (por exmeplo, ver o conteúdo das variaveis).

Além disso, permite depois ires avançando linha a linha na execução (Tecla F10 para passar para a proxima linha ou F11 para passar para a proxima execução). Ai consegues ver se a aplicação está a passar por onde pretendes

Por acaso isso já costumo fazer mais ou menos, pensava que fazia mais que isso e que essa parte era apenas o "muito básico" dos breakpoints 🙂

Só não sabia ver o valor das variáveis, mas já percebi como funciona 😉

Obrigado mais uma vez por toda a ajuda.

Cumprimentos