Jump to content

Recommended Posts

Posted

Para vocês qual é a melhor programação e já agora o melhor "chip" estava a pensar em utilizar uma PIC ou uma AVR da Atmel a avr é preferencial porque tenho gravador para elas e tenho algumas.

A minha ideia agora era construir um visor de LCD ou Led's ligado por USB(parece lunático) ao computador. Qual é a melhor linguagem e o melhor chip para o fazer.

PS: Tenho alguma experiência em eletronica já trabalhei com portas lógicas e tal.

Posted

eu acho q isso é uma questão q só tu podes responder...

algumas pessoas preferem basic, outras preferem c, java, haskel, etc...

o melhor seria investigares os sites de quem vende os microcontroladores e quais as ferramentas e compiladores q oferecem...

• 1 month later...
Posted

Bem ... na microchip tem muitas vantagens em programar em c ou asm visto existirem muitos exemplos na net e em livros.

Tb é possivel usar outras linguagens mas se tens de aprender uma qq porque não comecar pelo c ???? o C18 ( compilador C da Microchip )

tem versão grátis para estudantes e o site da microchip e respectivo forum estão repletos de fragementos de código ... incluisivé

funções para displays e LCDs

Mas de qq modo também depende do hardware pois :

1 ) existem microcontroladores já com hardware á medida para esses periféricos

2 )  quanto à linguagem ... as familias DSPIC e 24F cujo core foi  desenvolvido

com vista à optimização do tempo de instrução em C é natural que a linguagem

mais obvia a usar neste caso seja mm o C.

• 3 weeks later...
  • 4 weeks later...
Posted

Se tiveres tempo e cabeça, o Assembly é poderoso porque pode ser optimizado em todos os aspectos. Mas a verdade é que para fazeres algo complexo logo de raíz vai demorar imenso tempo. Daí que o melhor a aprender será uma linguagem de "medio nivel" que te permite criar mais com menos linhas de código. Tou a pensar em C e também há vários compiladores de Pascal, apesar de eu até hoje só ter experimentado C.

Quanto a chips, tudo vai do que já tens disponivel uma vez que entre PICs e AVRs as diferenças são poucas. Convém é entrar com os compiladores disponiveis para cada um dos chips em conta para não teres de andar a programar em assembly.

Quanto aos LCD's, tudo depende do tipo de LCD que pretendes usar. O interface com um LCD alfanumérico não é nada do outro mundo, no entanto, aqueles numéricos como os que se vê em multimetros são mais dificeis e por norma é preferível arranjar um controlador para eles por forma a prolongar-lhes a vida.

include <ai se te avio>

Mãe () {

}