Jump to content

Ajuda num programa básico: maior de 4 inteiros

Patoshik
 Share

Recommended Posts

Boas pessoal eu não sabia bem onde colocar a minha duvida porque não tenho muita experiência neste forum por isso deixo já as minhas desculpas caso esteja no local errado.

Tenho mas de resolver isto como "tpc", para a universidade, mas só tive uma aula e por isso estou com algumas dificuldades. Alguém me pode ajudar?

Cá vai,

O exercício que eu tenho que resolver e´ o seguinte:

Escreva um algoritmo e correspondente programa em c/c++ para calcular o maior de 4 números inteiros.

Eu já tentei e cheguei a isto,

#include<stdio.h>

int main()
/*Vou dividir o programa em dois.
Comparar o num1 com o num2 e chamando numx ao seu resultado.
Fazer a mesma comparação só que desta vez com o num3 e o num4 e chamando numy ao seu reultado.
Voltar a fazer o mesmo só que desta vez comparando numx com numy e dando o nome de numz ao maior numero comparado.*/
{
int num1, num2, num3, num4; /*4 numeros que vão ser introduzidos*/
int numx, numy, numz;  /*nomes dos resultados das comparações*/

printf("Introduza 4 numeros:\n");
scanf("%d %d %d %d", &num1, &num2, &num3, &num4);

if (num1>=num2)
			num1=numx;
else
num2 = numx;

if (num3>=num4)
			num3=numy;
else
	 num4=numy;

if (numx>=numy)
			numx=numz;
else
	 numy=numz;

printf("O maior dos 4 numeros e' o %d\n", numz);

return 0;
}

Mas não está a resultar porque quando tento rodo o programa e introduzo os valores, ele diz sempre que o maior valor é zero.

Se alguém encontrar o erro, ou souber outra maneira de resolver o problema, deixe mensagem aqui no topico sff. 😉

não vou entrar en detalhes se o algoritmo é bom ou eficiente, no entanto olha para estas linhas :

/*Comparar o num1 com o num2 e chamando numx ao seu resultado.*/
if (num1>=num2)
 num1=numx;
else
 num2 = numx;

/*Fazer a mesma comparação só que desta vez com o num3 e o num4 e chamando numy ao seu reultado.*/
if (num3>=num4)
 num3=numy;
else
 num4=numy;
  • Vote 1