Jump to content
Psycho_Mind

[Resolvido] Load ficheiros de diretorio

Recommended Posts

Psycho_Mind

Boas.

Quero que um utilizador carregue um determinado ficheiro .txt, sendo que deverá ser dado ao mesmo a possibilidade de o carregar de qualquer diretorio, ou seja, deve aparecer um navegador que permita ao mesmo ir ao diretorio e escolher o ficheiro que quer.

O melhor que consigo é navegar por diretorios (exemplo abaixo) e escolher o diretorio que quero, fica-me é a faltar a possibilidade de escolher o ficheiro.

root = Tkinter.Tk()
root.withdraw()
dirname = tkFileDialog.askdirectory(parent=root,initialdir="/",title='Please select a directory')

Pedro C.

Eu não sei fazer isso no Tkinter mas o FileDialog é aquilo que estás à procura (e a usar). Acho que simplesmente tens de lhe indicar que o que pretendes é um ficheiro e não uma directoria talvez usando "askopenfile" ou o "askopenfilename" (ver: http://tkinter.unpythonic.net/wiki/tkFileDialog) em vez do "askdirectory" que estás a usar.

Psycho_Mind

Eu não sei fazer isso no Tkinter mas o FileDialog é aquilo que estás à procura (e a usar). Acho que simplesmente tens de lhe indicar que o que pretendes é um ficheiro e não uma directoria talvez usando "askopenfile" ou o "askopenfilename" (ver: http://tkinter.unpythonic.net/wiki/tkFileDialog) em vez do "askdirectory" que estás a usar.

É isso mesmo...

Entretanto consegui resolver a coisa assim:

Tk().withdraw()
file = askopenfilename()
print(file)

Depois estou a utilizar esta forma para ler o ficheiro e posteriormente obter o seu conteudo:

ler = open(file, 'r')
resultado = pickle.load(ler)

Como é que consigo ter mesmo o ficheiro (.txt por exemplo) por inteiro... Ou seja, agora preciso de fazer algo sobre o ficheiro em si, não sobre o seu conteudo. Qual poderá ser a melhor forma?

Com o Tkinter obtenho o caminho do ficheiro, se fizer um cut so para ficar com o ficheiro consigo o que pretendo, ou fico so mesmo desta forma com o nome do ficheiro ?

Edited by Psycho_Mind

Pedro C.

Isso depende de vários factores e também do tamanho dos ficheiros. O seguinte código passa todo o ficheiro para dentro de uma lista em python:

fid = open(caminho,'r') # Abertura do ficheiro. Seria 'w' de write se fosse para escrever. 'r' é de read.
lista = fid.readlines()	# Passagem de todo o conteudo do ficheiro para uma lista python (eu atribui à variável de nome tambem 'lista').
fid.close()					# Fechar o ficheiro, caso contrário - mesmo que tenha lido tudo - o ficheiro continua aberto e pode dar problemas depois.

O problema da lista é que ocupa muita memória. Imagina que tens um ficheiro ASCII de 50 mb ou mais. Passares isso para uma lista vai ocupar-te muita memória. Se os teus dados forem numéricos em colunas (sem espaços em branco) podes utilizar o seguinte código (usando o numpy, a biblioteca numérica do python).

import numpy as np							 # importa o numpy como np
fid = open(caminho,'r')
matriz = np.loadtxt(fid,dtype='float32') # matriz é agora um array com as dimensões (linhas, colunas).
fid.close()

Outro caso é se o ficheiro for hibrido. Por exemplo começa com um cabeçalho de strings de 5 linhas (é um exemplo) e a seguir vem a tal matriz de dados.

import numpy as np
fid = open(caminho,'r')
for i in xrange(5): fid.readline()   # 5 Linhas de cabeçalho. repara que é readline e não readlines, e por isso singular. Cada instrução readline lê apenas uma linha em ordem sequencial.
matriz = np.loadtxt(fid, dtype='float32')  # Já agora repara que lhe estou a dizer para ocupar 32 bits de espaço por cada elemento em formato float.
fid.close()

Ainda há a última hipótese que é o ficheiro ser complexo com números e strings pelo meio mas nesse caso é necessário fazer um parser adequado a cada caso.

Psycho_Mind

@Pedro C., obrigado pelas dicas, terei ainda de testar, mas assim de repente, o que indicas não está apenas a ler e obter o conteúdo do ficheiro (ou estou em erro ?), que era o que já estava a utilizar.

Pedro C.

Ops. Na altura em que li o teu post assumi que estavas a tentar trabalhar com o conteúdo dos ficheiros. É o mau hábito de ler as coisas na diagonal.

De facto na forma em que meteste a tua questão não percebo bem o objectivo.

O que eu assumo que o FileDialog do Tkinter te esteja a dar (com o "askopenfilename") é uma string e nada tem a ver com o ficheiro em si. A partir desse ponto podes trabalhar essa string (como referiste para ficar apenas com o nome do ficheiro) ou usá-la directamente.

A título de pormenor repara que todos os programar partem de uma "working directory" que, por defeito, é o caminho onde se encontra a fonte do programa. Por esse motivo se tiveres o teu programa em:

c:\programas\meu_programa\

e tentares abrir o ficheiro:

c:\ficheiros\meu_ficheiro.txt

Ele vai conseguir fazê-lo porque tem a morada completa do que tu pretendes. Se tentares antes abrir apenas a partir do nome do ficheiro...

meu_ficheiro.txt

O teu software vai tentar ler o seguinte caminho:

c:\programas\meu_programa\meu_ficheiro.txt

E não resultando tentar ler o caminho directamente. Ambas hipóteses vão returnar nulo neste caso.

Se o que pretendes trabalhar é o "working directory" podes usar o módulo "os" (https://docs.python.org/2/library/os.html), por exemplo. Para saberes o caminho da tua working directory podes fazer [ print os.getcwd() ] e para determinares a tua working directory pode fazer [ os.chdir(caminho) ].

Se por outro pretendes mexer com os caminho então podes usar na mesma o módulo "os" com o seu sub-módulo "path" (https://docs.python.org/2/library/os.path.html). Tens funções para tudo e mais alguma coisa para gerires a string e informação do ficheiros (datas, tamanhos, etc.) sem teres que o abrir propriamente.

Psycho_Mind

Em particular o que estou a fazer são cifras sobre ficheiros (neste caso em particular cifra simétrica), já consegui implementar tudo o que é necessário para as cifras (simétricas e assimétricas), mas como indiquei inicialmente estava a fazer para o conteúdo do ficheiro, visto ter sido o que consegui na altura (devido à limitaçao de conhecimentos e a fim de não perder tempo) e foi assim que fui efetuando todos os testes. Uma vez que ja consigo aplicar as cifras/decifras, preciso de o fazer sobre os ficheiros e não sobre o seu conteudo.

Em baixo exemplo da leitura do conteudo do ficheiro e cifra com chave simétrica do mesmo, sendo que o que preciso é aplicar essa mesma cifra sobre o ficheiro.

filename1 = raw_input("Insert file name: ")
with open(filename1,'rb') as f:
   s = f.read()

data1 = s

# insert password to create key

password1 = raw_input('Enter password (symmetric key): ')

# generate 16bytes (AES-128) key from inserted password
h1 = SHA256.new()
h1.update(password1)
key1 = h1.digest()[0:16]
#print key1.encode('hex')

# generate initialization 16bytes vector
iv1 = Random.new().read(16)

# criptogram creation (cipher data)
cipher1 = AES.new(key1, AES.MODE_CFB, iv1)
criptogram1 = iv1 + cipher1.encrypt(data1)

O problema passa assim não pelo caminho para o ficheiro ou diretorios, mas a forma de conseguir 'obter' o ficheiro em si e poder aplicar o que necessito.

Psycho_Mind

Relativamente à leitura de ficheiros penso que algo do genero será uma possivel solução.

A alguem que possa ser util aqui fica:

#read binary file to get bytes 
   while True:
       buf = fo.read(1024) #read 1024bytes from the file on each iteration of the loop 
       if len(buf) == 0:
            break

fo.close()