Jump to content

Campos Dinâmicos

Labroskas
 Share

Go to solution Solved by alexviseu,

Recommended Posts

Boa Tarde,

Tenho dois campos, Código Postal português dividido em dois, um campo de 4 dígitos e um de 3, alguém sabe uma maneira para ao fim de serem preenchidos ir à tabela buscar a designação referente ao código postal digitado. Neste caso é com o código postal, mas poderia ser outro campo qualquer, até porque tenho outras Input deste modo.

Cumps

Queria dizer que nao e' um bicho de 7 cabecas. Essencialmente estas so' a pedir uma pagina com codigo que vai sempre ser muito similar.

Eu ao inicio, quando nao usava jquery, essencialmente metia no google "ajax javascript" e fazia copy paste de uma das primeiras entradas.

Tens depois que te ajeitar com parametros se quiseres fazer pedidos POST ou outros mais complexos mas e' essencialmente tudo muiro parecido.

So' custou mesmo fazer a coisa funcionar na primeira vez.

Pois, e tem corrido assim, pq estou a iniciar, e não está a correr muito mal, mas como venho de linguagens bem diferentes, ainda não me habituei ao conceito de PHP/ Javascript/ AJAX, sei que será preciso ganhar "calo" primeiro, mas enquanto isso fico a nadar de vez em quando,lool.

Diz-me só uma coisa, como aconselhas a fazer a pesquisa na NET acerca do que necessito??

Tenho uma INPUT e ao fazer o LOST FOCUS, ele ir à tabela verificar o valor escrito com o código existente na tabela, e depois mostrar a designação referente a esse código numa LABEL por ex.

• Solution

O essencial e' teres nocao de quando cada linguagem e' executada.

PHP corre no servidor quando pedes a pagina e o browser so' recebe o html/css/javascript.

Depois o javascript corre no cliente independentemente.

O php tipicente so' interage com o javascript na criacao da pagina.

O que o AJAX junta nesta conversa toda e' que podes, usando javascript, fazer novos pedidos ao servidor (que ira' correr o PHP como em qualquer pedido "normal".

O "enviar variaveis" para o PHP e' esssencialmente colocar parametros get ou post no pedido.

Pensa no AJAX como uma funcao normal do javascript mas em que por acaso chama uma pagina web.

Por isso para o teu caso trata do client side normalmente, trata dos eventos de focus e depois logo fazes o pedido ajax la' dentro.

Lembra-te e' que o A em AJAX e' de asynchronus. O javascript faz o pedido e continua a execucao. Tens que configurar uma funcao a ser chamada quando o pedido se finalize.

Lembra-te tambem que programacao e' dividir problemas grandes em outros mais pequenos. Tens o problema do focus e o problema de chamar codigo PHP para pesquisa ou o qie seja. Procura-os separadamente no google.

Edited by alexviseu