Jump to content

Funçao maoir de 3 inteiros

barrinhos123!
 Share

Recommended Posts

Boas eu sou muito novo na programação em haskell e precisava de uma ajudinha neste exercício.

O objectivo implementar uma função que retorne o maior de 3 valores , utilizando uma função que retorna o maior de 2 valores

max2::(Int,Int) -> Int
max2 (x,y) = if  x < y then y  
                                else x

max3::(Int,((Int,Int) -> Int)) -> Int
max3 (a,(max2(x,y))) = if a < max2 then max2
                                                        else a

não faço ideia como usar a função max2 dentro da função max3...

obrigado

Edited by thoga31
Tags code + GeSHi

Olá, bem-vindo! 😉

Primeira coisa a ter em mente: as regras de sintaxe do Haskell. Uma função tem esta sintaxe geral:

funcao :: TipoArg1 [-> TipoArg2 -> ...] -> TipoOutput
funcao arg1 [arg2 ...] = --comandos

Primeira questão: há algum motivo pelo qual estás a usar Tuples no argumento das funções max2 e max3?

Neste caso os argumentos das tuas funções são numéricas. Do lado esquerdo do igual ( = ) deverás indicar através de identificadores os vários argumentos, que são dois:

max3 x y z = --comandos

Ou seja, o primeiro argumento tem o identificador "x" (ou seja, é o seu nome), e assim em diante.

Portanto, não podes usar nenhuma função do lado esquerdo do sinal de igual: esta é a área reservada a identificar os dados de entrada da função. Todo e qualquer cálculo será feito apenas do lado direito, incluindo a aplicação da função max2.

Agora chega a parte em que tens de descobrir o maior número dos três usando a função max2. Aqui vão umas pistas...

Considera os números 2, 5 e 7. Podes agrupar estes números em pares. Vamos pegar nos dois primeiros números: 2 e 5. O maior número é o 5. Agora comparamos o 5 com o que sobra, que é o 7, e concluimos que o maior é o 7.

Ou seja, em termos genéricos:

1. Temos três números de entrada: X, Y e Z.
  2. Qual o maior número entre X e Y? Vamos-lhe chamar M.