Jump to content

Orientação para Migrar do Silverlight

l_park
 Share

Recommended Posts

Boa tarde a todos!

Tenho uma aplicação em Silverlight que queremos basicamente fazer tudo de novo porque o silverlight esta-se a tornar complicado de gerir e queremos "Migrar" para uma nova tecnologia.

O que aconselham tendo em conta as Tecnologias atuais?

Será que uma solução HTML5+CSS+Javascript é o melhor a seguir? acham que é tão extensível como o silverlight?

Estou habituado a programar em Visual Studio, logo se fosse uma tecnologia dentro deste meio melhor

PS: A aplicação vai beber informação de uma base de dados SQL, a sua base são formulários de inserção de dados, grid's etc

Obrigado Rechousa, tinha a ideia disso mesmo.

Neste caso também já tenho bastantes desenvolvimentos em ASP.NET, mas o básico.. em em que os grandes problemas são os postback's e a necessidade de recarregar a pagina a cada click que se faça. como é que se evita isto se adoptar o HTML5+CSS3?+Javascript? é com webservices?

Acham que ASP.NET juntamente com HTML5+CSS3+Javascript casam bem? alguem tem algum exemplos de aplicações Web que façam uso destas tecnologias? uma que faça gestão de qualquer coisa..

Neste caso também já tenho bastantes desenvolvimentos em ASP.NET, mas o básico.. em em que os grandes problemas são os postback's e a necessidade de recarregar a pagina a cada click que se faça. como é que se evita isto se adoptar o HTML5+CSS3?+Javascript? é com webservices?

Podes usar pedidos Ajax para submeter a informação que precisas. Neste caso, não precisas de recarregar a página. Usando Ajax não existe Postback 😉

Acham que ASP.NET juntamente com HTML5+CSS3+Javascript casam bem?

ASP.Net MVC sim, porque tens controlo total do HTML gerado. ASP.Net Webforms não tens total controlo do HTML gerado.

Pedro Martins

Sharing is Knowledge!

http://www.linkedin.com/in/rechousa

Viva! até entendo que MVC case melhor, é mais atual, mas a maneira de programar é muito diferente de ASP.NET, e há coisas que me fazem confusão, por isso se nesta altura puder evitar esta mudança de paradigma tanto melhor, no entanto não invalida que o possa vir a utilizar, mas para já gostava de compreender o que muda.

Voltando ao HTML5+CSS3+JAVA, existe alguma secção no forum dedicada apenas a isto? usando ASP.NET ou ASP.NET MVC? é o o que encontro é tão disperso que fico na dúvida do que usar..

Outra coisa, agora mais técnica, Vamos supor que numa página aspx tenho apenas um botão e uma textbox e quero validar se o texto introduzido existe numa tabela da base de dados, teria algo como:

.vb:

Private strConn As String = "Provider=SQLOLEDB.1;Password=xxx;Persist Security Info=True;User ID=sa;Initial Catalog=Basededados;Data Source=192.168.1.1\INSTANCIA"

Protected Sub btn_entrar_Click(sender As Object, e As EventArgs) Handles btn_entrar.Click
   dim query as string="select * from tabela where nome like '" & textbox.text & "'"

Dim dtx As New DataTable
	Dim myconn As OleDbConnection
	Dim myCommand As OleDbDataAdapter
	myconn = New OleDbConnection(strConn)
	myCommand = New OleDbDataAdapter(query, myconn)
	myCommand.Fill(dtx)

If dtx.Rows.Count > 0 Then
		   'faz qq coisa
  end if
End Sub

Como é que o faria com JAVA? todo o código ficaria do lado do cliente certo? ou é aqui que se recorre a um webservice? alguem consegue demonstrar pf

Edited by Rechousa
Formatação de código

Viva,

Viva! até entendo que MVC case melhor, é mais atual, mas a maneira de programar é muito diferente de ASP.NET, e há coisas que me fazem confusão, por isso se nesta altura puder evitar esta mudança de paradigma tanto melhor, no entanto não invalida que o possa vir a utilizar, mas para já gostava de compreender o que muda.

MVC continua a ser ASP.Net 😉

Voltando ao HTML5+CSS3+JAVA, existe alguma secção no forum dedicada apenas a isto? usando ASP.NET ou ASP.NET MVC? é o o que encontro é tão disperso que fico na dúvida do que usar..

Existem várias secções. Podem ser a Desenvolvimento Web, HTML, CSS, Javascript. Tens também Base de dados (SQL Server, etc.) e VB.Net e ASP.Net. Tens é de saber em que contexto tens dúvidas para escolheres a melhor secção. Se for evidente que escreveste numa secção errada, um moderador poderá mover a thread para outra secção.

Relativamente à tua dúvida, estamos a falar de Javascript e não de Java. Javascript corre do lado do cliente (browser) e que não tem (ou não deverá ter ter!) acesso direto ao servidor de base de dados. Dessa forma, podes usar javascript para invocar um webservice (desenvolvido em c# ou vb.net) que por sua vez, este é que comunicará com o servidor de base de dados.

Espero ter ajudado,

Pedro Martins

Sharing is Knowledge!

Javascript corre do lado do cliente (browser) e que não tem (ou não deverá ter ter!) acesso direto ao servidor de base de dados.

Deixa-me só esclarecer uma coisa: podes ter javascript a correr do lado do servidor (usando NodeJS, por exemplo), mas não deverá ser o caso, pois o teu servidor Web deverá ser o IIS, ou seja, no teu caso particular, javascript é para correr no browser.

Pedro Martins

Sharing is Knowledge!

Rechousa, obrigado estas a ser uma ajuda preciosa! mesmo..

Neste caso temos um servidor dedicado a correr windows server 2008 R2, temos IP fixo etc

Realmente referi JAVA, mas queria efetivamente dizer Javascript

Ok, era o que tinha ideia, o Javascript a chamar um webservice, e o webservice é que acede à Base de dados.

Ja agora, existe no Visual Studio algum template para estes fins? ou seja uma solução com 2 projetos, o que corre do lado do cliente e o outro do lado do servidor? pergunto isto porque para Silverlight já vinha tudo prontinho a usar, ele criava o webservice com as tabelas etc e no lado do cliente conseguia utilizar as funcoes do webservice

Ou é criar tudo à unha?

ja agora, estou a pensar pedir aqui na empresa formação neste curso http://www.galileu.pt/curso/programacao-em-html-5-com-javascript-e-css3/ acham que é uma boa aposta? ou arranja-se na net alguns tutoriais ou ebooks?

Obrigado