Jump to content

Duvidas - Atribuição de Variáveis

Gonkali
 Share

Recommended Posts

Bom Dia,

Antes de mais peço desculpa pelo que poderá ser uma questão muito simples, mas que eu não estou a conseguir perceber, segue a questão.

Sei que quando declaramos uma variável, estamos a solicitar ao compilador que reserve espaço em memória para armazenar essa variável, sei que o espaço em bytes que lhe é reservado acaba por depender da arquitectura da máquina e sei que quando uma variável é definida lhe fica associado um conjunto de bytes.

O que eu não sei e gostava de perceber é como é que este espaço que fica armazenado em memória pode afectar a portabilidade de um programa em maquinas de 32 e 64 bits.

Um programa para uma máquina de 32 bits tem de ter menos variáveis declaradas?

Peço desculpa se esta questão for descabida, a verdade é que não estou mesmo a perceber como funciona a atribuição das variáveis.

Obrigado

" The quieter you become, the more you are able to hear"

"Eu adoraria mudar o mundo, mas não me deram o código-fonte."

"A arte de programar consiste na arte de organizar e dominar a complexidade."

"Qualquer um pode escrever um código que o computador entenda. Bons programadores escrevem códigos que os humanos entendam."

A questão é que de arquitectura para arquitectura, o tamanho do tipo de variável que se declara pode variar.

Exemplo:

int num; --> 4 bytes em arquitectura de 32bits

int num; --> 8 bytes em arquitectura de 64bits

O mesmo pode acontecer para double, float, etc etc.

Podes confirmar isto em máquinas com diferentes arquitecturas usando a função sizeof() do C.

printf (Inteiro: %d\n, sizeof(int));

Nota:

Não tneho a certeza se em vez do "d" no printf não se terá que usar outra letra para fazer corresponder ao tipo de valor que o sizeof() devolve que é size_t.

Explicação mais detalhada

Edited by PsySc0rpi0n

Kurt Cobain - Grunge misses you

Nissan GT-R - beast killer

Boas Psy,

Antes de mais obrigado pela resposta, o que eu gostava de saber também seria como é que a portabilidade de um determinado programa pode ser afectado de acordo com a atribuição das variáveis e possíveis soluções para optimizar o código para uma maior portabilidade.

Penso que será sempre %d porque a expressão sizeof vai apresentar sempre o nº de bytes em inteiros.

Um abraço

Edited by Gonkali

" The quieter you become, the more you are able to hear"

"Eu adoraria mudar o mundo, mas não me deram o código-fonte."

"A arte de programar consiste na arte de organizar e dominar a complexidade."

"Qualquer um pode escrever um código que o computador entenda. Bons programadores escrevem códigos que os humanos entendam."

Boas Psy,

Antes de mais obrigado pela resposta, o que eu gostava de saber também seria como é que a portabilidade de um determinado programa pode ser afectado de acordo com a atribuição das variáveis e possíveis soluções para optimizar o código para uma maior portabilidade.

Penso que será sempre %d porque a expressão sizeof vai apresentar sempre o nº de bytes em inteiros.

Um abraço

Em Linux, acho que se usar "%d" para imprimir o retorno de uma função como o sizeof(), vou ter warnings. Terá que ser algo como "%zu" ou algo parecido!

Quanto à portabilidade de código pensado para arquitecturas de 32 ou 64 bits para outros sistemas, há a possibilidade de prever e construir o código de forma "dinâmica" de forma a compactuar com o sistema em que é usado o programa.

Pelo pouco que sei desse aspecto, temos os comandos para o pré-compilador (acho que é assim que se diz) do "ifdef" e/ou "ifndef" que permite deixar o programa/SO definir qual o código a usar de acordo com a arquitectura da máquina em que o programa está a correr!

Kurt Cobain - Grunge misses you

Nissan GT-R - beast killer

não ha nada melhor que um desenho :

struct {
 long stupid;
 char byte;
} data = { -1, 0 };

agora vamos compilar isto numa máquina de 64bits:

// cada bloco é um byte

+--+--+--+--+ +--+--+--+--+ +--+--+--+--+
|11111......| |.......1111| | 0|XX|XX|XX|
+--+--+--+--+ +--+--+--+--+ +--+--+--+--+

agora vamos compilar isto numa máquina de 32bits:

// cada bloco é um byte

+--+--+--+--+ +--+--+--+--+
|111.....111| | 0|XX|XX|XX|
+--+--+--+--+ +--+--+--+--+

agora pensa nisto : o que aconteceria se eu correr o código de 64bits numa máquina de 32bits :

// +--+--+--+--+ +--+--+--+--+ +--+--+--+--+
// |11111......| |.......1111| | 0|XX|XX|XX|
//      A          A
//      |          +-----------+
//  data.stupid           data.byte

printf("%ld\n", data.stupid); // output : -1
printf("%d\n", data.natural); // output : -1

agora o inverso:

// |111.....111| | 0|XX|XX|XX| |XX|XX|XX|XX|
//      A                        A
//      |                        |
//  data.stupid              data.byte

printf("%ld\n", data.stupid); // output : oh f*** !!!
printf("%d\n", data.natural); // output : oh f*** !!!
Edited by HappyHippyHippo
IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p