Jump to content

Fechar Form para NotifyIcon

estica
 Share

Recommended Posts

Boa noite,

Meus amigos como faço para quando clico em fechar a Form o progama não fechar e ir para NotifyIcon? Estilo os antivírus.

Depois como atribuo ações na NotifyIcon. Tipo botão direito aparecer exit ou open.

Edited by estica

Boas,

tens um componente que é o NotifyIcon (verifica na toolbox).

Arrastas para o form, atribuis um icon (importante para ser visivel) e alteras a propriedade visible para false (para não ficar visivel quando o form estiver aberto)

No evento de resize do form, caso esteja a minimizar, escondes o form atual e mostras o icon no systray

Private Sub Form1_Resize(sender As Object, e As EventArgs) Handles MyBase.Resize
   If Me.WindowState = FormWindowState.Minimized Then
       Me.Hide()
       NotifyIcon1.Visible = True
   End If
End Sub

Quando fazes duplo click no icon do systray, escondes o icon e mostras o form

Private Sub NotifyIcon1_MouseDoubleClick(sender As Object, e As MouseEventArgs) Handles NotifyIcon1.MouseDoubleClick
   Me.Show()
   Me.WindowState = FormWindowState.Normal
End Sub

Em relação ao menu, o NotifyIcon tem uma propriedade ContextMenuStrip, que podes atribuir um contextmenu que tenhas no form (podes adicionar um, indo à toolbox e arrastas para o form)

Edited by nelsonr