Jump to content

Escolher tablet

correio25
 Share

Recommended Posts

Boas,

O tablet é para jogar, internet, ver documentos do office, pdfs.

Devo comprar agora ou mais para o natal?

Qual o SO a escolher?

Quais as características a ter em conta?

...

Como quero ver/ produzir documentos office, pdfs, estou a pensar em comprar um com o windows.

Obrigado pela sua ajuda.

Estás com requisitos um tanto ou quanto semelhantes aos meus quando chegou a hora de escolher um tablet.

Eu andei bastante indeciso entre Android e Windows RT, mas acabei por ir para um Surface 2. Posso-te dar a minha opinião, que vale o que vale.

Apesar de se relatar imenso que faltam aplicações na Windows Store, a verdade é que eu ainda não senti falta de nada. Confesso que não sou um grande utilizador de muitos serviços até porque não tenho paciência para tanta conta (e mesmo assim acho que tenho contas a mais em serviços a mais). O Windows RT traz uma mão cheia de aplicações de origem que são simples, intuitivas e servem-me muito bem no dia-a-dia. Uma vez que nem sou exigente, dificilmente uso todas as capacidades destas aplicações, apesar de haver quem diga que faltam ferramentas (não sei quais).

A aplicação do Mail permite-me ter várias contas sincronizadas, inclusive a da universidade. Deixei de sentir necessidade de ir ao browser, apenas uso esta aplicação para tudo o que é mail.

A aplicação do Calendário é simples. Ela tem um senão: boa parte da gestão inicial tem de ser feita através do site, nomeadamente criação e personalização de calendários. Mas a partir do momento em que configuras os calendários que queres, a aplicação sincroniza tudo e voilá - é super simples de criar e gerir eventos. Como eu configuro tudo de uma vez e raramento modifico as opções, a necessidade de ir ao site através do browser é um não-problema para mim.

Outras aplicações também estão disponíveis, como a do Facebook, Twitter, Skype (pré-instalada), e são-me agradáveis. Por curiosidade, a aplicação do Meo Go para Windows é bastante mais estável que a para Android (pelo menos comigo é assim).

As Live Tiles estão incluídas no pacote de críticas ao design do Windows 8, mas eu acho que é uma das melhores invenções no mundo dos Sistemas Operativos. Claro que não foi implementado da melhor forma à primeira, mas parece que custa imenso às pessoas analisarem o potencial. Diga-se de passagem que nem o Thomas Edison acertou com todas as suas invenções à primeira, sendo a lâmpada uma delas, e que o SMS não foi visto como tendo potencial quando foi inventado. Hoje em dia dá que pensar, não?

Com as Live Tiles eu consigo ter um preview de tudo sem ter de abrir as aplicações. Sei quantos mails tenho e quais os assuntos, sei quais são os meus afazeres agendados para hoje e amanhã, sei qual a meteorologia neste momento e mais as previsões para dois dias... tudo sem abrir qualquer aplicação. "Ah, é informação a mais num ecrã único". Bom, a informação está organizada, tanto que as Live Tiles podem ser totalmente organizadas por nós, e as que não interessam desligadas, e só olhamos para o que queremos. Quando eu quero ver se tenho mails não me perco a ver a aplicação das Notícias, por exemplo - olho para lá quando quero saber notícias... digo eu.

A maior vantagem que vi no Surface 2 é o Office RT que vem incluído e activado. Ele está adaptado para ser usado só por toque, coisa que já tive necessidade de fazer, e como em tudo na vida, custa apenas no início, mas o hábito faz o monge.

Apesar de não ser um substituto do PC, ele já me substituiu vastas vezes o dito PC para as actividades mais comuns. Não aprecio muito o Surface Pro (até ao 2) uma vez que não gosto de PCs com uma diagonal de ecrã tão pequena. O Surface Pro 3 é um gadget que não comento pois nunca vi nem trabalhei com um para poder comentar.

Muita gente vai esgrimir imensos argumentos pró-Android, com a maioria dos quais naturalmente irei concordar, que nele também tens aplicações do Office e etc, mas aproveito desde já para referir uma coisa: não vou dizer que o Surface é melhor, pois isso depende de vários factores, nomeadamente do uso que se dá a um tablet, mas com certeza que este não é inferior ao Android. Tem as suas vantagens e desvantagens, o que tens de faezr é pesar os pratos da balança e perceber para que lado esta tende.

Eu procurei em primeiro lugar um tablet produtivo que também me permitisse, em segundo lugar, ter lazer. Se isto é o que tens em mente, eu apostaria num Surface RT. Eu fiz orelhas moucas às imensas críticas que circulavam acerca deste tablet e até hoje não me arrependi, já lá vai quase 1 ano.

Quanto aos BSODs... o que é isso, mesmo? 🙂

Ah, quanto a jogos, também os há e de boa qualidade. Um que aprecio imenso é o Game Dev Tycoon. Também já joguei Asphalt e é óptimo para quem gosta de jogos de corridas. E existem imensos mini-jogos divertidíssimos, incluindo clássicos como o Solitário ou o Mahjong.

Edited by thoga31
  • Vote 1

Knowledge is free!

Olá,

Eu comprei o ASUS Transformer T100TA 10.1" que podes usar com o teclado ou só como tablet, mas só durou uns dias na minha mão, pois a minha filha roubou-mo e encostou o Android. É muito prático porque podes usar com o teclado em casa, e só como tablet fora. Trás o Windows 8 32 bits (não RT) o que dá jeito para poderes usar todas as aplicações para PC que quiseres.

Depois comprei o TOSHIBA Encore WT8 que é sensivelmente a mesma maquina mas que tem só 8", por isso é mais leve. Se quiseres usar com teclado e rato o mais prático é teres um conjunto Bluetooth. Estou bastante contente com ele, embora por vezes em alguns programas "PC" os écrans são demasiado pequenos e torna-se complicado acertar com o dedo nos pontos a clickar, o que obriga a recorrer ao rato, ou então comprar a caneta.

Tanto um como outro usam o processador Inter Atom Z3740, que não é uma grande potência, mas desenrasca.

Os modelos que comprei, ambos têm 64GB, o que deixa pouco menos de 40GB livres depois de tudo instalado.

Depois comprei o TOSHIBA Encore WT8 que é sensivelmente a mesma maquina mas que tem só 8", por isso é mais leve. Se quiseres usar com teclado e rato o mais prático é teres um conjunto Bluetooth. Estou bastante contente com ele, embora por vezes em alguns programas "PC" os écrans são demasiado pequenos e torna-se complicado acertar com o dedo nos pontos a clickar, o que obriga a recorrer ao rato, ou então comprar a caneta.

Ou então utilizar só a parte do sistema operativo que foi efectivamente feita para um tablet.

Os jogos para tablet estão praticamente todos no iOS. Diga-se que tudo o que queres podes fazer num iPad.

Só não uso o office (se estás a falar especificamente no da Microsoft) mas a suite está toda disponível gratuitamente na App Store. Alternativamente podes sempre utilizar a suite da Apple (Numbers, Pages e Keynote) que também está disponível gratuitamente.

“There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.”

-- Tony Hoare

Boas,

O tablet é para jogar, internet, ver documentos do office, pdfs.

Devo comprar agora ou mais para o natal?

Qual o SO a escolher?

Quais as características a ter em conta?

...

Como quero ver/ produzir documentos office, pdfs, estou a pensar em comprar um com o windows.

Obrigado pela sua ajuda.

1. O que entendes por jogar? Quais os requisitos de hardware e software de cada jogo?

2. O que entendes por internet? Protocolos HTTP, HTTPS, FTP, SSH... quais?

3. Que conteúdo dos documentos do office não podem ser colocados em outro tipo de ficheiros? Como por exemplo .ODT?

4. Que conteúdo existe nos ficheiros PDF que não poder ser colocado em outro tipo de ficheiros tipo texto ou imagens?

5. Comprar agora ou mais para o Natal depende das tuas condições específicas que só tu poderás considerar.

6. O Sistema Operativo a escolher depende nas tuas necessidades. Seja qual for, será mais do que suficiente uma vez que não poderás tirar partido mais do que 20% das suas potencialidades... (ainda está por calcular como cheguei ao valor que "lancei ao ar" de 20%).

7. Caracteristicas... se for para apenas para ver email, navegar na internet e jogar os teus jogos (por especificar), com certeza que a opção mais eficiente será criares um SO/Hardware só para essas necessidades... 😉

Edited by taviroquai

Não percebo como é que as seguintes perguntas influenciam a escolha de um tablet:

2. O que entendes por internet? Protocolos HTTP, HTTPS, FTP, SSH... quais?

4. Que conteúdo existe nos ficheiros PDF que não poder ser colocado em outro tipo de ficheiros tipo texto ou imagens?

E no primeiro post já tens resposta a isto:

6. O Sistema Operativo a escolher depende nas tuas necessidades. Seja qual for, será mais do que suficiente uma vez que não poderás tirar partido mais do que 20% das suas potencialidades... (ainda está por calcular como cheguei ao valor que "lancei ao ar" de 20%).

7. Caracteristicas... se for para apenas para ver email, navegar na internet e jogar os teus jogos (por especificar), com certeza que a opção mais eficiente será criares um SO/Hardware só para essas necessidades... 😉

• Vote 1

“There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.”

-- Tony Hoare