Jump to content
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

Sign in to follow this  
h4rri3r

Holandeses lançam endereços de Net sem sufixos

Recommended Posts

h4rri3r

Holandeses lançam endereços de Net sem sufixos

E se as palavrinhas .net, .org ou simplesmente .com desaparecessem da Web? Os responsáveis da companhia holandesa UnifiedRoot acreditam que é possível e acabam de lançar um serviço que permite a inscrição de endereços na Web apenas com palavras ou nomes relativos a pessoas, objectos, actividades, empresas ou animais sem que se tenha de juntar os tradicionais sufixos relativos a cada domínio da Internet.

A UnifiedRoot disponibiliza uma infinidade de endereços e afirma ter recebido milhares de pedidos no primeiro dia de actividade.

Para lançar este novo serviço, a companhia holandesa instalou 13 servidores de gestão de domínios de Internet em quatro continentes.

Com este novo serviço, aumenta a concorrência ao sistema de gestão de endereços Web actualmente liderado pela toda-poderosa ICANN, dos EUA.

Antes do lançamento da UnifiedRoot, já existiam serviços que disponibilizavam endereços com sufixos alternativos.

A reacção do ICANN a estas novas formas de registar endereços na Internet não é das mais amistosas: os responsáveis da entidade que gere a Web consideram que só piratas ou alguém que tem algo a esconder recorre aos endereços alternativos.

A realidade prova que não é bem assim: a Reuters dá como exemplo o endereço do Aeroporto de Amesterdão (Schipol), que acaba de ser registado a troco de uma jóia de cerca de 800 euros e uma anuidade de cerca de 200 euros.

Deste modo, os internautas podem escrever o endereço de Schipol, sem acrescentar o sufixo do país (.nl) ou das actividades comerciais (.com). O novo endereço pode até actuar como um domínio, que antecedido de várias temáticas (exemplo: parking.schipol ou flights.schipol).

Fonte:Exame Informática

Share this post


Link to post
Share on other sites
vbmaster

Não é por nada mas eu acho que esse sistema é óbvio e não uma maravilha, e uma regressão, visto que o domínio facilita muita coisa, além de ser indicador do país ou da actividade.

É claro que se podem usar palavrinhas. Rapaz, se fossemos todos geeks, tu ias ao site da sapo e em vez de pores www.sapo.pt punhas um belo endereço de ip.

Só não metes porque os domínio foram inventados, e ainda bem.

Fiquem :P :P :D

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
Sign in to follow this  

×

Important Information

By using this site you accept our Terms of Use and Privacy Policy. We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.