Jump to content

O SQL Server não existe ou o acesso foi recusado

Lfscoutinho
 Share

Recommended Posts

Bom dia,

Estou desde segunda-feira com um problema que não consigo resolver, nem encontrar solução.

Tenho uma pequena aplicação em PHP que conecta com um servidor MSSQL via PDO.

Esta aplicação está a funcionar em várias máquinas com o Easyphp, mas na Segunda-feira instalei-a num PC em que não consigo aceder ao servidor através do PHP. Isto é, se abrir o SQL Server Management Studio, consigo-me ligar à instância, tanto por Windows Authentication como por SQL Server Authentication, mas no PHP retorna-me sempre o mesmo erro: SQLSTATE[08001] SQLDriverConnect: 17 [Microsoft][ODBC SQL Server Driver][DBNETLIB]O SQL Server não existe ou o acesso foi recusado.

• Já desinstalei e voltei a instalar o SQL.
  • No SQL Server Configuration Manager
    • SQL Server Services: SQL Server e SQL Server Browser estão iniciados
    • SQL Server Network Protocols -> Protocols for SQLEXPRESS: Shared Memory, Named Pipes, TCP/IP e VIA estão ligados
    • SQL NATIVE Client 10.0 Configuration -> Client Protocols: Shared Memory, Named Pipes, TCP/IP e VIA estão ligados

[*]No services.msc

• SQL Server (SQLEXPRESS) está iniciado
    • SQL Server Browser está iniciado

Estou a utilizar o utilizador sa e tem todas as permissões. Estive a comparar todas as configurações com as do meu PC onde está tudo a funcionar direito e está tudo igual, não sei o que possa ser. Estou farto de googlar desde segunda-feira e encontrei algumas pessoas com o mesmo problema que eu, mas nenhuma das soluções funcionou comigo. Se já aconteceu a alguém ou alguém sabe como resolver este problema, agradeço a vossa ajuda.

Obrigado.

Sim, ODBC via PDO.

define('DBDSN', 'odbc:Driver={SQL Server};Server=NOME-PC\SQLEXPRESS;Database=mydb;');
define('DBUSERNAME', 'sa');
define('DBPASSWD', '');

new PDO(DBDSN, DBUSERNAME, DBPASSWD, array(PDO::ATTR_ERRMODE => PDO::ERRMODE_EXCEPTION, PDO::ODBC_ATTR_ASSUME_UTF8 => TRUE) );

Não penso que o problema esteja aqui, isto está a funcionar em várias máquinas sem nenhum problema.

Daí eu pensar que deve ser alguma configuração no SQL.

Cria um ficheiro .udl com o notepad e verifica se estás a parametrizar correctamente as propriedades de ligação de dados.

Se estás a usar Autenticação Windows, poderás ter de criar um novo login/user para aceder a essa base de dados (nem que seja "Convidado").