Jump to content

Dois pulsos


Hercles
 Share

Recommended Posts

Olá! Caros, estou colocando aqui uma imagem de um exercício que não entendi de física... Não sei se é erro de impressão, mas no desenho as ondas estão indo para a direita.. e na resolução o desenho feito as ondas se encontram.... Alguém pode me esclarecer isso?

cederj2.jpg

Edited by Hercles
Link to comment
Share on other sites

Entendi. Neste caso é uma interferência construtiva. Pois os pulso somam-se e depois se separam. Isto? E a interferência destrutiva, seria a que se anula em algum ponto e depois se afastam. Isso?

Construtiva?

Então, se vão ter elongações de sinais contrários!

Na animação que me enviaste constatas que o sinal resultante chega a ser nulo!

Na reflexão terás oposição de fase, dois pulsos de elongações de sinais diferentes a caminharem em sentidos opostos, a sobreposição será destrutiva.

Link to comment
Share on other sites

Na reflexão vai ocorrer uma inversão de fase. Ficas com dois pulsos de elongações de sinais diferentes a caminharem em sentidos opostos. O mais atrasado a caminhar para a direita e o mais adiantado a caminhar para a esquerda.

A sobreposição será destrutiva porque um terá elongações positivas e o outro elongações negativas.

Posso saber em que curso/ano estudas? Se souber, será mais fácil entender de que bases dispões para te poder ajudar.

Volto é a achar que estudas muito exercícios, mas não estudas convenientemente a matéria.

Link to comment
Share on other sites

O curso é Tecnologia em sistema de computação - Nome da disciplina é Física para a computação.

Ementa:

A ementa de Física para Computação corresponde aos tópicos: Conceitos físicos básicos: matéria, força e energia; leis de conservação; Oscilações e Ondas: movimento ondulatório – descrição matemática e análise de Fourier; Física estatística – teoria cinética dos gases, a distribuição de Maxwell-Boltzmann; Eletricidade e Magnetismo: carga elétrica, força e campo elétrico; leis de Coulomb e de Gauss; força e campo magnético; leis de Ampère e de Faraday; equações de Maxwell, ondas eletromagnéticas, o espectro eletromagnético; circuitos elétricos; Óptica: propagação, reflexão e refração da luz; fibras ópticas; Estrutura da matéria: átomos, moléculas e sólidos – estados estacionários, teoria das bandas e semicondutores.

Um absurdo, tudo isso em seis meses!

Link to comment
Share on other sites

Brasil?

A extensão do programa da disciplina revela que o departamento quer falar de tudo, sem deixar nada na cabeça dos alunos.

Sei como é: dar títulos pomposos, um programa para fazer inveja, e afinal, o rei vai nu.

Alguns exercícios modelo, uma prova baseada neles, alguns alunos a passar, e chama-se a isso ensinar.

Por exemplo, análise de Fourier no meio desta miscelânea??? Mas qual quê... devem aprender apenas que o sinal se pode escrever na forma de uma soma. Análise de Fourier??? Precisavam de uma cadeira só para isso. Equações de Maxwell? Só se forem apenas escritas e copiadas no caderno. E mesmo assim... Percebê-las e/ou usá-las? Deixem-me rir. Mais outra cadeira...

Tinha razão Agostinho da Silva quando se referiu à PGA... (Pobre Gente Abandonada)

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site you accept our Terms of Use and Privacy Policy. We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.