Jump to content

Dois pulsos

Hercles
 Share

Recommended Posts

Olá! Caros, estou colocando aqui uma imagem de um exercício que não entendi de física... Não sei se é erro de impressão, mas no desenho as ondas estão indo para a direita.. e na resolução o desenho feito as ondas se encontram.... Alguém pode me esclarecer isso?

cederj2.jpg

Edited by Hercles

Entendi. Neste caso é uma interferência construtiva. Pois os pulso somam-se e depois se separam. Isto? E a interferência destrutiva, seria a que se anula em algum ponto e depois se afastam. Isso?

Construtiva?

Então, se vão ter elongações de sinais contrários!

Na animação que me enviaste constatas que o sinal resultante chega a ser nulo!

Na reflexão terás oposição de fase, dois pulsos de elongações de sinais diferentes a caminharem em sentidos opostos, a sobreposição será destrutiva.

Na reflexão vai ocorrer uma inversão de fase. Ficas com dois pulsos de elongações de sinais diferentes a caminharem em sentidos opostos. O mais atrasado a caminhar para a direita e o mais adiantado a caminhar para a esquerda.

A sobreposição será destrutiva porque um terá elongações positivas e o outro elongações negativas.

Posso saber em que curso/ano estudas? Se souber, será mais fácil entender de que bases dispões para te poder ajudar.

Volto é a achar que estudas muito exercícios, mas não estudas convenientemente a matéria.

O curso é Tecnologia em sistema de computação - Nome da disciplina é Física para a computação.

Ementa:

A ementa de Física para Computação corresponde aos tópicos: Conceitos físicos básicos: matéria, força e energia; leis de conservação; Oscilações e Ondas: movimento ondulatório – descrição matemática e análise de Fourier; Física estatística – teoria cinética dos gases, a distribuição de Maxwell-Boltzmann; Eletricidade e Magnetismo: carga elétrica, força e campo elétrico; leis de Coulomb e de Gauss; força e campo magnético; leis de Ampère e de Faraday; equações de Maxwell, ondas eletromagnéticas, o espectro eletromagnético; circuitos elétricos; Óptica: propagação, reflexão e refração da luz; fibras ópticas; Estrutura da matéria: átomos, moléculas e sólidos – estados estacionários, teoria das bandas e semicondutores.

Um absurdo, tudo isso em seis meses!

Brasil?

A extensão do programa da disciplina revela que o departamento quer falar de tudo, sem deixar nada na cabeça dos alunos.

Sei como é: dar títulos pomposos, um programa para fazer inveja, e afinal, o rei vai nu.

Alguns exercícios modelo, uma prova baseada neles, alguns alunos a passar, e chama-se a isso ensinar.

Por exemplo, análise de Fourier no meio desta miscelânea??? Mas qual quê... devem aprender apenas que o sinal se pode escrever na forma de uma soma. Análise de Fourier??? Precisavam de uma cadeira só para isso. Equações de Maxwell? Só se forem apenas escritas e copiadas no caderno. E mesmo assim... Percebê-las e/ou usá-las? Deixem-me rir. Mais outra cadeira...

Tinha razão Agostinho da Silva quando se referiu à PGA... (Pobre Gente Abandonada)