Jump to content

Tablet PC Insys T101G

Wardlee
 Share

Recommended Posts

Olá pessoal,

Há cerca de uns dois anos mais ou menos investi num Tablet PC da Insys, modelo T101G. Diga-se que foi das minhas piores compras, visto que rodava Windows e como foi comprado na altura em que começaram a surgir os tablets, custou-me os olhos da cara para hardware que agora está um pouco obsoleto (cerca de 300€ que todos os dias me arrependo de ter gasto).

Como já estou farto de o ver ali parado no armário e como dificilmente alguém mo compraria, gostava de vos pedir uma opinião sobre o que fazer com ele. Está impecável e neste momento roda Ubuntu. Já testei vários SO, mas nenhum me agrada, visto que não estão totalmente otimizados para o hardware que possui.

Já pensei se seria possível torná-la numa mesa gráfica ou num monitor auxiliar, mas posso apenas estar a sonhar alto.

O que me sugerem? É um pouco vago, mas aceito opiniões, pois estou cansado de ter este aparelho inútil.

Desde já obrigado a todos 😄

Se for possível, usa-o como Media Center, por exemplo. Segundo a minha pesquisa, esse NetPad tem mini-HDMI. Se a tua TV tiver ligação HDMI, é perfeito.

A minha pesquisa também concluiu que esse modelo trazia o Windows 7. Bom, o Windows 7 é muito bom, de facto, mas sejamos sinceros: é uma miséria para ser usado num tablet de 10.1''. A não ser que não queiras mesmo usar o Windows, que tal o 8.1? A sua interface gráfica para tablets é muito boa, IMHO.

Knowledge is free!

Se for possível, usa-o como Media Center, por exemplo. Segundo a minha pesquisa, esse NetPad tem mini-HDMI. Se a tua TV tiver ligação HDMI, é perfeito.

A minha pesquisa também concluiu que esse modelo trazia o Windows 7. Bom, o Windows 7 é muito bom, de facto, mas sejamos sinceros: é uma miséria para ser usado num tablet de 10.1''. A não ser que não queiras mesmo usar o Windows, que tal o 8.1? A sua interface gráfica para tablets é muito boa, IMHO.

Como assim Media Center?

Tem mini HDMI sim, mas o 8.1 é demasiado pesado, já tentei instalar mas não aguenta 🙂

O dinheiro dava-me jeito, mas duvido que alguém compre isto...

Parece que é um problema de drivers da gráfica integrada, mas não pesquisei muito a fundo.

Experimenta usar o tablet como Media Center, penso que seja um uso interessante. Caso o tablet não suporte tal coisa, podes sempre usar uma distro GNU/Linux "light". Existem versões mais leves para computadores mais antigos, ou seja, com specs mais fracas.

Knowledge is free!

Parece que é um problema de drivers da gráfica integrada, mas não pesquisei muito a fundo.

Experimenta usar o tablet como Media Center, penso que seja um uso interessante. Caso o tablet não suporte tal coisa, podes sempre usar uma distro GNU/Linux "light". Existem versões mais leves para computadores mais antigos, ou seja, com specs mais fracas.

Já tive Lubuntu e Xubuntu, mas não funcionavam muito bem com o ecrã touch... O que responde melhor (e mesmo assim com alguns momentos de estupidez) é mesmo o Ubuntu 12.04 se não estou em erro

Segundo as minhas pesquisas, as melhores distros neste momento para um Tablet PC, como é o teu, são o Ubuntu e o OpenSUSE. E segundo as minhas pesquisas, o OpenSUSE é melhor na resposta aos movimentos de toque do que o Ubuntu uma vez que este último tem os seus "momentos" - o que se confirma pelo teu testemunho.

O meu melhor conselho é ires experimentando distros. Pega no OpenSUSE. Se ele se revelar pesado, escolhe uma desta lista - são distribuições lightweight como eu tinha aconselhado.

Caso nada disto te agrade, experimenta usar o Kodi para transformares a tua TV num Media Center. Pessoalmente acho esta possibilidade atractiva (uma vez que não tenho nenhuma Smart TV 😄 ).

Edited by thoga31

Knowledge is free!