Wardlee Posted September 4, 2014 at 03:24 PM Report Share #566262 Posted September 4, 2014 at 03:24 PM Olá pessoal, Há cerca de uns dois anos mais ou menos investi num Tablet PC da Insys, modelo T101G. Diga-se que foi das minhas piores compras, visto que rodava Windows e como foi comprado na altura em que começaram a surgir os tablets, custou-me os olhos da cara para hardware que agora está um pouco obsoleto (cerca de 300€ que todos os dias me arrependo de ter gasto). Como já estou farto de o ver ali parado no armário e como dificilmente alguém mo compraria, gostava de vos pedir uma opinião sobre o que fazer com ele. Está impecável e neste momento roda Ubuntu. Já testei vários SO, mas nenhum me agrada, visto que não estão totalmente otimizados para o hardware que possui. Já pensei se seria possível torná-la numa mesa gráfica ou num monitor auxiliar, mas posso apenas estar a sonhar alto. O que me sugerem? É um pouco vago, mas aceito opiniões, pois estou cansado de ter este aparelho inútil. Desde já obrigado a todos 😄 Link to comment Share on other sites More sharing options...
nelsonr Posted September 4, 2014 at 04:02 PM Report Share #566275 Posted September 4, 2014 at 04:02 PM Não dá para ligar como segundo monitor? 😄 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Wardlee Posted September 4, 2014 at 04:09 PM Author Report Share #566276 Posted September 4, 2014 at 04:09 PM Não dá para ligar como segundo monitor? 😄 Penso que sim, mas de momento não tenho nenhum setup fixo xD E até o meu portátil já anda a precisar da reforma há muito ahah Link to comment Share on other sites More sharing options...
thoga31 Posted September 4, 2014 at 08:06 PM Report Share #566297 Posted September 4, 2014 at 08:06 PM Se for possível, usa-o como Media Center, por exemplo. Segundo a minha pesquisa, esse NetPad tem mini-HDMI. Se a tua TV tiver ligação HDMI, é perfeito. A minha pesquisa também concluiu que esse modelo trazia o Windows 7. Bom, o Windows 7 é muito bom, de facto, mas sejamos sinceros: é uma miséria para ser usado num tablet de 10.1''. A não ser que não queiras mesmo usar o Windows, que tal o 8.1? A sua interface gráfica para tablets é muito boa, IMHO. Knowledge is free! Link to comment Share on other sites More sharing options...
Wardlee Posted September 4, 2014 at 08:49 PM Author Report Share #566302 Posted September 4, 2014 at 08:49 PM Se for possível, usa-o como Media Center, por exemplo. Segundo a minha pesquisa, esse NetPad tem mini-HDMI. Se a tua TV tiver ligação HDMI, é perfeito. A minha pesquisa também concluiu que esse modelo trazia o Windows 7. Bom, o Windows 7 é muito bom, de facto, mas sejamos sinceros: é uma miséria para ser usado num tablet de 10.1''. A não ser que não queiras mesmo usar o Windows, que tal o 8.1? A sua interface gráfica para tablets é muito boa, IMHO. Como assim Media Center? Tem mini HDMI sim, mas o 8.1 é demasiado pesado, já tentei instalar mas não aguenta 🙂 O dinheiro dava-me jeito, mas duvido que alguém compre isto... Link to comment Share on other sites More sharing options...
thoga31 Posted September 4, 2014 at 09:33 PM Report Share #566307 Posted September 4, 2014 at 09:33 PM Acho estranho não aguentar o Windows 8.1 quando este é, na verdade, mais leve e menos exigente que o Windows 7. Como assim Media Center? Vê o Kodi como exemplo. 😉 Knowledge is free! Link to comment Share on other sites More sharing options...
Wardlee Posted September 4, 2014 at 11:14 PM Author Report Share #566314 Posted September 4, 2014 at 11:14 PM Acho estranho não aguentar o Windows 8.1 quando este é, na verdade, mais leve e menos exigente que o Windows 7. Vê o Kodi como exemplo. 😉 Se bem me lembro era o processador que não aguentava Link to comment Share on other sites More sharing options...
thoga31 Posted September 5, 2014 at 12:11 AM Report Share #566319 Posted September 5, 2014 at 12:11 AM Parece que é um problema de drivers da gráfica integrada, mas não pesquisei muito a fundo. Experimenta usar o tablet como Media Center, penso que seja um uso interessante. Caso o tablet não suporte tal coisa, podes sempre usar uma distro GNU/Linux "light". Existem versões mais leves para computadores mais antigos, ou seja, com specs mais fracas. Knowledge is free! Link to comment Share on other sites More sharing options...
Wardlee Posted September 5, 2014 at 09:36 AM Author Report Share #566335 Posted September 5, 2014 at 09:36 AM Parece que é um problema de drivers da gráfica integrada, mas não pesquisei muito a fundo. Experimenta usar o tablet como Media Center, penso que seja um uso interessante. Caso o tablet não suporte tal coisa, podes sempre usar uma distro GNU/Linux "light". Existem versões mais leves para computadores mais antigos, ou seja, com specs mais fracas. Já tive Lubuntu e Xubuntu, mas não funcionavam muito bem com o ecrã touch... O que responde melhor (e mesmo assim com alguns momentos de estupidez) é mesmo o Ubuntu 12.04 se não estou em erro Link to comment Share on other sites More sharing options...
thoga31 Posted September 5, 2014 at 11:32 PM Report Share #566430 Posted September 5, 2014 at 11:32 PM (edited) Segundo as minhas pesquisas, as melhores distros neste momento para um Tablet PC, como é o teu, são o Ubuntu e o OpenSUSE. E segundo as minhas pesquisas, o OpenSUSE é melhor na resposta aos movimentos de toque do que o Ubuntu uma vez que este último tem os seus "momentos" - o que se confirma pelo teu testemunho. O meu melhor conselho é ires experimentando distros. Pega no OpenSUSE. Se ele se revelar pesado, escolhe uma desta lista - são distribuições lightweight como eu tinha aconselhado. Caso nada disto te agrade, experimenta usar o Kodi para transformares a tua TV num Media Center. Pessoalmente acho esta possibilidade atractiva (uma vez que não tenho nenhuma Smart TV 😄 ). Edited September 5, 2014 at 11:32 PM by thoga31 Knowledge is free! Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts