Jump to content

Linux não inicia após instalação drive grafica

Psycho_Mind
 Share

Recommended Posts

Boas.

Tinha o Kubuntu 13 e efetuei o upgrade para o 14... detecta-me logo a grafica e instalo os drivers para a mesma (da forma tipica através do 'Hardware Driver'), mas após reiniciar, aparece durante o carregamento Kubutnu 14.04 com aquelas bolinhas brancas e azuis e após terminar esse processo o ecrã fica preto e não faz mais nada. Não tendo conseguido resolver com as possíveis soluções que encontrei pela net a fim de tentar recuperar a interface anterior, resolvi instalar o Mint 17.

Após a instalação correta, deteta novamente a grafica e mostra-me as drivers que posso instalar, como já tinha tido o problema que descrevi anteriormente pensei de poder instalar uma 'propria' do mint, mas apenas tinha disponiveis as da placa que o pc tem (nvidea).

Ou ficava com uma resolução de 800x600 que convenhamos não dá muito jeito ou instalava o driver recomendado... e assim foi, instalado o driver da nvidea, reinicia o pc... e claro está o problema regressou. Após o carregamento do sistema, volta a ficar com o ecra preto e sem responder.

Não sei se alguém já teve problema semelhante ou possa saber o porque desta situação acontecer. Em versões anteriores, como foi o caso do Kubuntu 13 ou mais velhinhas do Mint, nunca tive este problema.

Agradeço toda e qualquer ajuda, se não é voltar a instalar o Mint, mas com a certeza que volto a ter este problema... ou mesmo outro SO e que aconteça a mesma coisa.

Edited by Psycho_Mind

Entretanto consegui com sucesso através do recovery mode fazer um purge de todos os vestigios de pacotes nvidia.

Caso alguem também precise:

$ mount -o remount,rw /

$ apt-get purge nvidia*

Vou experimentar instalar à unha a ver se resulta!

Edited by Psycho_Mind

Qual é o modelo da placa gráfica? Que drivers disponíveis te aparecem no Hardware Driver?

Eu já tive uma situação semelhante com a minha NVidia GeForce 640 e a solução passou por instalar a versão anterior à mais alta que lá aparecia - era, afinal, a que dizia "recommended".

Não seria a primeira vez que aparecem drivers da NVidia que ainda (aparentemente) não estão 100% testadas mas que também nem são assinaladas como beta, tendo "ao lado" a versão anterior com "recommended".

Cumprimentos.

• Vote 1

Knowledge is free!

Qual é o modelo da placa gráfica? Que drivers disponíveis te aparecem no Hardware Driver?

Eu já tive uma situação semelhante com a minha NVidia GeForce 640 e a solução passou por instalar a versão anterior à mais alta que lá aparecia - era, afinal, a que dizia "recommended".

Não seria a primeira vez que aparecem drivers da NVidia que ainda (aparentemente) não estão 100% testadas mas que também nem são assinaladas como beta, tendo "ao lado" a versão anterior com "recommended".

Cumprimentos.

A que instalei foi a que aparecia no Hardware Driver também como recomendada, mas era de fato a versão mais recente que lá aparecia. Tentei agora à unha instalar os pacotes da grafica depois de ir ver ao site da nvidia qual a versão indicada para a minha grafica, mas não resultou, voltei a fazer o purge e agora a coisa parece OK.

Tenho a indicação de que é o driver nvidia que está em execução, mas não tenho acesso à versão (diz não encotrar o modulo nvidia) e o Nvidia X Server Settings não me mostra info relacionada com a gráfica. Ao menos agora consigo controlar a definição de visualização e já dá para trabalhar, não sei até que ponto poderia de fato melhorar instalando possivelmente uma versão anterior, mas como não sei qual está de momento só por tentativa e erro... a testar posteriormente 🙂