Jump to content

Conselhos


Recommended Posts

Boas Pessoal.

Acabei de "entrar" no mundo de programação e estou muito perdido. Tenho 15 anos e vou agora para o 10º por isso ainda não tenho experiencia nenhuma em programação, tenho vindo a aprender no codecademy HTML, CSS e agora Javascript (MUITO básico).

Basicamente esta mensagem é para perguntar o que acham que eu deva começar com, onde, etc. Ficaria extremamente grato.

Estou mais virado para a área de desenvolvimento de jogos.

Até Mais

Link to comment
Share on other sites

com essas bases é um bocado complicado ... se bem que podes fazer coisas com o WebGL ...

estás disposto a aprender outra linguagem ?

Claro! É esse o meu objectivo, queria saber qual acham a melhor linguagem para eu começar a aprender... Tive a dar uma olhada em Pascal, e parece-me bastante básico

Link to comment
Share on other sites

se aparecerem 10 pessoas a dizerem para aprenderes a linguagem X irão aparecer 20 a dizer para aprenderes a linguagem Y.

no entanto, para o que pretendes (programação de jogos) o melhor é começares por C pela simples razão da quantidade de ferramentss, bibliotecas e documentação existente para essa linguagem.

nota que C é uma linguagem com um nível de abstracção bastante baixo o que irá te fazer parecer que terás muito trabalho para fazer algo, no entanto é um bom ponto de partida para outras muito usadas nessa área que "bebem" inicialmente da filosofia e sintaxe do C como o C++, Java e C#.

IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p
Link to comment
Share on other sites

Sem discordar com o Happy - aliás, eu concordo -, tenho apenas que referir que Pascal não é básico.

Basta referir que há dois kernels implementados em Pascal relativamente bem conhecidos por quem estuda Pascal para além do que se diz ser possível fazer - porque é possível fazer imenso -, além de que o compilador Free Pascal é implementado com o próprio Pascal.

Refiro ainda que a Apple usou durante os seus anos de ouro na década de 80 a linguagem Pascal para o seu Sistema Operativo, bem como a Framework que usavam na época e todo o software próprio, como o MacPaint.

Em suma: as linguagens mais usadas em jogos na actualidade baseiam-se no C, e Pascal não é fraco nem básico. Os artigos mais recentes da Revista PROGRAMAR comprovam isso mesmo.

Cumprimentos

Edited by thoga31

Knowledge is free!

Link to comment
Share on other sites

Tecnicamente, foi a Apple que desenvolveu o Object Pascal. Mas não sei se é um bom exemplo, porque parece-me que os seus anos de ouro são agora (voltou a bater o valor recorde ontem). Para alem disso, já não existe nenhuma ligação entre Apple e Pascal, o que não é propriamente um bom indicador se pretendes utilizar isso como um ponto a favor da linguagem. 😉

“There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.”

-- Tony Hoare

Link to comment
Share on other sites

Aparentemente não é um bom indicador, mas se analisarmos o facto para além de superficialmente verificamos que muitos mitos acerca do Pascal são uma mentira pegada já desde os anos 80... mas que ainda são papagueados actualmente como verdades estabelecidas e comprovadas. É aí que pretendo chegar.

Neste caso, temos várias versões de um mesmo mito: "Pascal é apenas uma linguagem para aprender a programar" ou mais simplesmente "Pascal é fraco" - estes levam facilmente a admitir que calculamos áreas de quadrados em consola e pouco mais. Na verdade, já desde os anos 80 que permite criar Sistemas Operativos - inclusive gráficos -, compiladores, software mais "avançado", entre muitas outras coisas.

Pode não ser usado pelas grandes empresas, mas isso não significa que não seja bom. Repare-se que o Haskell é uma linguagem simplesmente brilhante e já conta com algum software feito com base nele - nomeadamente para Linux, o que inclui um window manager cujo nome não me recordo -, mas ainda assim não é usado pelos "grandes". 🙂

Nota final: não estou aqui a defender que o @KillZoneZ deva aprender Pascal - ele é que deve escolher - e muito menos que Pascal é melhor que X, Y ou Z; apenas pretendo desmistificar um pouco aquilo que ele disse: "Pascal parece-me bastante básico". Moral da história: nem tudo o que parece é. 😉

Última nota, agora para o @KillZoneZ: não estejas à espera de desenvolver um jogo todo "janota" em uma semana. A programação leva o seu tempo, e antes dos jogos em si existem algumas bases de extrema importância: Lógica, Algoritmia e - sim, é verdade - Matemática. Não tens de aprender tudo em separado, como é óbvio - pessoalmente nem sei dissociar a 100% estas áreas entre si e da Programação -, mas não as deves subestimar enquanto aprendes a programar seja que linguagem for. 😉

Edited by thoga31

Knowledge is free!

Link to comment
Share on other sites

não é por nada ... não acham que esse assunto já foi debatido em imensos tópicos ?

não bastará um link para um desses tópicos para esclarecimento do criador deste ?

mesmo que seja a intenção do próprio (@KillZoneZ) o uso de pascal para criação de jogos, lembro-me ter colocado num desses tópicos referência tanto a uma lista de Game Engines em Pascal, assim como ao uso do Pascal na criação do jogo Tyrian, numa altura em que o pascal era ainda uma linguagem muito "verde"

IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p
Link to comment
Share on other sites

Queres fazer joguinhos? Aprende python e depois avança para o pygame, se te empenhares em pouco tempo estas a fazer jogos porreiros para mostrares aos teus amigos.Como já sabes as bases de javascrip lê a documentação oficial de python e não terás muita dificuldade.

Tutorial : https://docs.python.org/3/tutorial/index.html

Pygame: http://www.pygame.org/news.html

Qualquer duvida aparece ao forum ou ao canal de irc.

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site you accept our Terms of Use and Privacy Policy. We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.