KillZoneZ Posted August 19, 2014 at 05:23 PM Report Share #565091 Posted August 19, 2014 at 05:23 PM Boas Pessoal. Acabei de "entrar" no mundo de programação e estou muito perdido. Tenho 15 anos e vou agora para o 10º por isso ainda não tenho experiencia nenhuma em programação, tenho vindo a aprender no codecademy HTML, CSS e agora Javascript (MUITO básico). Basicamente esta mensagem é para perguntar o que acham que eu deva começar com, onde, etc. Ficaria extremamente grato. Estou mais virado para a área de desenvolvimento de jogos. Até Mais Link to comment Share on other sites More sharing options...
HappyHippyHippo Posted August 19, 2014 at 06:43 PM Report Share #565107 Posted August 19, 2014 at 06:43 PM com essas bases é um bocado complicado ... se bem que podes fazer coisas com o WebGL ... estás disposto a aprender outra linguagem ? IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus Link to comment Share on other sites More sharing options...
KillZoneZ Posted August 20, 2014 at 12:01 PM Author Report Share #565163 Posted August 20, 2014 at 12:01 PM com essas bases é um bocado complicado ... se bem que podes fazer coisas com o WebGL ... estás disposto a aprender outra linguagem ? Claro! É esse o meu objectivo, queria saber qual acham a melhor linguagem para eu começar a aprender... Tive a dar uma olhada em Pascal, e parece-me bastante básico Link to comment Share on other sites More sharing options...
HappyHippyHippo Posted August 20, 2014 at 12:40 PM Report Share #565165 Posted August 20, 2014 at 12:40 PM se aparecerem 10 pessoas a dizerem para aprenderes a linguagem X irão aparecer 20 a dizer para aprenderes a linguagem Y. no entanto, para o que pretendes (programação de jogos) o melhor é começares por C pela simples razão da quantidade de ferramentss, bibliotecas e documentação existente para essa linguagem. nota que C é uma linguagem com um nível de abstracção bastante baixo o que irá te fazer parecer que terás muito trabalho para fazer algo, no entanto é um bom ponto de partida para outras muito usadas nessa área que "bebem" inicialmente da filosofia e sintaxe do C como o C++, Java e C#. IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus Link to comment Share on other sites More sharing options...
thoga31 Posted August 20, 2014 at 02:33 PM Report Share #565170 Posted August 20, 2014 at 02:33 PM (edited) Sem discordar com o Happy - aliás, eu concordo -, tenho apenas que referir que Pascal não é básico. Basta referir que há dois kernels implementados em Pascal relativamente bem conhecidos por quem estuda Pascal para além do que se diz ser possível fazer - porque é possível fazer imenso -, além de que o compilador Free Pascal é implementado com o próprio Pascal. Refiro ainda que a Apple usou durante os seus anos de ouro na década de 80 a linguagem Pascal para o seu Sistema Operativo, bem como a Framework que usavam na época e todo o software próprio, como o MacPaint. Em suma: as linguagens mais usadas em jogos na actualidade baseiam-se no C, e Pascal não é fraco nem básico. Os artigos mais recentes da Revista PROGRAMAR comprovam isso mesmo. Cumprimentos Edited August 20, 2014 at 02:34 PM by thoga31 Knowledge is free! Link to comment Share on other sites More sharing options...
KTachyon Posted August 20, 2014 at 04:48 PM Report Share #565184 Posted August 20, 2014 at 04:48 PM Tecnicamente, foi a Apple que desenvolveu o Object Pascal. Mas não sei se é um bom exemplo, porque parece-me que os seus anos de ouro são agora (voltou a bater o valor recorde ontem). Para alem disso, já não existe nenhuma ligação entre Apple e Pascal, o que não é propriamente um bom indicador se pretendes utilizar isso como um ponto a favor da linguagem. 😉 “There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.” -- Tony Hoare Link to comment Share on other sites More sharing options...
thoga31 Posted August 20, 2014 at 06:44 PM Report Share #565194 Posted August 20, 2014 at 06:44 PM (edited) Aparentemente não é um bom indicador, mas se analisarmos o facto para além de superficialmente verificamos que muitos mitos acerca do Pascal são uma mentira pegada já desde os anos 80... mas que ainda são papagueados actualmente como verdades estabelecidas e comprovadas. É aí que pretendo chegar. Neste caso, temos várias versões de um mesmo mito: "Pascal é apenas uma linguagem para aprender a programar" ou mais simplesmente "Pascal é fraco" - estes levam facilmente a admitir que calculamos áreas de quadrados em consola e pouco mais. Na verdade, já desde os anos 80 que permite criar Sistemas Operativos - inclusive gráficos -, compiladores, software mais "avançado", entre muitas outras coisas. Pode não ser usado pelas grandes empresas, mas isso não significa que não seja bom. Repare-se que o Haskell é uma linguagem simplesmente brilhante e já conta com algum software feito com base nele - nomeadamente para Linux, o que inclui um window manager cujo nome não me recordo -, mas ainda assim não é usado pelos "grandes". 🙂 Nota final: não estou aqui a defender que o @KillZoneZ deva aprender Pascal - ele é que deve escolher - e muito menos que Pascal é melhor que X, Y ou Z; apenas pretendo desmistificar um pouco aquilo que ele disse: "Pascal parece-me bastante básico". Moral da história: nem tudo o que parece é. 😉 Última nota, agora para o @KillZoneZ: não estejas à espera de desenvolver um jogo todo "janota" em uma semana. A programação leva o seu tempo, e antes dos jogos em si existem algumas bases de extrema importância: Lógica, Algoritmia e - sim, é verdade - Matemática. Não tens de aprender tudo em separado, como é óbvio - pessoalmente nem sei dissociar a 100% estas áreas entre si e da Programação -, mas não as deves subestimar enquanto aprendes a programar seja que linguagem for. 😉 Edited August 20, 2014 at 06:46 PM by thoga31 Knowledge is free! Link to comment Share on other sites More sharing options...
HappyHippyHippo Posted August 20, 2014 at 07:09 PM Report Share #565200 Posted August 20, 2014 at 07:09 PM não é por nada ... não acham que esse assunto já foi debatido em imensos tópicos ? não bastará um link para um desses tópicos para esclarecimento do criador deste ? mesmo que seja a intenção do próprio (@KillZoneZ) o uso de pascal para criação de jogos, lembro-me ter colocado num desses tópicos referência tanto a uma lista de Game Engines em Pascal, assim como ao uso do Pascal na criação do jogo Tyrian, numa altura em que o pascal era ainda uma linguagem muito "verde" IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus Link to comment Share on other sites More sharing options...
bioshock Posted August 20, 2014 at 07:42 PM Report Share #565201 Posted August 20, 2014 at 07:42 PM O rapaz tem 15 anos, nesta idade toda a gente quer fazer jogos. 😉 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Guest Posted August 23, 2014 at 09:32 PM Report Share #565383 Posted August 23, 2014 at 09:32 PM Queres fazer joguinhos? Aprende python e depois avança para o pygame, se te empenhares em pouco tempo estas a fazer jogos porreiros para mostrares aos teus amigos.Como já sabes as bases de javascrip lê a documentação oficial de python e não terás muita dificuldade. Tutorial : https://docs.python.org/3/tutorial/index.html Pygame: http://www.pygame.org/news.html Qualquer duvida aparece ao forum ou ao canal de irc. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts