Jump to content

ProgressBar

l00ker
 Share

Recommended Posts

Boas pessoal,

No meu programa, na parte do login eu queria por uma ProgressBar, o programa está um pouco lento ao abrir a base de dados e a procurar se os dados estão corretos, no entaonto enquanto o programa faz isso eu gostaria de colocar uma progressbar ou nao sei se da para colocar um gif numa picturebox (http://innovativeendurance.com/image/h6viz.gif), eu testei e o gif funciona corretamente no visualbasic, mas o meu problema é o seguinte a picturebox com o gif esta invisivel, quando eu carrego no botão para fazer o LOGIN eu ponho a picturebox visivel mas o gif está estático, penso que o programa está lento enquanto executo o algoritmo, nao sei se me podem ajudar.

Obrigado,

Nao, o gif esta a funcionar corretamente no VB, eu tenho o botao de LOGIN e a minha primeira linha de codigo ao clicar no botao é pbGif.visible=true, e em seguida executa o algoritmo do LOGIN e enquanto é executado o guif esta estatico, só quando o alguritmo do LOGIN finaliza é que o gif fica a rodar.

Nao sei se me faço entender..

Pois, se estás bloqueado a fazer alguma operação sem permitir a aplicação executar os eventos então isso fica bloqueado.

A solução passa pelo que o herty indicou. Tens de ter a parte de login a ser processada num thread separado

Exemplo do botão login

Private Sub btnLogin_Click(sender As Object, e As EventArgs) Handles btnLogin.Click
   ' Mostrar a imagem de processando
   PictureBox1.Visible = True

' Criar um novo thread que vai executar o método EfetuarLogin
   Dim thread As New Thread(AddressOf EfetuarLogin)
   ' Iniciar a thread
   thread.Start()

' Ciclo que processa enquanto a thread está a ser executada
   While (thread.IsAlive)
       ' Permite a aplicação processar os eventos e assim não ficar bloqueada
       Application.DoEvents()
   End While

' Esconder a imagem de processando
   PictureBox1.Visible = False

End Sub

' Método de exemplo que vai efetuar o procedimento de login
Private Sub EfetuarLogin()
   ' Para testes esperar apenas 5 segundos
   Threading.Thread.Sleep(5000)
End Sub

Adicionei 'Control.CheckForIllegalCrossThreadCalls = False' no EfetuaLogin

Já testei está a funcionar perfeitamente, mas encontrei outro problema, ao abrir o póximo form o form fecha logo em seguida, nao sei porquê, penso que seja por causa do codigo que adicionei ('Control.CheckForIllegalCrossThreadCalls = False'), sem isto nao cosigo esconder ou abrir forms estou certo? como consigo resolver este problema?

Edited by l00ker