Jump to content

Recommended Posts

epolozero

Boas, penso que seria uma boa ideia de o P@P organizasse semanalmente ou mensalmente concursos de programação , tenho a certeza que ia haver muita gente interessada e ia motivar muitos jovens a "querer aprender" programação.

Isto ia tornar os membros do P@P muito mais ativos.

Gil Sousa

Acho uma optima ideia. Acho que para começar podiam existir duas categorias uma para aplicações web, aplicações moveis. E para o pessoal da P@P não ter que avaliar individualmente cada projecto podiam ser os utilizaradores do forum a fazer a votação.

epolozero

Acho uma optima ideia. Acho que para começar podiam existir duas categorias uma para aplicações web, aplicações moveis. E para o pessoal da P@P não ter que avaliar individualmente cada projecto podiam ser os utilizaradores do forum a fazer a votação.

Sim mas essas categorias são tópicos mais avançados,inicialmente o melhor era "competição de algoritmos" , similares aos do http://codeforces.com/ , depois se isto desse certo , podiam ser acrescentadas essas categorias que referiste.

Para avaliar o algoritmo podiam usar o https://mooshak.dcc.fc.up.pt/

anolsi

Em relação à sugestão sobre concursos de aplicações, já existiu algo no P@P,

https://www.portugal-a-programar.pt/topic/24021-concurso-de-projectos-de-programacao-pp/

e que foi descontinuado por falta de participação. É claro que existe sempre a hipótese de se voltar a fazer algo semelhante se houvesse interesse suficiente para tal.

Em relação ao segundo também chegou a haver um pequeno ensaio

https://www.portugal-a-programar.pt/topic/24715-1%C2%BA-concurso-de-programacao-portugal-a-programar-discussao/,

mas a dificuldade de pessoas se disponibilizarem para criarem problemas (o que não se faz do dia para a noite) acabou por terminar também com o projecto. Mas uma vez mais, existindo interesse suficiente (neste caso principalmente em fazer os problemas, que creio que seria o mais custoso) não é nada que não possa vir a avançar num futuro.

"Nós somos o que fazemos repetidamente, a excelência não é um feito, e sim, um hábito."
Não respondo a questões por PM que possam ser colocadas no fórum!

epolozero

Quanto aos problemas há milhares de "problemas já feitos" ,

https://www.portugal-a-programar.pt/topic/67657-competitive-programming/

, é uma questão de adaptar e traduzir(ou utilizar os problemas "portugueses",oni,topas...), isto no principio, se correr bem , aí podem começar a "criar problemas".

Penso que o melhor seria perguntar quem estava interessado em traduzir ,etc..

Se for bem divulgado, nomeadamente pelos "brasileiros",ia ser um salto muito grande para o P@P,até se podia arranjar parcerias,por exemplo,este site https://www.urionlinejudge.com.br/ , podia ser feita uma competição em que os 10 primeiros classificados do concurso(P@P) "defrontem" os primeiros 10 desse site,é um exemplo.

Também podiam aproveitar para divulgar as t-shirts , os primeiros 2 classificados ganhavam uma t-shirt da P@P e o 3º ganhava um desconto de 30%,hehe.

Mas como disse é uma questão de perguntar que está interessado.

thoga31

Aprecio imenso ver os membros mais novos estarem cheios de ideias positivas para o fórum. :)

Apenas relembro um pequeno pormenor: o P@P já tem uns anos de existência, e neles muita coisa aconteceu. Da mesma forma, já têm havido ideias e propostas do género no passado.

Eu adoro a ideia dos concursos de programação, como já os houve, mas mais do que ver que acabou porque houve falta de participação, convém analisar o porquê da falta de participação. Learn from the past in order to not repeat the same mistakes.

Se constatarmos a comunidade actual, temos mais membros novos e/ou estudantes que vêm aqui tirar as suas dúvidas do que membros "séniores" com know-how suficiente para concorrer em concursos de algoritmia ou de programação em geral. Os membros novos e/ou estudantes tipicamente vêm tirar as suas dúvidas e poucos deles esclarecem dúvidas de outros membros.

Um concurso dessa natureza seria empiricamente destinada a pessoal com conhecimento, e por muito que pensemos que isto fosse "cativar pessoas novas", a verdade é que o P@P tem sido, cada vez mais, um centro online de esclarecimento de dúvidas 24/7 (é pena, mas é verdade, e quem não quiser ver isto está vendado). Isto significa que muitos nem sequer vão reparar que temos um concurso a decorrer, e dentro daqueles que repararem, teremos mesmo sorte se algum se interessar a sério e participar a sério. Friso o "a sério" porque já vi muito boa-vontade neste fórum cujos resultados ainda hoje estou para os ver.

Em relação ao pessoal "sénior", devemos lembrar que, como todos, também têm vida pessoal e profissional. Como tal, não haverá assim muitos dispostos a "gastar miolos" em desafios "puxados" - quando o fazem é para as ONI e assim, não para um concurso do P@P - afinal, o P@P é visto pelo pessoal "sénior" em grande parte como um hobbie - quem gosta de fazer batidos de neurónios num hobbie?

O que quero dizer com tudo isto? Que não se deve tentar reavivar os concursos? Não. Estou apenas a dizer que podemos e devemos pensar nos Concursos como um pequeno projecto de interesse no fórum, mas este deve ser pensado cuidadosamente tendo em conta a comunidade que temos e não a comunidade que gostaríamos de ter. ;)

Ou seja, podemos perguntar quem está interessado - vão aparecer dúzias de almas interessadas - , mas no final, quando o trabalho é para fazer... ai meninos!

Sugestão: criar um concurso que possibilite a participação de pessoal novo. Se forem desafios como alguns que vejo nas Olimpíadas ou propostos aqui, então é garantido que o projecto é enterrado antes de nascer.

Eu falo por mim: já vi desafios que sei que, com tempo e cabeça, seria bem capaz de os resolver... mas o problema é que não disponho nem de muito tempo nem de grande paciência para isso. Eu já tenho dores de cabeça que cheguem no meu dia-a-dia, não preciso de um quebra-miolos no P@P - e mesmo assim de vez em quando aparece um desses ao qual devo atender enquanto Mod. O P@P é um local onde pretendo recarregar algumas baterias e falar de informática e tecnologia com quem sabe do assunto. Creio que não seja o único a pensar de forma semelhante.

Moral da história: talvez ao invés de fazermos mais um concurso de programação, deveríamos criar um concurso diferente, i.e., que seja divertido.

Sejamos sinceros: nos vossos tempos livres, vocês preferem analisar os princípios físicos da montanha russa ou andar na montanha russa? Os típicos concursos metem-nos a analisar a física. Talvez seja hora de criarmos um concurso que nos coloque a andar na montanha. (Yah, eu sei que isto dito assim parece "coiso", mas eu acredito que seja possível... you must believe)

Edited by thoga31

Knowledge is free!

bioshock

Eu acho que não vai haver interesse nem vontade, principalmente se for semanalmente (que se torna cansativo e banal).

epolozero

Mas isso @thoga31, ficava resolvido com a criação de duas divisões(como acontece no codeforces), na divisão mais inferior haviam quinzenalmente desafios(relativamente simples) e links para ajuda acerca do problema(Wiki), por exemplo(nota que com este problema também aprendiam um inglês):

Problema 1(mais informações em wiki.portugal-a-programar.pt/CASE)

lêr um inteiro de 1 a 12 e escrever o respetivo mês.

Input

Um único inteiro

Output

Escrever no ecrã o mês correspondente em inglês.

Sample Input Sample Output

4 April

thoga31

E assim começa o brainstorming de ideias para criar um concurso que tenha maior probabilidade de cativar os membros do P@P, que é precisamente aquilo que eu tinha em mente :)

• Vote 1

Knowledge is free!

Gil Sousa

Porque é que em vez de resolver "problemas de algoritmia" que são chatos e não tem grande espaço para criatividade porque não utilizam as duas categorias que sugeri, aplicações web e aplicações movei, em que ao fim do mês / semana a aplicação de cada categoria que tivesse mais votos ganhava?

Com estas duas categorias qualquer pessoa poderia participar visto que para criar aplicações web basta utilizar html e javascript e o mesmo para aplicações moveis, se as pessoas utilizarem phone gap, eu sei que os exemplos que estou a dar são mesmo basicos e apenas dão para criar coisas básicas, mas básico não quer dizer desinteressante, por exemplo o Social Unlocker que foi criado por um colega é dos scripts de Javascript mais simples que podem existir e que qualquer pessoa podia ter criado, dei este exemplo para que vocês possam comparar entre o modelo que tem seguido, que como disseram não tem tido sucesso em comparação com o modelo que eu estou a sugerir que pode suscitar o interesse de várias pessoas visto que qualquer pessoa pode criar software simples mas criativo, pratico e util.

thoga31

Porque é que em vez de resolver "problemas de algoritmia" que são chatos e não tem grande espaço para criatividade porque não utilizam as duas categorias que sugeri, aplicações web e aplicações movei, em que ao fim do mês / semana a aplicação de cada categoria que tivesse mais votos ganhava?

Em relação à sugestão sobre concursos de aplicações, já existiu algo no P@P,

https://www.portugal-a-programar.pt/topic/24021-concurso-de-projectos-de-programacao-pp/

e que foi descontinuado por falta de participação. É claro que existe sempre a hipótese de se voltar a fazer algo semelhante se houvesse interesse suficiente para tal.

Ainda temos os tópicos relativos ao Concurso disponíveis para serem consultados. Constatarás o que foi dito pelo @anolsi.

Portanto, tendo em conta a história do P@P e tendo em conta que na altura em que o Concurso foi fechado havia mais membros "séniores" activos do que há agora, volto a propor uma modificação de modelo.

Ideia peregrina: porque não haver algoritmia e desenvolvimento de software dentro de moldes cativantes? Porque é que só pode ser um deles e não os dois?

Reparemos: nem todos têm interesse em algoritmia "pura e dura" e nem todos têm interesse em desenvolvimento de software. Limitar o concurso a uma desta "categorias" é, probabilisticamente, "deitar fora" metade dos potenciais participantes.

Knowledge is free!

epolozero

Mas como o "publico alvo " são os mais novos,o melhor era aproveitar a Wiki para ensinar algoritmia, provavelmente a maioria dos jovens que vem aqui é para tirar duvidas "básicas" de algoritmia, assim aprendiam a lógica com teoria(Wiki) e prática(concurso).

As vantagens de ser um concurso é que os mais novos vão partilhar o site com os amigos para competirem entre eles.

thoga31

Mas como o "publico alvo " são os mais novos,o melhor era aproveitar a Wiki para ensinar algoritmia, provavelmente a maioria dos jovens que vem aqui é para tirar duvidas "básicas" de algoritmia, assim aprendiam a lógica com teoria(Wiki) e prática(concurso).

As vantagens de ser um concurso é que os mais novos vão partilhar o site com os amigos para competirem entre eles.

Nada nos impede de ter como público-alvo toda a comunidade P@P interessada, seja "pro" seja "aprendiz". O facto de haver mais "aprendizes" não implica tê-los como único foco, principalmente quando este é o grupo mais "instável".

Pessoalmente não sou grande adepto de religião :D

Edited by thoga31

Knowledge is free!

Gil Sousa

Mas como o "publico alvo " são os mais novos

Exactamente por serem os mais novos é que algoritmia não dá, o que eles querem é criar e mostrar o que criaram e atravez da competividade talvez ganhem interesse pela "lógica" e por coisa mais avançadas para ganharem as competições.

Mas nada como criar as duas opções e ver qual delas sobrevive.

Edited by sousatg

epolozero

Quando falei que o "publico alvo" eram os mais novos , referia-me à "divisão 2" .

Sim @sousatg , também tens razão, mas em termos de concursos , não estou a ver como enquadrar essas categorias.

Gil Sousa

Quando falei que o "publico alvo" eram os mais novos , referia-me à "divisão 2" .

Sim @sousatg , também tens razão, mas em termos de concursos , não estou a ver como enquadrar essas categorias.

Pessoas interessadas em programação, que estão a tirar algum curso ou licenciatura onde se aprenda a programar ou quem trabalha como programador (front end developer, back end developer, mobile developer etc...) criam software numa base diária.

Por exemplo eu e um colega esta semana criamos um plugin em javascript que permite criar gráficos com os valores do ouro em tempo real, ou então algo que se fassa apenas pela vontade de fazer, como por exemplo, uma aplicação para android que gere avisos de quando novos episódios de uma série saem.

O plugin que eu e o Rafa criamos pode ser convertida para uma versão utilizando Cordova ou Phonegap e entrar na competição semanal / mensal para aplicações moveis e competir que a outra aplicação movel que dei como exemplo acima.

Sugeri as duas categorias do concurso apenas como exemplo para ilustrar um use case, claro que não estas duas categorias não englobam todos os tipos de aplicação que podem ser criadas, mas depois de uma alguma reflexao, acredito que este tipo de concurso precise apenas de 3 categorias, de forma a não dispersar as aplicações por n categorias numa fase inicial, e elas seriam Web, Mobile e Desktop desprovidas de qualquer sub-categorização por linguagens de programação.

Como sugerido acima, penso que a competição devia ser mensal, e o vencedor do mês, por respectiva categoria, podia ter uma breve menção a sua aplicação numa pagina da revista P@P criada para isso.

Edited by sousatg

Psycop

Parece-me uma excelente ideia, se bem que com um intervalo de tempo "alargado" para que todos possam participar sem grandes pressas!

Sobretudo seria uma excelente forma de comparar código, a elegância com que cada um escreve, simplicidade ou formas de pensar!

• Vote 1

thoga31

Todos falam de semanal, quinzenal ou mensal. O ideal seria, no mínimo, bimensal ou mesmo trimensal. O P@P é um hobbie pelo que se deve dar tempo ao Concurso na mesma medida. ;)

As categorias propostas pelo @sousatg já foram mais ou menos aquelas que existiram em tempos.

Edited by thoga31

Knowledge is free!