Jump to content
NCS_One

GIT "deploy" de aplicação web.

Recommended Posts

NCS_One

Boas.

Tenho procurado uma forma simples de fazer o "deploy" das minhas aplicações web e encontrei várias, agora vinha aqui pedir que partilhassem as vossas.

Obrigado.

Se a vida te voltar as costas aproveita e apalpa-lhe o cu.

Rui Carlos

Eu ando há um ano para escrever um artigo sobre o assunto :D

De forma resumida, tenho um repositório no servidor de produção, e defini um post-receive hook, para que sempre que fizer push para esse repositório, o git verifique qual o branch em causa, e execute as acções apropriadas, i.e., se for o branch de produção, faz para checkout na pasta do servidor web, e ajusta as permissões dos ficheiros conforme necessário.

Knitter

Eu uso o mesmo sistema que o Rui, embora tenha mais algumas configurações a fazer e tenha utilizadores registados só para o processo de deploy onde o utilizador só tem permissões para fazer pull e nunca pode escrever para o repositório central. Também configuro o servidor web para esconder os ficheiros e pastas do Git.

Mas o processo base acaba por ser sempre o mesmo: ter um clone do repositório e ou de forma automática ou manual fazer um pull no servidor de produção no branch estável (eu tenho um só para deployment).

Rui Carlos

Entretanto acabei por escrever o artigo a descrever o processo que uso em mais detalhe.

[...] Neste caso concreto, vamos usar um post-receive hook, que é executado no servidor no final de uma acção push. Assim, para definir o hook criamos o ficheiro hooks/post-receive, onde colocamos uma script com as acções a executar depois de um push. Na primeira linha da script vamos colocar #!/bin/bash, para indicar quem vai executar a script. Na linha seguinte colocamos read oldrev newrev refname. O objectivo desta linha é permitir saber qual o branch que foi usado no push, de modo a permitir efectuar acções diferentes em função do branch, que ficará associado à variável $refname.

Agora passamos à parte de especificar as acções a realizar. Vamos assumir que existem dois branchs, o dev e o master, e que sempre que se fizer push do dev se pretende actualizar os ficheiros na pasta /var/www/dev/ e sempre que se fizer push do master se pretende actualizar os ficheiros na pasta /var/www/main/. Para tal, vamos usar o seguinte código:

case "$refname" in
refs/heads/master)
	echo 'Deploying files to production website...'
	GIT_WORK_TREE=/var/www/main git checkout -f master
	echo 'Fixing file permissions...'
	# chmod ...
	echo 'Done.'
	;;
refs/heads/dev)
	echo 'Deploying files to development website...'
	GIT_WORK_TREE=/var/www/dev git checkout -f dev
	echo 'Fixing file permissions...'
	# chmod ...
	echo 'Done.'
	;;
*)
	echo "No deployment action (unknown refname: $refname)."
	;;
esac

O comando case trata de escolher a acção apropriada. Por exemplo, no caso do branch master, usamos o comando GIT_WORK_TREE=/var/www/main git checkout -f master para actualizar os ficheiros, indicando a pasta onde os mesmos são colocados através da variável GIT_WORK_TREE. Por vezes temos também que corrigir as permissões e/ou proprietários dos ficheiros, pelo que devem ser adicionados os comandos apropriados. Também podemos imprimir algumas mensagens de feedback, que serão mais tarde mostradas no cliente que está a fazer push.

Um pormenor a ter em conta é que o utilizador usado na operação de push terá que ter permissões para realizar as referidas operações [...]

• Vote 1

NCS_One

Obrigado por partilharem e também pelo excelente artigo.

Se a vida te voltar as costas aproveita e apalpa-lhe o cu.