thoga31 Posted July 31, 2014 at 09:10 PM Report Share #563813 Posted July 31, 2014 at 09:10 PM (edited) Olá, pessoal. Nunca antes tinha reparado, mas hoje vi nas especificações do meu disco externo uma frase deste género: "Necessita de ser formatado para Mac OS X". Uma vez que nunca estudei a fundo os sistemas de ficheiros, fui investigar um pouco. Deparei-me com uma situação algo chata para quem usa "de tudo um pouco", como eu. Ando a ponderar adquirir um MacBook Pro como próximo portátil, mas não me apetece que o disco externo tenha acesso limitado a X sistemas. Pelos vistos, o sistema mais "universal" é o exFAT que, infelizmente, não existe para distribuições GNU/Linux por uma questão de licenças. No entanto, o FAT32 não me é bom pois tenho meia dúzia de ficheiros com mais de 4 GB. Para uma pessoa como eu que usa Windows, Linux e poderá vir a usar Mac OS X, que solução resta para que o disco externo seja acessível a todos para leitura e escrita de dados? (Li que o Mac OS X suporta NTFS mas é read-only) Cumprimentos. Edited July 31, 2014 at 09:11 PM by thoga31 Knowledge is free! Link to comment Share on other sites More sharing options...
nunopicado Posted July 31, 2014 at 09:28 PM Report Share #563818 Posted July 31, 2014 at 09:28 PM Não estou à vontade para falar do OSX, mas para windows existem drivers para outros tipos de ficheiros, uns só read-only, mas outros com Full-Write. Por exemplo, Ext3 e Ext4 é possível colocar a funcionar no Windows. Linux suporta-o nativamente. Se o OSX também o suportar, nativamente ou com drivers externos, tens o problema resolvido. "A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!" > Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum. Link to comment Share on other sites More sharing options...
thoga31 Posted July 31, 2014 at 10:04 PM Author Report Share #563824 Posted July 31, 2014 at 10:04 PM (edited) Bom, uma vez que o disco é para usufruto próprio e não pretendo colocar em mais nenhum computador a não ser um meu, é uma hipótese. No entanto, as drivers para Windows RT escasseiam... e eu preciso de usar o disco no Surface 😄 Porventura o ideal seria arranjar forma de o Mac OS X ler e escrever com NTFS. 😕 <desabafo> Isto de usar "qualquer coisinha" tem os seus problemas... caramba! </desabafo> Edited July 31, 2014 at 10:05 PM by thoga31 Knowledge is free! Link to comment Share on other sites More sharing options...
nunopicado Posted July 31, 2014 at 10:12 PM Report Share #563826 Posted July 31, 2014 at 10:12 PM Podes ver se há drivers para o OSX como há para Windows... "A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!" > Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum. Link to comment Share on other sites More sharing options...
thoga31 Posted July 31, 2014 at 10:44 PM Author Report Share #563831 Posted July 31, 2014 at 10:44 PM Bom, a solução que oferece mais segurança e confiança no Mac OS X de forma a ter suporte para NTFS é um software que custa cerca de 20$US. Por outro lado, existem drivers para Ubuntu que fornecem total suporte ao sistema exFAT, o qual é devidamente suportado pelo Mac OS X. Nunca usei exFAT, é aconselhável para esta situação? Knowledge is free! Link to comment Share on other sites More sharing options...
nunopicado Posted July 31, 2014 at 10:53 PM Report Share #563835 Posted July 31, 2014 at 10:53 PM Também nunca usei, mas não creio que haja grande gato... Se não tens questões de permissões de ficheiros nem o camandro, deverá ser relativamente strait-forward! "A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!" > Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum. Link to comment Share on other sites More sharing options...
KTachyon Posted July 31, 2014 at 10:54 PM Report Share #563836 Posted July 31, 2014 at 10:54 PM (edited) Instala a versão open source do NTFS-3G da Tuxera e aplica-lhe este fix: https://github.com/bfleischer/fuse_wait/downloads EDIT: Podes encontrar o NTFS-3G aqui: http://sourceforge.net/projects/catacombae/files/NTFS-3G%20for%20Mac%20OS%20X/ Edited July 31, 2014 at 10:57 PM by KTachyon “There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.” -- Tony Hoare Link to comment Share on other sites More sharing options...
thoga31 Posted July 31, 2014 at 11:12 PM Author Report Share #563840 Posted July 31, 2014 at 11:12 PM Também nunca usei, mas não creio que haja grande gato... Se não tens questões de permissões de ficheiros nem o camandro, deverá ser relativamente strait-forward! Eu não uso nada disso no disco. Ele é apenas para guardar documentos que podem ser vistos por qualquer um, não tenho nada Top Secret. 😄 @KTachyon: já usaste o NTFS-3G da Tuxera? Pergunto isto porque gosto de ter uma opinião de quem já usou e pode comentar 🙂 Knowledge is free! Link to comment Share on other sites More sharing options...
KTachyon Posted July 31, 2014 at 11:39 PM Report Share #563843 Posted July 31, 2014 at 11:39 PM Eu uso a última build do NTFS-3G que saiu que te dá o suporte completo, incluindo formatar discos para NTFS. A Tuxera não tem nenhuma motivação para lançar uma build mais actual e mais simples de instalar porque eles vendem aquilo. Já apareceram e, estranhamente, desapareceram muitas alternativas gratuitas, mas como comecei por instalar o NTFS-3G e nunca mais precisei de instalar alternativa, fiquei sempre com essa solução. E como eu não tenho propriamente uma necessidade recorrente de conseguir escrever em NTFS, para as vezes que uso não acho que seja um bom investimento comprar um dos dois produtos que resolvem esse problema (até porque o NTFS-3G gratuito a que temos acesso funciona perfeitamente bem). Penso que o NTFS precisa de licença da Microsoft e a Tuxera e a Paragon parece que têm licença para isto, mas estão a vender o produto. O NTFS-3G era um projecto GPL que hoje é utilizado pelo produto proprietário da Tuxera e por isso é que o código fonte ainda existe. Acredito que eles não estejam a cumprir a 100% os termos da GPL, mas não creio que haja exactamente muito que se possa fazer quanto a isso. “There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.” -- Tony Hoare Link to comment Share on other sites More sharing options...
Knitter Posted August 1, 2014 at 02:59 PM Report Share #563865 Posted August 1, 2014 at 02:59 PM Eu usei com alguma frequência o NTFS-3G, versão livre. Também usei o suporte nativo para escrita do OSX (não documentado) sem quaisquer problemas mas não recomendo se quiseres garantir a integridade de dados (e nem sei se ainda existe nas últimas versões). A última versão que usei do NTFS-3G foi em cima do OSX Fuse e o acesso era estável, se bem que mais lento que noutros sistemas, e permitia escrever e ler sem falhas. Por vezes, se os discos tivessem sido mal desligados no MS Windows não era simples montá-los no OSX enquanto não tivessem sido removidos correctamente. Actualmente, entre os sistemas que tenho, uso uma parte em FAT32 (para Windows, muito raro) e o normal HFS+ que é suportado em GNU Linux. Usar o NTF3G tornava-se demasiado lento no meu disco externo embora funcionasse perfeitamente. www.sergiolopes.eu Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts