Jump to content

[Resolvido] Trocar windows para distribuição linux para desenvolvimento de aplicações.


Crossover
 Share

Recommended Posts

Boa tarde,

Estou pensar criar o meu ambiente de programação mobile/web/aplicações em Java, em uma distribuição Linux.

O que queria saber é se existe vantagens em usar uma uma distribuição Linux em vez do windows? Ou se é preferência de cada um?

Para trabalhar uso Aptana, NetBeans, eclipse, notepad++, xampp, photoshop.

Sei que posso trocar o photoshop por gimp.

Se há primeira pergunta a resposta é sim, que distribuição usar?

Cumprimentos e Obrigado

Edited by Crossover
Link to comment
Share on other sites

No meu caso como trabalho com Visual Studio e .net, prefiro Windows.

No teu caso podes começar por experimentar o Ubuntu, que é uma distribuição simples de utilizar e que consegues rapidamente instalar o software que precisas para trabalhar um pouco.

Se gostares, vais explorando um pouco mais outras distribuições até encontrares a melhor solução para ti.

Matraquilhos para Android.

Gratuito na Play Store.

https://play.google.com/store/apps/details?id=pt.bca.matraquilhos

Link to comment
Share on other sites

Eu pessoalmente prefiro o Linux Mint que está na versão 17 LTS(suporte de longa duração) com a interface Cinnamon, que está mais leve que a interface Unity do Ubuntu, e ah e se estás a pensar a programar para web a applet XAMPP Panel Menu, que te ajuda a agiilizar o trabalho.

http://cinnamon-spices.linuxmint.com/applets/view/146

Fica bem

  • Vote 2
Link to comment
Share on other sites

Debian, Ubuntu (e variantes) ou Arch são distros que vejo muitos colegas usarem para desenvolvimento. Para web acredito que a vantagem seja imediata, quer porque estarás a usar um sistema mais próximo daquilo que é o servidor de produção (estou a assumir que não estás a usar ASP.net) quer porque muitas das ferramentas funcionam pior em MS Windows (composer, PHP com limitações, sistema de ficheiros, etc), daí acho que é uma vantagem passares para GNU Linux.

Para aplicações Java, dependendo do que fazes, poderá ser necessário a instalação do JDK da Oracle em vez de usares o OpenJDK, de resto as ferramentas que mencionaste são as mesmas. Para desenvolvimento móvel, assumindo que é apenas Android, não há alteração ao teu workflow, novamente são as mesmas ferramentas.

Prefiro uma distribuição GNU Linux por ter melhores ferramentas (Git, servidores mais simples de configurar, nada de XAMP 🙂 ), por ter mais estabilidade e permitir que use as ferramentas de desenvolvimento em condições em vez de ficar limitado ao pouco suporte que a consola do MS Windows tem. Mas claro que isto se aplica se o que desenvolveres não implicar o uso de ferramentas da Microsoft, principalmente do .Net.

Quanto ao Photoshop, atenção que o Gimp tem um workflow diferente, apesar de ter as mesmas capacidades, muitas das opções têm nomes diferentes, os passos para atingir um fim são diferentes (mas podes instalar plugins photoshop no Gimp), investe algum tempo a perceber o Gimp e não tentes usá-lo como usas o photoshop.

  • Vote 1
Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site you accept our Terms of Use and Privacy Policy. We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.