Jump to content

Pap Downloader - Cross Platform (Android/Windows)

Recommended Posts

Titulo do Projecto: P@P Downloader

Última Versão: 1.1.0

Site Oficial:

https://www.portugal-a-programar.pt/forums/topic/65702-pp-downloader-android/

Líder do Projecto: Kline777

Membros Actuais do Projecto:Kline777

Screenshots:

Update.pngList_Win.pngDEtail_Win.png

Descrição do Projecto:

Este projecto teve/tem como principal objectivo perceber a viabilidade do Firemonkey/AppMethod para o desenvolvimento de aplicações Android. Tem um funcionamento muito simples:

- Ao entrar na aplicação a primeira vez, ou quando o utilizador carregar sobre o banner superior, será possivel sincronizar as revistas online com a BD local da aplicação. Esta sincronização permitirá escolher se todos os PDF's das edições serão trazidos para a memoria do telemovel/PC ou se apenas as miniaturas de cada edição.

- Após a sincronização, sempre que a aplicação abre, irá mostrar a lista de edições, com as respectivas miniaturas e separadas por data de edição.

- Ao carregar sobre uma edição (Duplo clique no Windows, carregar sobre uma ediçao seleccionada no Android) irão ser mostrados os detalhes da edição.

- Caso a edição aberta já exista localmente, basta carregar sobre a miniatura desta e ela abrirá o PDF com o programa predefinido para tal, no sistema operativo em questão.

- Caso a edição aberta não exista localmente, carregar sobre a miniatura irá tentar fazer o seu download, caso tenha acesso à internet nesse momento.

Notas

Brevemente pretendo melhorar/aumentar a informação na vista de detalhe e provavelmente adaptar a usabilidade da aplicação para algo mais natural ao android.

Download executável:

PlayStore: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.KLN.PaPDownloader

Windows: https://github.com/Kline777/Pap/blob/master/Win32/Release/PaPDownloader.exe?raw=true

• Vote 1

A tão aguardada versão para Android! Congrats!

Instalado no Android, vou experimentar nos próximos dias (ando neste momento numa azáfama), e assim que tiver uma experiência concreta com esta app, comento. 😉

Knowledge is free!

Ok, posso já relatar um bug que está a ocorrer comigo (Sony Xperia M).

Meti-me a fazer o download da 45ª Edição e no final apareceu-me este erro no Adobe Reader:

papdown_bug1.png

O mesmo acontece com outras edições.

Em que directório estás a guardar as edições?

Edited by thoga31

Knowledge is free!

Tens APP para abrir PDF no telemóvel certo?

Ok, posso já relatar um bug que está a ocorrer comigo (Sony Xperia M).

Meti-me a fazer o download da 45ª Edição e no final apareceu-me este erro no Adobe Reader

Bem... eu desinstalei tudo do meu e voltei a instalar e deu...

Desinstalar e voltar a instalar? Oh catano... 😄

Knowledge is free!

Loool não é nada disso! Tava só a dizer que voltei a fazer tudo do 0 para ver se me dava o mm erro... no meu funcionou sempre 😛

Não estou a dizer que tens de desinstalar e voltar a instalar.... deve ser qq coisa diferente no teu telemovel.

Tive esse problema apenas ao inicio como falei no http://www.portugal-a-programar.pt/topic/65702-pp-downloader-android/

Mas depois com a dica do BioShock e do crominhO passou a dar. Será que não é assim para todos os programas?

No meu ele guarda as edições em /data/data/com.KLN.PapDownloader/files/RevistasPAP... e ele está a conseguir, mas realmente nao consigo apanhar a pasta pelo explorador de ficheiros. :S

Edited by Kline777

Tenho de analisar o caso mais a fundo quando puder. Eu ligo o telemóvel ao Ubuntu e ele mostra-me todos os conteúdos sem excepção - depois procuro as edições a ver se estão lá.

De qualquer das formas, o layout é simples e agradável. É algo que aprecio e dou-te os meus parabéns por isso.

Mas ainda assim já encontrei um pequeno design fault que poderá estar a ocorrer apenas aqui e não aí:

papdown_bug3.png

Se reparares no fundo, há mais texto para ser mostrado. No entanto não consigo andar mais para baixo. Nem por "arrasto" nem com a barra lateral de posição. É suposto aparecer só isto com aqueles riscos "aleatórios" brancos em baixo?

Knowledge is free!

Achei estranho que estivesses a utilizar a app da Adobe para fazeres isto. Isso implica que a app tem que mudar de contexto para o da app da Adobe. Mas depois vi que o Android não tem leitor de PDFs nativo.

O ideal seria integrares uma biblioteca para leitura de PDFs na app. Assim não tens que mudar de contexto. Até porque assim é a app da Adobe que vai estar a lidar com os erros que tu é que devias estar a prever na tua lógica. Para além de não obrigares os utilizadores a instalarem dependências que eles nem sequer deviam ter que saber que são necessárias.

E, claro, desinstalar e instalar para resolver bugs é um processo relativamente normal em ambiente de testes, mas quando atiras uma app para o mercado não deve ser um processo a que vais sujeitar os teus utilizadores. Diria que é uma situação que tens que resolver.

“There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.”

-- Tony Hoare

Não sei qual o tamanho de uma biblioteca de leitura de PDFs, mas tendo em conta que muitos dispositivos Android não dispõem de uma memória "fenomenal", diria que é preciso ter cautela com estes "aditivos".

Por exemplo, o meu Sony só tem 2GB, e já tenho mais de 75% cheio. Tudo o que é documentos e media está no cartão de memória, pelo que só tenho aplicações na memória interna. Infelizmente as aplicações que mais uso são relativamente pesadas (apesar de achar que algumas são demasiado pesadas, como o Chrome), e as actualizações não ajudam nada.

Knowledge is free!

Nunca sugeri que a solução era desintalar/instalar, estava simplesmente a dizer que o tinha feito para ver se me acontecia o erro.

Testei com 2 leitores de pdf diferentes e não tive problemas. Já tinha tentado antes com telemóveis diferentes e funcionaram também.

Se mais alguém puder experimentar que diga alguma coisa 😉

A diferença entre teres uma biblioteca para leitura de PDFs integrada na app e teres uma app específica para ler PDFs não deve fazer grande diferença. O software da Adobe até nem costuma ser muito poupado, por isso até é possível que sozinho cause um aumento da quantidade de memória necessária para poderes ler PDFs. Uma biblioteca para leitura de PDFs não deve pesar muito. O que pode pesar é a memória que é necessária para fazer o render do PDF, mas são bursts temporários que em páginas muito pesadas pode ser coisas como 50MB-100MB de memória que são recuperados logo após o render da mesma ser terminado. Mas essa memória tanto vai ser utilizada pela biblioteca, como por uma app externa que usem para ler PDFs.

Se estás a falar do espaço que uma biblioteca dessas ocupa em "disco", então isso deve ser uma questão de KBs, não de MBs.

“There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.”

-- Tony Hoare

Se estás a falar do espaço que uma biblioteca dessas ocupa em "disco", então isso deve ser uma questão de KBs, não de MBs.

Se são só uns KBs, então até se torna interessante o Downloader ser totalmente independente de outros leitores. No entanto, eu recomendaria talvez aqui opção para o utilizador. Se porventura alguém quisesse abrir mesmo com a app externa, então que lhe seja dada essa oportunidade.

No entanto, isto são contas para o @Kline 😄

Knowledge is free!

Entretanto actualizei a pasta para onde a info é guardada, só para despistar o teu caso thoga31. Já testei em 3 telemóveis com versões diferentes do Android e funcionaram todos.

Quando tiveres tempo/paciência, tenta actualizar a app da store e vê se o teu problema se mantém.