Jump to content

Caminhos Relativos

passado
 Share

Recommended Posts

Boas pessoal, tou com um problema que afecta varias coisas no meu projecto.

Entao, a minha estrutura é a seguinte:

+/projecto

images/

subcarpeta/index.php

subcarpeta2/index.php

header.php

index.php

config.php

e o que acontece é que eu nos index.php de cada pasta importe o header.php, que contem e essa imagem nao funciona nos índex.php só se eu no header.php colocar o caminho "../images/img.png"

outra forma que me afecta é no menu que também esta em header.php entao nos index.php das subcarpetas nunca funciona e se mudo deixa de funcionar em índex.php da raiz, ja tentei varias formas, mas ou me deixa o path do servidor á mostra no HTML ou nao funciona.

Alguem conhece alguma forma?

Por exemplo para no menu colocar o que esta activo meti assim:

<nav>
<li <?php if (strpos($_SERVER[php_SELF], 'uniuser/') !== false ) {echo ("class=\"active\"");}?>><a href="uniuser/">Unificacion de Usuarios</a></li>
<li <?php if (strpos($_SERVER[php_SELF], 'material/') !== false) {echo ("class=\"active\"");}?>><a href="material/">Material</a></li>
<li><a href="">Lista de correo</a></li>
</nav>

Isto é correcto?

Estou um bocado perdido neste aspecto e nas pesquisas que fiz nada me ajuda

P.S:. Tenho divido em varias pasta, pois o meu projecto é constituido por varios pequenos projectos que vou fazendo ao longo do tempo, a única coisa em comun vai ser a base de dados e em apenas alguns deles

Edited by passado

Não percebi bem a tua dúvida, mas convém lembrares-te da questão dos caminhos, se tens a imagem dentro da pasta images que referes na tua estrutura, por exemplo

images/imagem.png

então no projeto/index.php deves chamar a imagem como src= images/imagem.png;

noprojeto/subcarpeta/index.php deves chamar a imagem como src= /../images/imagem.png;

isto é valido para qualquer ficheiro, se tens a imagem incluida no header.php tens que ter nesse ficheiro o source da imagem como src = images/imagem.png; se chamares este header nos teus ficheiros index.php, aplica-se a mesma regra que dei para o exemplo anterior para chamares as imagens nos diferentes index.php, repara que o caminho dos ficheiros muda quando estás em pastas diferentes..

Não percebi bem a tua dúvida, mas convém lembrares-te da questão dos caminhos, se tens a imagem dentro da pasta images que referes na tua estrutura, por exemplo

images/imagem.png

então no projeto/index.php deves chamar a imagem como src= images/imagem.png;

noprojeto/subcarpeta/index.php deves chamar a imagem como src= /../images/imagem.png;

isto é valido para qualquer ficheiro, se tens a imagem incluida no header.php tens que ter nesse ficheiro o source da imagem como src = images/imagem.png; se chamares este header nos teus ficheiros index.php, aplica-se a mesma regra que dei para o exemplo anterior para chamares as imagens nos diferentes index.php, repara que o caminho dos ficheiros muda quando estás em pastas diferentes..

Esse é o meu problema, nao existe forma de no header.php chamar o ficheiro de imagem independentemente de onde chame o header.php?

Porque o mesmo se aplica ao menu que é onde o problema me da mais dores de cabeça

Edited by passado

Porque é que tens de usar vários index files?

Tens várias alternativas a isso, para não falar que não andas a repetir código como foi sugerido.

Podes usar uma framework (codeigniter, zend, symfony, laravel, yii, etc), em que podes criar um path com os teus recursos (css, fonts, js, images) relativo à raiz da framework (por exemplo).

Ou se não souberes/quiseres uma framework, podes tu criar uma "versão simplificada", um index.php que contém html e recursos comuns e ter apenas parte da página dinâmica.

Por exemplo, exemplo.com/index.php?page=home ou até com urls mais user-friendly como exemplo.com/home