Jump to content

App pessoal para gestão diária

dec0
 Share

Recommended Posts

Olá pessoal!

Estou a pensar em desenvolver uma app própria, que me permita fazer armazenar as minhas faturas, contratos.... Enfim, fazer algo que me ensine a trabalhar um pouco. É mais naquela de aprender e desenvolver novas lógicas de programação, bem como conhecer novas ferramentas, etc.

O meu projeto de final de curso é em PHP (com a Yii Framework).

Sendo Java a linguagem que é atualmente, estou a pensar em desenvolver nesta linguagem.

Contudo acho que seria engraçado desenvolver em Java e .NET (nunca tive qualquer experiência com qualquer linguagens .NET).

No entanto tenho também uma pequena dúvida:

Gostava de criar uma app para eu e os meus colegas registar-mos os nossos treinos. Seria uma plataforma online e android.

O que recomendavam aqui? Um website ou webservice?

No case da segunda opção, recomendavam em Java ou PHP?

Eu nisto de webservices sou miuto nabo, seria mais para aquela do fun - aprender um pouco, e etc.

Poderia em Java e a minha app pessoal, em C#, por exemplo...

Qual a vossa opinião em relação a estes 2 assuntos?

Frameworks, ferramentas, etc...

Penso que vais querer reutilizar aquilo que vais implementar no servidor tanto para a app como para a web. Daí que o ideal será teres um WebService/API para alimentares ambas e desenvolves apenas o frontend web que pede à API a informação tem que apresentar. E a app faz exactamente o mesmo.

Não vou dar grande opinião relativamente a Java vs PHP. Mas se fores trabalhar neste estilo, como vais ter que desenvolver o frontend em Javascript (tipicamente, não me parece que existam outras soluções web), podes desenvolver a API também em Javascript, utilizando Node.js. Por outro lado, tendo em conta que vais estar a desenvolver para Android, Java não é uma má opção para evitares mudanças de contexto entre linguagens de programação.

Quanto a frameworks para a API:

Em Java só trabalhei com Jersey, mas acredito que hajam opções mais simples. Diria para investigares aquilo que existe neste espaço.

Em Node só brinquei com o Express. Mas já vi algumas frameworks como o restify que me parece ser adequado. Mas, mais uma vez, diria que faz parte da investigação.

“There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.”

-- Tony Hoare

Concordo com o que o KTachyon disse. De facto, o melhor é utilizares um Webservice, de preferência REST, que te permita disponibilizar a informação e as operações que bem entenderes tanto na WEB como na aplicação.

Quanto à questão de JAVA ou PHP, acho que para trabalhar orientado a WEB é preferível o PHP.

Para montares o teu Webservice podes usar uma framework chamada Epiphany. Eu usei, e gostei. E se por acaso quiseres usar uma base de dados mySQL para armazenar a tua informação, podes usar o Hibernate. É uma óptima framework que permite mapear as tuas tabelas SQL para objetos java, tornando-se muito mais fácil modelar a informação.

Obrigado desde já pela ajuda pessoal!

O que eu gostava mesmo era de fazer apps simples, e em várias linguagens 😛

Mas não há tempo para tudo... Contudo, gostava de fazer apps que funcionassem em diversas plataformas. Contudo, ainda tenho que estudar bem estas matérias, pois ainda não percebi muito bem como se interage com webservices e apps...