Jump to content

[Ajuda] Gestão de um Restaurante

barbar
 Share

Recommended Posts

Ora boas pessoal!

Este é o meu primeiro post, por isso se estiver no sitio errado ou eu disser algo que voces não gostem desculpem! 😕

É assim, eu estou prestes a apresentar a minha PAP de final de curso, e já tenho o meu programa sobre "rodas", com base de dados em mySQL e tudo, menus completos e etc.

O meu problema é o seguinte: o meu prof disse que nao me deixava apresentar o trabalho da maneira que ele está a ficar, porque eu basicamente nao estou a usar a base de dados, basicamente por causa disto (http://puu.sh/a2ke8/fc3010bcf9.jpg).

Ou seja, o meu programa é "estático" por assim dizer.. Eu tenho uma opção aqui no programa de adicionar novos menus, mas adicionando, eu nao posso fazer nada com eles porque esses dessa print são os que eu tenho disponiveis porque fui eu que os meti ai. O que eu queria era que, em vez de ter esses que estao na print, eu conseguisse ver o que tenho na base de dados (sim porque tenho la esses menus que estao na print) e de alguma forma poder selecionar esses e os que futuramente serão adiconados.

Se me poderem ajudar ficarei eternamente grato, porque o prazo de entrega é amanha 😞 :(

Pronto, dizendo melhor o prazo é mesmo na quinta, mas amanha, durante o dia dava jeito ja ter isto quase pronto.

Aquilo que ali está são menus "pre-definidos" por mim entendes? e não pode ser assim! tinha de mostrar, de alguma forma, os menus existentes mas na base de dados. obrigado ja agora por perderes o teu tempo a tentares ajudar!! 😁 :cheesygrin:

Mas tens várias paginas? ou existe so aqueles 6?

Tens ali uma seta para a esquerda, é para mudar de página?

Como estás a fazer atualmente para controlar as páginas?

Assim por alto, o que terás de fazer será:

- Ler os menus da base de dados

- Para cada registo resultante, criar os botões dinamicamente, atribuindo a imagem e texto de acordo com o lido

- Se for varias paginas, tens de guardar em que pagina estas atualmente e ir buscar apenas os registos dessa pagina (ex: "select codigo, nome, preco from menus order by nome limit " & (pagina-1) * menusPorPagina & ", " & menusPorPagina)

Era uma forma de ir buscar à base de dados apenas os menus da página que estás a consultar.

Há varias formas de fazer isto. Podes também ler os menus todos para uma lista e manter em memoria em vez de ires buscar à base de dados para cada página (a escolha depende um bocado da quantidade de dados e tipo de aplicação).

Assim sendo, podes fazer assim:

- Tens uma class com a estrutura do menu (codigo, nome, preço, imagem)

- Quando entras na aplicação (ou form de vendas), chamas uma função para ler os menus disponiveis e guardar numa lista da classe menu

- Chamas uma função para mostrar os menus da página atual (les da lista)

- Desenhas 6 botões dinamicos a mostrar os menus da pagina

- Cada botão terá uma imagem e por baixo um label com o nome e preço

- Ao clicar no botão, chamas o evento que vai adicionar o menu à lista da direita

Estou a inserir na base de dados! O meu prof basicamente disse-me que era o mais importante da PAP isto.

Tenho de inserir 3 campos: Descrição (é o nome do produto, ex: cachorro especial), preço e o diretório da imagem desse produto.

Quando carrego no botao inserir, este novo produto que inseri devera aparecer num novo form, visto que o form que tenho para os menus ja predefinidos por mim ja tem 6 e nao cabe mais nenhum.. percebes?

Private Sub PictureBox2_Click(sender As Object, e As EventArgs) Handles PictureBox2.Click
Dim existe As Boolean = False

If ListView1.Items.Count = 0 Then
'substituir "" por variavel
ListView1.Items.Add(New ListViewItem(New String() {produto1, produto1prec, "1"}))
Else
For Each item As ListViewItem In ListView1.Items
If item.Text.ToString = produto1 Then
ListView1.Items(item.Index).SubItems(2).Text += 1
existe = True
Exit For
Else
existe = False
End If
Next

If existe = False Then
ListView1.Items.Add(New ListViewItem(New String() {produto1, produto1prec, "1"}))
End If

End If
'******************************************************************'
ListView1.View = View.Details

actualiza_preco()

End Sub

Private Sub PictureBox2_Click(sender As Object, e As EventArgs) Handles PictureBox2.Click
Dim existe As Boolean = False

If ListView1.Items.Count = 0 Then
'substituir "" por variavel
Else
For Each item As ListViewItem In ListView1.Items
If item.Text.ToString = produto1 Then
ListView1.Items(item.Index).SubItems(2).Text += 1
existe = True
Exit For
Else
existe = False
End If
Next

If existe = False Then
End If

End If
'******************************************************************'
ListView1.View = View.Details

actualiza_preco()

End Sub
Edited by barbar

Muito obrigado!! Resultou!

Agora precisava de uma ultima coisa. Eu preciso de fazer o "total", ou seja, de fazer a conta do pedido.. e nao estou a conseguir, porque eu calculava o total dentro do form respetivo, por exemplo, o form das bebidas eu calculava o total das bebidas mesmo lá, mas nao consigo calcular o total de tudo, bebidas + menus + sobremesas etc.. o que quer que eu tenha escolhido no meu pedido. Achas que me podes ajudar?