barbar Posted July 8, 2014 at 05:22 PM Report Share #561907 Posted July 8, 2014 at 05:22 PM Ora boas pessoal! Este é o meu primeiro post, por isso se estiver no sitio errado ou eu disser algo que voces não gostem desculpem! 😕 É assim, eu estou prestes a apresentar a minha PAP de final de curso, e já tenho o meu programa sobre "rodas", com base de dados em mySQL e tudo, menus completos e etc. O meu problema é o seguinte: o meu prof disse que nao me deixava apresentar o trabalho da maneira que ele está a ficar, porque eu basicamente nao estou a usar a base de dados, basicamente por causa disto (http://puu.sh/a2ke8/fc3010bcf9.jpg). Ou seja, o meu programa é "estático" por assim dizer.. Eu tenho uma opção aqui no programa de adicionar novos menus, mas adicionando, eu nao posso fazer nada com eles porque esses dessa print são os que eu tenho disponiveis porque fui eu que os meti ai. O que eu queria era que, em vez de ter esses que estao na print, eu conseguisse ver o que tenho na base de dados (sim porque tenho la esses menus que estao na print) e de alguma forma poder selecionar esses e os que futuramente serão adiconados. Se me poderem ajudar ficarei eternamente grato, porque o prazo de entrega é amanha 😞 :( Link to comment Share on other sites More sharing options...
nelsonr Posted July 8, 2014 at 08:53 PM Report Share #561937 Posted July 8, 2014 at 08:53 PM Ehh pa, se tens isso estatico e queres por dinamico indo buscar o conteudo à base de dados, sinceramente acho um bocado apertado conseguires fazer isso até amanha. O que é que consideras menu? É cada botão daqueles? Tens varias páginas? Link to comment Share on other sites More sharing options...
barbar Posted July 8, 2014 at 09:08 PM Author Report Share #561942 Posted July 8, 2014 at 09:08 PM Pronto, dizendo melhor o prazo é mesmo na quinta, mas amanha, durante o dia dava jeito ja ter isto quase pronto. Aquilo que ali está são menus "pre-definidos" por mim entendes? e não pode ser assim! tinha de mostrar, de alguma forma, os menus existentes mas na base de dados. obrigado ja agora por perderes o teu tempo a tentares ajudar!! 😁 :cheesygrin: Link to comment Share on other sites More sharing options...
nelsonr Posted July 8, 2014 at 10:08 PM Report Share #561946 Posted July 8, 2014 at 10:08 PM Mas tens várias paginas? ou existe so aqueles 6? Tens ali uma seta para a esquerda, é para mudar de página? Como estás a fazer atualmente para controlar as páginas? Assim por alto, o que terás de fazer será: - Ler os menus da base de dados - Para cada registo resultante, criar os botões dinamicamente, atribuindo a imagem e texto de acordo com o lido - Se for varias paginas, tens de guardar em que pagina estas atualmente e ir buscar apenas os registos dessa pagina (ex: "select codigo, nome, preco from menus order by nome limit " & (pagina-1) * menusPorPagina & ", " & menusPorPagina) Link to comment Share on other sites More sharing options...
barbar Posted July 9, 2014 at 12:19 AM Author Report Share #561956 Posted July 9, 2014 at 12:19 AM Sim, tenho mais páginas, com bebidas, sobremesas, sopas e saladas! Só não percebi a ultima coisa que disseste. Link to comment Share on other sites More sharing options...
nelsonr Posted July 9, 2014 at 07:17 AM Report Share #561969 Posted July 9, 2014 at 07:17 AM Era uma forma de ir buscar à base de dados apenas os menus da página que estás a consultar. Há varias formas de fazer isto. Podes também ler os menus todos para uma lista e manter em memoria em vez de ires buscar à base de dados para cada página (a escolha depende um bocado da quantidade de dados e tipo de aplicação). Assim sendo, podes fazer assim: - Tens uma class com a estrutura do menu (codigo, nome, preço, imagem) - Quando entras na aplicação (ou form de vendas), chamas uma função para ler os menus disponiveis e guardar numa lista da classe menu - Chamas uma função para mostrar os menus da página atual (les da lista) - Desenhas 6 botões dinamicos a mostrar os menus da pagina - Cada botão terá uma imagem e por baixo um label com o nome e preço - Ao clicar no botão, chamas o evento que vai adicionar o menu à lista da direita Link to comment Share on other sites More sharing options...
barbar Posted July 9, 2014 at 09:07 PM Author Report Share #562104 Posted July 9, 2014 at 09:07 PM Obrigado pela ajuda nelsonr!! Só uma coisa, sabes dizer-me como é que eu ao fazer um insert no meu programa, esse novo "dado" que inseri possa aparecer num novo form? Link to comment Share on other sites More sharing options...
nelsonr Posted July 9, 2014 at 09:52 PM Report Share #562110 Posted July 9, 2014 at 09:52 PM Depende onde estás a inserir. Base de dados? Guardar numa lista? 1 Report Link to comment Share on other sites More sharing options...
barbar Posted July 9, 2014 at 09:58 PM Author Report Share #562112 Posted July 9, 2014 at 09:58 PM Estou a inserir na base de dados! O meu prof basicamente disse-me que era o mais importante da PAP isto. Tenho de inserir 3 campos: Descrição (é o nome do produto, ex: cachorro especial), preço e o diretório da imagem desse produto. Quando carrego no botao inserir, este novo produto que inseri devera aparecer num novo form, visto que o form que tenho para os menus ja predefinidos por mim ja tem 6 e nao cabe mais nenhum.. percebes? Link to comment Share on other sites More sharing options...
barbar Posted July 10, 2014 at 01:22 AM Author Report Share #562125 Posted July 10, 2014 at 01:22 AM Já agora, nao querendo ser muito chato, sabem como passar dados de uma listview de um form, para outra listview de um form diferente? Link to comment Share on other sites More sharing options...
nelsonr Posted July 10, 2014 at 08:15 AM Report Share #562142 Posted July 10, 2014 at 08:15 AM Boas, há varias forms, mas se tiveres a listview do form2 como publica (propriedade Modifiers = Public), podes aceder diretamente através do form1. Exemplo de codigo no form1 para abrir o form2 Dim frm2 As Form2 = New Form2 frm2.ListView1.Items.Add("123") frm2.Show() Link to comment Share on other sites More sharing options...
barbar Posted July 10, 2014 at 02:50 PM Author Report Share #562172 Posted July 10, 2014 at 02:50 PM Não percebi muito bem! O que eu quero é por exemplo, passar o que tenho no Listview do form3 para o listview do form2 Link to comment Share on other sites More sharing options...
barbar Posted July 10, 2014 at 04:55 PM Author Report Share #562187 Posted July 10, 2014 at 04:55 PM AJUDEM-ME Link to comment Share on other sites More sharing options...
nelsonr Posted July 10, 2014 at 05:01 PM Report Share #562189 Posted July 10, 2014 at 05:01 PM Dim frm2 As Form2 = New Form2 For Each item As ListViewItem In ListView1.Items frm2.ListView1.Items.Add(item.Text) Next frm2.Show() Link to comment Share on other sites More sharing options...
barbar Posted July 10, 2014 at 11:21 PM Author Report Share #562221 Posted July 10, 2014 at 11:21 PM mas e tendo varios items? é que eu tenho 3, e com esse codigo so esta a passar o nome.. preciso de passar o preço e a quantidade tambem Link to comment Share on other sites More sharing options...
nelsonr Posted July 11, 2014 at 08:39 AM Report Share #562240 Posted July 11, 2014 at 08:39 AM Como é que adicionaste os items à listview do form 1? Link to comment Share on other sites More sharing options...
barbar Posted July 12, 2014 at 02:36 AM Author Report Share #562379 Posted July 12, 2014 at 02:36 AM (edited) Private Sub PictureBox2_Click(sender As Object, e As EventArgs) Handles PictureBox2.Click Dim existe As Boolean = False If ListView1.Items.Count = 0 Then 'substituir "" por variavel ListView1.Items.Add(New ListViewItem(New String() {produto1, produto1prec, "1"})) Else For Each item As ListViewItem In ListView1.Items If item.Text.ToString = produto1 Then ListView1.Items(item.Index).SubItems(2).Text += 1 existe = True Exit For Else existe = False End If Next If existe = False Then ListView1.Items.Add(New ListViewItem(New String() {produto1, produto1prec, "1"})) End If End If '******************************************************************' ListView1.View = View.Details actualiza_preco() End Sub Private Sub PictureBox2_Click(sender As Object, e As EventArgs) Handles PictureBox2.Click Dim existe As Boolean = False If ListView1.Items.Count = 0 Then 'substituir "" por variavel ListView1.Items.Add(New ListViewItem(New String() {produto1, produto1prec, "1"})) Else For Each item As ListViewItem In ListView1.Items If item.Text.ToString = produto1 Then ListView1.Items(item.Index).SubItems(2).Text += 1 existe = True Exit For Else existe = False End If Next If existe = False Then ListView1.Items.Add(New ListViewItem(New String() {produto1, produto1prec, "1"})) End If End If '******************************************************************' ListView1.View = View.Details actualiza_preco() End Sub Edited July 12, 2014 at 02:38 AM by barbar Link to comment Share on other sites More sharing options...
nelsonr Posted July 12, 2014 at 02:27 PM Report Share #562399 Posted July 12, 2014 at 02:27 PM Dim frm2 As Form2 = New Form2 For Each item As ListViewItem In ListView1.Items frm2.ListView1.Items.Add(New ListViewItem(New String() {item.SubItems(0).Text, item.SubItems(1).Text, item.SubItems(2).Text})) Next frm2.Show() Link to comment Share on other sites More sharing options...
barbar Posted July 12, 2014 at 02:33 PM Author Report Share #562401 Posted July 12, 2014 at 02:33 PM Muito obrigado!! Resultou! Agora precisava de uma ultima coisa. Eu preciso de fazer o "total", ou seja, de fazer a conta do pedido.. e nao estou a conseguir, porque eu calculava o total dentro do form respetivo, por exemplo, o form das bebidas eu calculava o total das bebidas mesmo lá, mas nao consigo calcular o total de tudo, bebidas + menus + sobremesas etc.. o que quer que eu tenha escolhido no meu pedido. Achas que me podes ajudar? Link to comment Share on other sites More sharing options...
nelsonr Posted July 12, 2014 at 02:46 PM Report Share #562403 Posted July 12, 2014 at 02:46 PM O total é feito com que? Soma do valor dos items da listview? Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts