Jump to content

Recommended Posts

Posted

boas ppl...

pois bem o meu pedido pode parecer complexo ou ate estranho mas é bastante simples ate...

pois bem acho q o melhor e mesmo um exemplo e aqui vai:

tnh 3 tarefas: A, B e C

3 funcionarios: Zé, Manuel e Maria com diferentes "niveis de acesso" , ou seja, determinados funcionarios podem fazer tarefas q outros nao...em tabela temos:

A              B              C

01    Ze            1              1              0

02    Manuel      0              1              1                (todos percebem os 0s e os 1s)

03    Maria        0              0              1

o que eu quero é uma funçao (que eu acredito mesmo que haja) que aleatoriamente lançe um numero (neste caso 01.02 ou 03) com base nestas condiçoes. a parte da verificaçao do acesso é facil, com IF ou CASE está resolvido facilmente. o que eu nao sei e mesmo como programar para atribuir um numero aleatorio e (importante) que nao se repita na mesma "saida" (tipo atribuir a tarefa A e C ao mesmo funcionario)

eu penso que seja bastante simples para quem sabe a funçao...agora complica porque quero implementar mais uma condiçao...

digamos que vou atribuir uma nota - que servira como probabilidade - a cada funcionario conforme desempenho ou eficiencia...exemplificando:

devido a extrema confiança que tenho no Zé dou lhe nota 10 (P = 10/10). já o Manuel como é estagiario e tal tem nota 7 (P=7/10)

tenho uma tarefa do tipo B para atribuir logo os candidatos sao o Zé e o Manuel. dadas as P, provavelmente quem sera escolhido será o Zé....

no final o efeito sera que, em 17 tarefas B, 10 serao atribuidas ao Zé e apenas 7 ao Manuel....

penso que todos perceberam o que quero...teoricamente acho que seja simples...quero algo do tipo totoloto mas que de para atribuir as probabilidades a cada numero (que serve como cod de funcionario)

agradeço a aajuda

cumps

Posted

Não trabalho em VB, mas penso que terá um função de probabilidades como as outras linguagens.

Agora, o que queres é um probabilidade com pesos.

1º Tens de saber qual é o range que a função de probabilidades te dá. Se for de [0,1] numeros reais.

2º divides o range em % . Exemplo 20,30, 50. Verificas onde é que o valor da função cai. [0,0.2] (0.2,0.5] (0.5,1] 

Aqui há coisa de 2 anos fazia umas malhas de croché, depois fartei-me e fui para informática!

Posted

quanto ha perte de existir uma funçao com probabilidades e exactamente o que quero descobrir...

quanto ao resto pa ser franco nao percebi completamente onde querias explicar...criaste grupos com as prob...ok...e depois?

cumps

Posted
Em 22/12/2006 às 19:43, SchattenMann disse:

quanto ha perte de existir uma funçao com probabilidades e exactamente o que quero descobrir...

quanto ao resto pa ser franco nao percebi completamente onde querias explicar...criaste grupos com as prob...ok...e depois?

cumps

E depois!!! Só precisas de ter uma distribução de probabilidade uniforme, o resto é só aplicar matemática.

Qual é a dificuldade de achar uma função de Probabilidade para VB? GOOGLE "VB random function"

Aqui há coisa de 2 anos fazia umas malhas de croché, depois fartei-me e fui para informática!

Posted

Acho que o que ele queria dizer é que depois geras números e vês em que intervalo caiu o número e tens o teu acontecimento.

Seguindo o exemplo anterior...

P (acontecimento1) = 20%

P (acontecimento2) = 30%

P (acontecimento3) = 50%

Então se há 3 acontecimentos possíveis, criam-se 3 grupos [0-19], [20-49], [50-99]. Depois gera-se um número entre 0 e 99, vê-se em que intervalo se encontra e pronto.

Posted

mas eu nao quero probabilidades para o acontecimento...quero probabilidades para o funcionario!

se quiserem esqueçam o contexto...eu quero algo como a roleta russa mas viciada...ou seja em x de todos os num terem a mesma hipotesse eu dou a propabilidade de cada...

Posted

imaginemos então uma roleta russa com 3 resultados possíveis (só pa ser mais fácil 😉 )

Dim RandomNum as New Random
Dim num as Integer

num = RandomNum.Next(1,100)

Select Case num

Case 1 to 50 '50% probabilidade
*acção p/ 1º resultado*
Case 51 to 70 '20% probabilidade
*acção p/ 2º resultado*
Case 71 to 100 '30% probabilidade
*acção p/ 3º resultado*

End Select

Revolt Website Antigo Nick: Pauzinhos
Posted

imaginemos então uma roleta russa com 3 resultados possíveis (só pa ser mais fácil 😉 )

Dim RandomNum as New Random
Dim num as Integer

num = RandomNum.Next(1,100)

Select Case num

Case 1 to 50 '50% probabilidade
*acção p/ 1º resultado*
Case 51 to 70 '20% probabilidade
*acção p/ 2º resultado*
Case 71 to 100 '30% probabilidade
*acção p/ 3º resultado*

End Select

ora pois bem se percebi correcto isso vai criar um numero random entre 1 a 100

depois temos 50% P de calhar na accção 1, 20 % na acção 2 e 30% na acção 3....

o randomnum 1,100 seria o cod do funcionario....

e isso?

Posted

Não é bem isso mas é parecido.

É mais se o randomnum 1,100 for entre 1 e 50 é o funcionário 01; se for entre 21 e 70 é o funcionário 02, se for entre 71 e 100 é o funcionário 03.

Posted

Não é bem isso mas é parecido.

É mais se o randomnum 1,100 for entre 1 e 50 é o funcionário 01; se for entre 21 e 70 é o funcionário 02, se for entre 71 e 100 é o funcionário 03.

NICE!

nao tinha pensado assim...eq nao estava mm a perceber o vosso raciocinio....

realmente assim ate nao nada mau pensado...

sera q a funçao funciona tipo:

num = RandomNum.Next(1,txt1.text)    ou    Case 1 to lbl1.caption....?

eu o q estava a pensar agora seria criar uma tabela onde simularia as probabilidades...exemplo:

01 Zé        75%

02 Manuel 25%

logo faria uma tabela parecida com isto

cod  sum

01      1

01      1

01      1

02      1

de seguida faria algo que em portugues seria:

somar os campos "sum" o que daria o total de linhas da tabela

depois  faria rnd(1,soma) o que daria um num random que seria algures a linha escolhida...

o q acham? sera viavel...?

cumps

Posted

entao so uma cena....eu tou a usar access e uso a ligaçao ADODC...mas nunca usei um comando para me posicionar num sitio especifico...nunca precisei de algo assim

p exemplo se quisesse neste pedaço de codigo escolher a posiçao...50....como o faria?

Private Sub ListClientes_Click()
    frmSuporte.Adodc1.Recordset.MoveFirst
    login_counter = 0
    Do While Not frmSuporte.Adodc1.Recordset.EOF
        If frmSuporte.Adodc1.Recordset.EOF = "False" Then
            If ListClientes.Text = frmSuporte.txtNomeCliente.Text Then
                lblCod_cliente.Caption = frmSuporte.txtCod_cliente.Text
            End If
        End If
        frmSuporte.Adodc1.Recordset.MoveNext
    Loop

frmSuporte.Adodc1.Recordset.Move(50)....?  ?

e qnt a esta parte?

sera q a funçao funciona tipo:

num = RandomNum.Next(1,txt1.text)    ou    Case 1 to lbl1.caption....?

é possivel?

ou tenho que criar uma variavel atraves da caption/text?

tipo x = txt1.text

num = RandomNum.Next(1,X)

tnx