Jump to content

Controlo de Produção


rguimaraes
 Share

Recommended Posts

Bom dia, estou a querer criar um sistema básico para controlo de produção.

A estrutura que está na minha mente é mais ou menos isto:

- login

- gestão: criação de cliente, encomenda (a encomenda seria de exemplo: casaco, mas teria de registar os processos, exemplo: corte, transfer / colante, separação, confecção, embalamento)

- status produção: onde poderiamos colocar a produção de cada área em que o programa nos daria um ponto de situação da produção.

Exemplo prático:

Formulário de registo:

Cliente: Le Coq Sportif

A Produzir: Casaco

Quantidade: 2000 peças

Data Entrega: 20 - Agosto - 2014

Processos: Corte + separação + transfer + sublimação + bordados + confecção + transfer tamanho + embalamento

Passo seguinte:

iamos a um botaozinho que diria: Iniciar a produção / Data inicio

e dava-nos entrada noutro quadro onde apareciar

Estado Produção:

zona para inserir nos tais campos de "processos" a quantidade por dia

Passo para relatório:

o administrador pode ter acesso ao botão de relatório que diz as encomendas em produção e o ponto de situação de cada.

Observações:

em cada passo do processo deveria ter um campo de observações para colocarmos por exemplo: no processo de corte "falta-nos 46metros de malha para terminar a ordem de produção nº22103123"

A ter em atenção: uma encomenda poderá estar partida em várias OF (ordem de fabrico ou op ordem de produção) exemplo: um "casaco" é o modelo mas esse modelo tem 3 cores , então sao 3 ordens de fabrico.

------------------------------------------------- // ----------------------------------------------

A dúvida coloca-se na criação e estrutura da Base de Dados:

Clientesdi codigo_cliente; nome_jurídico; contribuinte; nome_cliente; tipo_de_cliente; morada; localidade; cidade; responsável_comercial; contato; e-mail; site;

Tipo de Cliente: codigo_tcliente; descricao_tp;

Funcionarias: codigo_func; nome; cargo; produção diária (quero que registe para poder visualizar mais tarde a produção por encomenda, modelo, ordem fabrico, data)

Em_Produção: codigo_cliente; nome_cliente; encomenda (dentro da encomenda pode ter vários modelos, que por sua vez podem ter várias ordens de fabrico, e que por sua vez cada ordem de fabrico poderá ter vários tamanhos e cada tamanho uma quantidade, e cada uma dessas ordens de fabrico pode ter vários processos. por exemplo: a Ordem de Fabrico, com o código: 112.20 tem os tamanhos: XXS e XS com as quantidades: XXS - 15 / XS - 35, e tem os processos: Corte, Separação, Transfer, Confecção, Embalamento)

Processos: código_processo; descrição

Fica a faltar o estado da produção ou seja tenho de criar a bd para registar a produção ao final do dia ou posso inserir na base de dados da produção ?

Não sei se fui muito explícito no que pretendo... mas qualquer coisa avisem.

OBrigado

Link to comment
Share on other sites

Assim de repente, diria que falta uma tabela com as encomendas (por outro lado, não percebi a utilidade da tabela Em Produção). E podes ter ainda uma outra tabela para os componentes de cada encomenda.

Também me parece que precisas da tabela para registar a produção (que estará associada a um funcionário, uma encomenda, uma data, e possivelmente uma fase do processo). Acho que é esta a tabela de que falas no fim.

Link to comment
Share on other sites

Bom dia como te tinha indicado usa o phpMyadmin incluído em (xammp,easyphp,...), crias a estrutura e os campos que indicas e o resto é só interligar com o php

You can't do it, kid. But don't worry, my boy. You're not the only one. No one else can do it.

Link to comment
Share on other sites

Bom dia, Obrigado pelas respostas.

N3lson o meu problema nao é na parte do phpmyadmin 🙂 é mesmo na estrutura da bd.

Rui Carlos

não sei se a tabela encomenda irá fazer falta, porque basicamente eu só quero a estrutura de um controlo de produção de uma empresa de confecção textil de vestuário.

Em termos da tabela produção também acho que faz sentido

Edited by rguimaraes
Link to comment
Share on other sites

não sei se a tabela encomenda irá fazer falta, porque basicamente eu só quero a estrutura de um controlo de produção de uma empresa de confecção textil de vestuário.

Pelo menos um identificador de encomenda vais precisar (tendo em conta os requisitos que apresentaste, em que queres associar outras entidades a encomendas). Se não tiveres tabela para encomendas nem sequer sabes se um identificador é válido.

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site you accept our Terms of Use and Privacy Policy. We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.