Jump to content
I-NOZex

Sqlite Vacuum: Correto ou Incorreto usar numa app Android

Recommended Posts

I-NOZex

Bem, hoje tava aqui a mexer numa DB Sql lite para uma app android, e vi a opçao AUTO VACUUM, e vi que estava desativada.

Eu sei por alto o que o vacuum faz, mas a minha duvida é, devo ativar essa opçao ou deixar desativada? eu sei que isso é uma operaçao que demora algum tempo... que recomendam?

Aquilo tem depois as opçoes "full" e "incremental"

Nao encontrei nada que respondesse a minha duvida...

tambem meti o "lock mode" em exclusive, nao ha problema? ate onde sei, nao permite que mais nenhuma app utilize a db enquanto aqela App estiver aberta, que é o que pretendo...

Edited by I-NOZex

B2R » Beat2Revolution v3.0b | Regista e divulga-nos

beat2revolution.net

Rui Carlos

Penso que o AUTO VACUUM não será assim tão pesado quanto isso (pelo menos, não será tão pesado como o comando VACUUM). Por outro lado, diria que também não trás grandes benefícios. Ele só permite recuperar espaço, e pode ao mesmo tempo piorar a fragmentação em disco. A fragmentação não deve ser problema em aplicações móveis (dispositivos com memória flash), mas acredito que na generalidade das aplicações o espaço gasto também não.

O ponto a analisar é se numa utilização típica da aplicação é ou não provável que surja uma quantidade significativa de páginas vazias (e que se mantenham vazias durante bastante tempo). Se isto acontecer, então o AUTO VACUUM fará algum sentido.

I-NOZex

tipo é a minha primeira expreriencia com android, e como precisava de programar rapidamente, tou a usar o BASIC 4 Android

a app é basicamente um "guarda roupa virtual"

inseres as peças de roupas q tens, com fotos, e aquilo depois podese escolher combinaçoes rapidamente por ocasiao (festa, trabalho, etc), por estaçao (outono, inverno, etc) ou por cores ...

é provavel que a base de dados cresça pois vai ser o core de tudo...

beat2revolution.net

Rui Carlos

O facto da base de dados crescer não é problema. O que pode ser problema é a base de dados diminuir e não precisar de crescer novamente. Neste caso é que haverá espaço desperdiçado.

I-NOZex

a partidada, o crescimento será +- constante, haverá mais inserções que "deletes", e a certa altura deverá basear-se tudo, mais em SELECTs que modificaçao de dados...

Sendo assim nao vale a pena ativar certo?

beat2revolution.net