Jump to content

Converter uma rampa triangular num sinal continuamente crescente!

Recommended Posts

Boas,

Tenho um circuito em simulink onde estou a usar um bloco pll para rastrear a fase de uma tensão trifásica. Uma das saídas desse bloco é fase mas vem na forma de um sinal triangular como o da imagem em baixo que varia entre 0 e 2*pi (angulo em radianos). Eu preciso de obter este sinal mas não neste formato triangular, preciso que o sinal seja continuamente ascendente e não de um angulo certo entre 0 e 2pi. Tentei usar um contador que me contasse o numero de vezes que o sinal atinge o valor de 2pi para depois fazer a conversão mas como podem ver nem sempre o sinal triangular atinge esse valor. Alguem me sabe dizer como obtenho este sinal no formato que eu quero?

Cumprimentos,

help.png

Regards

edsudani

Bom dia.

Este assunto é muito complexo.Podes ter problemas com harmônicos,desequilíbrio de tensão,ruído de medida,transitórios e variação de frequência. Veja este trabalho desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa em Automação Industrial da Universidade Tecnológica Federal do Paraná: http://www.scielo.br/pdf/ca/v17n4/a10v17n4.pdf

Sujestão:tente converter esse sinal triangular em analógico de forma direta. A tensão DC resultante será proporcional à variação do sinal de saída.

Edison