Jump to content

Converter uma rampa triangular num sinal continuamente crescente!


Recommended Posts

Boas,

Tenho um circuito em simulink onde estou a usar um bloco pll para rastrear a fase de uma tensão trifásica. Uma das saídas desse bloco é fase mas vem na forma de um sinal triangular como o da imagem em baixo que varia entre 0 e 2*pi (angulo em radianos). Eu preciso de obter este sinal mas não neste formato triangular, preciso que o sinal seja continuamente ascendente e não de um angulo certo entre 0 e 2pi. Tentei usar um contador que me contasse o numero de vezes que o sinal atinge o valor de 2pi para depois fazer a conversão mas como podem ver nem sempre o sinal triangular atinge esse valor. Alguem me sabe dizer como obtenho este sinal no formato que eu quero?

Cumprimentos,

help.png

Regards

Link to post
Share on other sites
edsudani

Bom dia.

Este assunto é muito complexo.Podes ter problemas com harmônicos,desequilíbrio de tensão,ruído de medida,transitórios e variação de frequência. Veja este trabalho desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa em Automação Industrial da Universidade Tecnológica Federal do Paraná: http://www.scielo.br/pdf/ca/v17n4/a10v17n4.pdf

Sujestão:tente converter esse sinal triangular em analógico de forma direta. A tensão DC resultante será proporcional à variação do sinal de saída.

Edison

Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site you accept our Terms of Use and Privacy Policy. We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.