Jump to content

Interpretar/ler Código de barras

ftuc
 Share

Recommended Posts

Boa tarde,

Precisava que me dessem uma ajuda e até a vossa opinião.

Tenho um projecto em mãos, a empresa onde trabalho quer informatizar a produção em várias fases. E a primeira fase será a gestão das "Folhas de Obra" (Onde diz o que o operador vai fazer, em que produto vai trabalhar), e depois a gestão dos stocks das peças e dos produtos já acabados.

Eu queria implementar uma solução com códigos de barras, onde cada peça tivesse etiquetada e na saída do produto fosse fácil dar baixa do mesmo no sistema.

Precisava que me ajudassem em algumas questões:

É possível ligar uma pistola de leitura de código de barras e interpretar no JAVA?

É fácil usar no JAVA?

Que pistola se adaptaria melhor a esta realidade?

É preciso uma impressora especifica para imprimir código de barras ou podemos produzir em etiquetas?

Como é possível produzir estes códigos de barras?

Eu escolhi o JAVA porque é a linguagem que tenho programado nos últimos tempos e já produzi vários softwares nela. Mas será a melhor linguagem para o que pretendo? (Vou usar uma integração com uma base de dados MYSQL)

Cumprimentos

Edited by ftuc

tudo depende de uma coisa que fica fora da linguagem de programação :

- capacidade de comunicação com a pistola de leitura

por outras palavras, até podia ser em MOO, desde que fosse possível aceder à informação da pistola

Como posso arranjar uma pistola que comunique com o java? Que características devo procurar?

É possível ligar uma pistola de leitura de código de barras e interpretar no JAVA?

Depende do leitor. Já há algum tempo que não mexo neste tipo de hardware, mas normalmente o que os leitores faziam era simular o teclado, por isso não havia grande configuração do lado do software.

É fácil usar no JAVA?
Depende dos teus conhecimentos e da facilidade com que aprendes
Que pistola se adaptaria melhor a esta realidade?
Em principio as que simulam o teclado e que não tens de programar nada extra
É preciso uma impressora especifica para imprimir código de barras ou podemos produzir em etiquetas?
Não é preciso uma impressoa especifica, podes imprimir numa impressora normal, desde que imprima com qualidade (depois depende do papel com etiquetas)
Como é possível produzir estes códigos de barras?

Existem componentes que geram codigos de barras ou se quiseres podes tu mesmo criar.

Os códigos obedecem a regras, basta leres a implementação que também depende do tipo de código que queres gerar.

Exemplo do EAN13 - http://www.barcodeisland.com/ean13.phtml / http://en.wikipedia.org/wiki/International_Article_Number_%28EAN%29

Exemplo do Code39 - http://en.wikipedia.org/wiki/Code_39

• Vote 1

Depende do leitor. Já há algum tempo que não mexo neste tipo de hardware, mas normalmente o que os leitores faziam era simular o teclado, por isso não havia grande configuração do lado do software.

Depende dos teus conhecimentos e da facilidade com que aprendes

Em principio as que simulam o teclado e que não tens de programar nada extra

Não é preciso uma impressoa especifica, podes imprimir numa impressora normal, desde que imprima com qualidade (depois depende do papel com etiquetas)

Existem componentes que geram codigos de barras ou se quiseres podes tu mesmo criar.

Os códigos obedecem a regras, basta leres a implementação que também depende do tipo de código que queres gerar.

Exemplo do EAN13 - http://www.barcodeisland.com/ean13.phtml / http://en.wikipedia.org/wiki/International_Article_Number_%28EAN%29

Exemplo do Code39 - http://en.wikipedia.org/wiki/Code_39

Fui vendo o que me disseste e arranjei uma pistola para testes, e realmente é muito fácil de usar. Funciona como teclado,pelo menos esta.

Quanto à impressora, tenho mesmo que ver uma especifica para este serviço. Fiz uns testes com as impressoras que temos e o resultado for péssimo, tinha que realizar várias passagens para efectuar a leitura.

Todos os leitores com que trabalhei apresentam-se como teclados no sistema operativo, é possível usar directamente outras capacidades mas se o leitor está instalado com os drivers base do fabricante então é um teclado. Quando o utilizador carrega no botão é como se tivesse digitado uma sequência de números e pressionado o "Enter", por isso e como disseram já, não há nada de especial a fazer no que toca a ler códigos de barras em Java, o único ponto a ter em conta é que para o leitor introduzir os dados é necessário que esteja um componente que recebe input activo (JTextField, JTextArea, stdin, etc).

Quanto à impressão, aí entra não só o leitor como a impressora. Se a impressora for de boa qualidade e os espaços em branco fáceis de identificar (sem borrões, barras sem quebras e de tamanho uniforme) então serve, não é preciso ser específica. Depois, o scanner/leitor tem uma distância óptima de leitura (que deve vir identificada no manual), mais perto ou mais afastado e o scanner pode ler mal ou não ler qualquer informação útil. Também o papel pode afectar dependendo da forma como reflecte.

Que tipo de impressora usaste Deskjet? Laserjet?

Mas sim, há impressoras próprias para etiquetas, mas julgo que não são muito baratas.

Testei em impressoras de ambos os tipos, e o resultado foi o mesmo. A nossa empresa tem dois armazéns e já existia uma impressora de etiquetas, apenas usado para organizar um pequeno lote de produtos. Imprimi uma etiqueta com essa impressora e a coisa funcionou muito bem.

Todos os leitores com que trabalhei apresentam-se como teclados no sistema operativo, é possível usar directamente outras capacidades mas se o leitor está instalado com os drivers base do fabricante então é um teclado. Quando o utilizador carrega no botão é como se tivesse digitado uma sequência de números e pressionado o "Enter", por isso e como disseram já, não há nada de especial a fazer no que toca a ler códigos de barras em Java, o único ponto a ter em conta é que para o leitor introduzir os dados é necessário que esteja um componente que recebe input activo (JTextField, JTextArea, stdin, etc).

Quanto à impressão, aí entra não só o leitor como a impressora. Se a impressora for de boa qualidade e os espaços em branco fáceis de identificar (sem borrões, barras sem quebras e de tamanho uniforme) então serve, não é preciso ser específica. Depois, o scanner/leitor tem uma distância óptima de leitura (que deve vir identificada no manual), mais perto ou mais afastado e o scanner pode ler mal ou não ler qualquer informação útil. Também o papel pode afectar dependendo da forma como reflecte.

Pelos meus testes, não vale a pena andar a inventar quanto à impressora. O melhor mesmo é ter uma própria para fazer esse serviço.

O leitor que aqui tenho é da marca "Voyager", não sei se é bom, se é mau. Mas pelo menos nos meus testes funcionou.