Jump to content

Recommended Posts

Posted

Como referi na minha apresentação não tenho nenhuma formação na área de electrotécnica tudo o que aprendi foi com amigos, conhecidos, livros e Internet e quando andava na escola tive electricidade.

Comprei um logo da siemens BA7 para controlar o sistema de rega de jardim, como utilizo águas da chuva na rega, pensei que seria melhor comprar um autómato do que um programador automático de jardim.

Este autómato controla o nível de água de dois depósitos e os motores de rega, juntamente com as electroválvulas.

Mas agora pretendo que ele controle também o arranque automático de um gerador quando existe falha de rede. Já fiz o esquema de ligações com dois contactores e os bloqueios mecânicos e eléctricos e relés. Mas minha dificuldade é criar o programa no logo para accionar o motor de arranque quando a existe falha de rede, e se não pegar à primeira criar 3 ou 4 tentativas.

Posted

Estou a assumir que ja tens o software do logo... e que programaste o controlador de rega. Se sim, parabens.

Como alimentas o logo quando falha a electricidade?

O programa seria algo como

Se falha de rede

Liga gerador.

Comeca um temporizador.

Incrementa contador.

Se falha de rede e temporizador terminou e gerador nao esta a correr e contador < 4

Liga gerador

Comeca o temporizador

incrementa contador.

Infelizmente nao tenho aqui o software do logo. Aquilo permite usar texto?

include <ai se te avio>

Mãe () {

}

Posted (edited)

Em primeiro criei o programa no computador, no Soft Comfort Demo que tirei do site da siemens, quando vi que estava a funcionar dentro do que eu idealizei, inseri manualmente o programa no logo e ficou a funcionar, depois foi só fazer os ajuste dos tempos. O logo é alimentado a 240 V, quando tiver o gerador a funcionar vai ser alimentado com uma bateria de 12v com o apoio de um inversor (12v para 240v), a bateria vai também servir para o motor de arranque do gerador, mas o seu carregamento será efetuado com um carregador "Intelegente " que controla a carga da bateria, para me salvaguadar se o gerador estiver muito tempo sem trabalhar.

A ideia é mesmo essa

Falha de rede, temporizador com 5 minutos ou .....

Liga gerador.

Veio tensão de rede liga temporizador 3 minutos

altera os contactores e passado 1 minuto desliga gerador.

Para mim o mais difícil será accionar e desligar o motor de arranque e quando não pega à primeira criar duas ou três tentativas.

Edited by João Freitas
Posted

Peco desculpa, mas nao tive mesmo tempo nenhum para olhar para isto.

Ja experimentaste chegar a algum lado? Ver os exemplos da Siemens relativamente a recursao, por exemplo...

include <ai se te avio>

Mãe () {

}

• 2 weeks later...
Posted

Já criei um programa no logo muito à base de temporizadores e agora disseram-me para colocar um relé de tensão, à saída da tensão do gerador, mas com um controlador de mínimo e máximo, para compensar o gerador no arranque e com as tentativas de arranque não muito próximas.

• 1 month later...
  • 4 years later...
Posted
Em 04/06/2014 às 22:07, João Freitas disse:

Como referi na minha apresentação não tenho nenhuma formação na área de electrotécnica tudo o que aprendi foi com amigos, conhecidos, livros e Internet e quando andava na escola tive electricidade.

Comprei um logo da siemens BA7 para controlar o sistema de rega de jardim, como utilizo águas da chuva na rega, pensei que seria melhor comprar um autómato do que um programador automático de jardim.

Este autómato controla o nível de água de dois depósitos e os motores de rega, juntamente com as electroválvulas.

Mas agora pretendo que ele controle também o arranque automático de um gerador quando existe falha de rede. Já fiz o esquema de ligações com dois contactores e os bloqueios mecânicos e eléctricos e relés. Mas minha dificuldade é criar o programa no logo para accionar o motor de arranque quando a existe falha de rede, e se não pegar à primeira criar 3 ou 4 tentativas.

Ola boa tarde vc tem a logica dessa partida de gerador pelo logo siemens?