João Freitas Posted June 4, 2014 at 08:07 PM Report #558245 Posted June 4, 2014 at 08:07 PM Como referi na minha apresentação não tenho nenhuma formação na área de electrotécnica tudo o que aprendi foi com amigos, conhecidos, livros e Internet e quando andava na escola tive electricidade. Comprei um logo da siemens BA7 para controlar o sistema de rega de jardim, como utilizo águas da chuva na rega, pensei que seria melhor comprar um autómato do que um programador automático de jardim. Este autómato controla o nível de água de dois depósitos e os motores de rega, juntamente com as electroválvulas. Mas agora pretendo que ele controle também o arranque automático de um gerador quando existe falha de rede. Já fiz o esquema de ligações com dois contactores e os bloqueios mecânicos e eléctricos e relés. Mas minha dificuldade é criar o programa no logo para accionar o motor de arranque quando a existe falha de rede, e se não pegar à primeira criar 3 ou 4 tentativas.
bubulindo Posted June 5, 2014 at 09:55 AM Report #558270 Posted June 5, 2014 at 09:55 AM Estou a assumir que ja tens o software do logo... e que programaste o controlador de rega. Se sim, parabens. Como alimentas o logo quando falha a electricidade? O programa seria algo como Se falha de rede Liga gerador. Comeca um temporizador. Incrementa contador. Se falha de rede e temporizador terminou e gerador nao esta a correr e contador < 4 Liga gerador Comeca o temporizador incrementa contador. Infelizmente nao tenho aqui o software do logo. Aquilo permite usar texto? include <ai se te avio> Mãe () { }
João Freitas Posted June 5, 2014 at 07:40 PM Author Report #558389 Posted June 5, 2014 at 07:40 PM (edited) Em primeiro criei o programa no computador, no Soft Comfort Demo que tirei do site da siemens, quando vi que estava a funcionar dentro do que eu idealizei, inseri manualmente o programa no logo e ficou a funcionar, depois foi só fazer os ajuste dos tempos. O logo é alimentado a 240 V, quando tiver o gerador a funcionar vai ser alimentado com uma bateria de 12v com o apoio de um inversor (12v para 240v), a bateria vai também servir para o motor de arranque do gerador, mas o seu carregamento será efetuado com um carregador "Intelegente " que controla a carga da bateria, para me salvaguadar se o gerador estiver muito tempo sem trabalhar. A ideia é mesmo essa Falha de rede, temporizador com 5 minutos ou ..... Liga gerador. Veio tensão de rede liga temporizador 3 minutos altera os contactores e passado 1 minuto desliga gerador. Para mim o mais difícil será accionar e desligar o motor de arranque e quando não pega à primeira criar duas ou três tentativas. Edited June 5, 2014 at 07:55 PM by João Freitas
bubulindo Posted June 6, 2014 at 11:26 AM Report #558441 Posted June 6, 2014 at 11:26 AM Eu quando tiver um tempinho, faco um esboco numa folha de papel. Acho que o LOGO so aceita logica em Ladder. include <ai se te avio> Mãe () { }
João Freitas Posted June 7, 2014 at 08:18 PM Author Report #558579 Posted June 7, 2014 at 08:18 PM Este logo funciona com entradas digitais e saídas de relé.
bubulindo Posted June 8, 2014 at 11:52 AM Report #558633 Posted June 8, 2014 at 11:52 AM Peco desculpa, mas nao tive mesmo tempo nenhum para olhar para isto. Ja experimentaste chegar a algum lado? Ver os exemplos da Siemens relativamente a recursao, por exemplo... include <ai se te avio> Mãe () { }
João Freitas Posted June 19, 2014 at 09:15 PM Author Report #559792 Posted June 19, 2014 at 09:15 PM Já criei um programa no logo muito à base de temporizadores e agora disseram-me para colocar um relé de tensão, à saída da tensão do gerador, mas com um controlador de mínimo e máximo, para compensar o gerador no arranque e com as tentativas de arranque não muito próximas.
sergio carvalho Posted August 8, 2014 at 01:16 AM Report #564281 Posted August 8, 2014 at 01:16 AM Boas ja fiz o programa com o logo a diferença é que o logo nao tem contadores pelo menos nao encontro para apenas fazer 4 arranques , mas acho que é o que deseja .
Fabricio barateli olimpio Posted September 3, 2018 at 05:14 PM Report #611735 Posted September 3, 2018 at 05:14 PM Em 04/06/2014 às 22:07, João Freitas disse: Como referi na minha apresentação não tenho nenhuma formação na área de electrotécnica tudo o que aprendi foi com amigos, conhecidos, livros e Internet e quando andava na escola tive electricidade. Comprei um logo da siemens BA7 para controlar o sistema de rega de jardim, como utilizo águas da chuva na rega, pensei que seria melhor comprar um autómato do que um programador automático de jardim. Este autómato controla o nível de água de dois depósitos e os motores de rega, juntamente com as electroválvulas. Mas agora pretendo que ele controle também o arranque automático de um gerador quando existe falha de rede. Já fiz o esquema de ligações com dois contactores e os bloqueios mecânicos e eléctricos e relés. Mas minha dificuldade é criar o programa no logo para accionar o motor de arranque quando a existe falha de rede, e se não pegar à primeira criar 3 ou 4 tentativas. Ola boa tarde vc tem a logica dessa partida de gerador pelo logo siemens?
Recommended Posts