Jump to content

Recommended Posts

Posted

Olá a todos,

Por exemplo, se numa pagina dinâmica em php que vai buscar informação de um produto a uma base de dados, o google ou outros motores de busca não conseguem ir buscar essa informação para aparecer nos resultados da pesquisa, está correcta esta afimação? É assim que funciona?

Ex: Tenho um campo chamado 'referencia' tem o valor '28364827642482930', esse valor aparece no site, e se pesquisar no google por esse valor vai aparecer no resultado da pesquisa a pagina do meu site relativa a esse valor?

Como dar a volta a esta situação?

Obrigado desde já!

Posted

sim?

nao entendi bem a questao mas acho que sim...

Achas que sim que não vai aparecer no google?

Obrigado por postares..

Vou tentar explicar melhor...

tenho uma pagina www.omeusite.com/detalhes.php?id=15

nessa pagina aparece os detalhes do produto com o ID 15, vindo essa informação de uma base de dados, e por exemplo há um campo chamado 'referencia' com o valor '7549837935' vindo também essa informação da base de dados...

Gostaria de saber se é possivel o google 'indexar' (não sei se é esta a palavra certa) a minha pagina ...detahes.php?id=15, para quando alguem pesquisa no google por esse valor do campo de referencia (7549837935), aparecer nos resultados da pesquisa do google a minha pagina...

Posted

Sim, funciona assim.

Por exemplo imagina uma loja (item.php?id=1) vai aparecer o produto, como é obvio.

Obrigado por postares,

Não sei se percebeste o que eu pretendia (deste uma reposta muito curta)... eu não quero escrever no google ou na barra de endereços "item.php?id=1", imagina que esse item é uma televisão do modelo "ultra-fina465", eu quero é pesquisar o "ultra-fina465" no google e que nos resultados apareça lá um link para essa tal pagina www.omeusite.com/item.php?id=1

Pensei que era preciso fazer uma pagina estática a partir do resultado da pagina gerada em php... como acho que é o que acontece aqui no P@P, aparece o nome do topico na barra de endereços em vez de http://www.portugal-a-programar.pt?topic=66731 para aparecer no google...

Podem falar um pouco sobre este assunto..

Posted (edited)

Sim, também funciona dessa maneira.

Por exemplo, pesquisei por "Versta asdfasdf" no google, e se notares o segundo link que aparece é http://versta.damiaodegoes.pt/galtema.php?tema=Casamentos

O "asdfasdf" é o nome de uma imagem que está incluida no tema casamentos.

Era algo deste tipo que querias?

Convem por os metas e isso bém, e não como eu que deixei como estava no template, 😄 (isto era apenas um projeto do fim do modulo que deixaram ser alojado no servidor da escola)

Edited by guarana1
Posted (edited)

A informação é indexada a partir do momento que tu permites que o seja, utilizando para isso as devidas meta tags.

<meta name="robots" content="index, follow">

Esse pedaço de código deve ser colocado na tag <head>. O que esse código faz é permitir a indexação de todo o conteúdo da tua página (index) bem como permitir que os robots (sejam do google ou não) sigam (follow) os diversos links que possas ter na página.

Se só pretendes que o conteúdo daquela página seja indexado e que não haja rastreio de links podes utilizar index, nofollow.

Edited by bioshock
Posted

Sim, também funciona dessa maneira.

Por exemplo, pesquisei por "Versta asdfasdf" no google, e se notares o segundo link que aparece é http://versta.damiaodegoes.pt/galtema.php?tema=Casamentos

O "asdfasdf" é o nome de uma imagem que está incluida no tema casamentos.

Era algo deste tipo que querias?

Sim, era mais ou menos isso que queria... se nesse teu exemplo esse nome 'asdfasdf' vier de uma base de dados...

A informação é indexada a partir do momento que tu permites que o seja, utilizando para isso as devidas meta tags.

Esse pedaço de código deve ser colocado na tag <head>. O que esse código faz é permitir a indexação de todo o conteúdo da tua página (index) bem como permitir que os robots (sejam do google ou não) sigam (follow) os diversos links que possas ter na página.

Se só pretendes que o conteúdo daquela página seja indexado e que não haja rastreio de links podes utilizar index, nofollow.

Obrigado por postares!

No index da pagina tenho uma lista com 6 produtos e com paginação para os seguintes 6, e mais 6, etc...

Quando carrego num produto vai para a pagina www.omeusite.com/detalhes.php?id=3

Na tag meta só tenho por agora o charset="UTF-8", tenho que por na tag meta isto:

<meta name="robots" content="index, follow; detalhes, nofollow">

mais o charset..

usei ; (ponto e virgula) para separar as paginas, ou nem preciso de por o "detalhes" nessa tag meta?

Os 6 produtos nessa pagina index vão sendo alterados/removidos com o tempo (conforme se venda)... vai fazer diferença na indexação do google?

Também ontem tive a ler que é bom ter um ficheiro de texto (robots.txt) na raiz do site.. está relacionado com esse (name="robots") da meta tag?

desculpem o excesso do duvidas, mas foi ontem a primeira vez que ouvi falar desses robots...

Posted

Quando carrego num produto vai para a pagina www.omeusite.com/detalhes.php?id=3

Na tag meta só tenho por agora o charset="UTF-8", tenho que por na tag meta isto:

<meta name="robots" content="index, follow; detalhes, nofollow">

Isso está errado. Quando tu vês ali a palavra index não se está a referir à página index, está-se a referir a um comando que é dado ao robot para indexar a página (seja ela detalhes, antónio, alfredo).

O que deves colocar, em todas as páginas que quiseres ver indexadas, é apenas e só esta linha de código.

Quanto ao ficheiro robots.txt sim pode-te ser útil, pois podes bloquear acessos a pastas, etc.

http://www.robotstxt.org/robotstxt.html