wizzuu Posted June 3, 2014 at 11:14 AM Report #558044 Posted June 3, 2014 at 11:14 AM Boa tarde comunidade. Trago-vos aqui uma dúvida que estou a ter num projecto de estágio, que me está a dar cabo da cabeça xD Basicamente eu tenho uma DataGridView que vai buscar os dados a um ficheiro txt. E criei um novo formulário em que tenho uma Textbox e um botão, que vão servir para procurar um código/nome/idade/morada, uma coisa qualquer destas que decido depois, não interessa agora, simplesmente vai procurar um dos dados da tabela, numa coluna especifica da DataGridView. Eu tenho o código a funcionar, mas queria adicionar uma condição que dissesse por exemplo "Código não encontrado", se o código não existir. O problema é que para procurar os dados no ficheiro txt estou a usar um Do Until...Loop, e não sei onde devo colocar a tal condição. Deixo-vos o código aqui ( JÁ COM A TENTATIVA DA CONDIÇÃO(que não está a funcionar)), espero que me consigam dizer onde colocar e o que fazer para isto funcionar 100% , e espero que tenha sido minimamente explícito.. http://pastebin.com/iQA8TdN4
nelsonr Posted June 3, 2014 at 11:25 AM Report #558046 Posted June 3, 2014 at 11:25 AM Boas, mas é VBA ou VB.NET? Em relação à duvida, o que podes fazer é tirar o else dali e na linha depois do loop, verificas o número de linhas que está na grelha. Se for zero é porque não encontrou e então mostra a mensagem
wizzuu Posted June 3, 2014 at 11:32 AM Author Report #558047 Posted June 3, 2014 at 11:32 AM Penso que é VBA. Desde já obrigado pela resposta rápida. Só mais uma coisa, podias-me dizer o código certo para verificar o número de linhas? xD
nelsonr Posted June 3, 2014 at 11:44 AM Report #558048 Posted June 3, 2014 at 11:44 AM Não consigo experimentar mas deve ser algo assim: if Livros.dtgLivros.Rows.Count=0 Then
wizzuu Posted June 3, 2014 at 11:46 AM Author Report #558050 Posted June 3, 2014 at 11:46 AM (edited) Ok, eu vou testar depois digo alguma coisa, obrigado EDIT: Funcionou perfeitamente, muito obrigado. Nunca tinha postado nada aqui, mas fiquei com uma boa ideia disto já, por isso em princípio sempre que tiver dúvidas virei aqui 😄 Cumprimentos. Edited June 3, 2014 at 11:54 AM by wizzuu
Wagner Morel Posted June 3, 2014 at 11:36 PM Report #558152 Posted June 3, 2014 at 11:36 PM WIZZUU, Boa Noite! Não consigo testar e depurar porque pra isso precisaria dio seu arquivo ou de um exemplo do mesmo. Todavia, eu faria da seguinte forma: 1 - Primeiramente criaria u a variável do tipo Boolean chamada Achou e atribuiram False a ela logo no incício do código (Linha 20 por exemplo). 2 - Depois eu excluiria da linha 60 até a linha 68. Dentro do IF que começa na linha 49, lá pela linha 60) eu atribuiria True a variável Achou. 3 - Depois, lá na linha 71 eu incluiria um IF Achou = False Then e colaria nas linhas seguintes o código que foi cortado da linha 60 a 68, sem a linha 60 é claro (que era o ELSE). Com isso você estará testando se não teve valor fora do Loop. Ou seja, quando tiver valor, a variável Achou vai ser verdadeira e o último IF que testa a variável Achou vai ser verdadeira e não vai entrar no IF não execuitando a mensagem. A mensagem será executada caso Achou seja False. Ou seja, se nenhum valor for encontrado
wizzuu Posted June 11, 2014 at 08:22 AM Author Report #558970 Posted June 11, 2014 at 08:22 AM Obrigado pela resposta Wagner Morel, felizmente já tinha resolvido o problema com a ajuda do nelsonr, mas é sempre bom ter variadas formas de resolver as coisas.
Recommended Posts