PauloPereira17 Posted May 31, 2014 at 08:40 PM Report #557751 Posted May 31, 2014 at 08:40 PM Boa noite Estou a fazer um trabalho para a faculdade e queria lançar uma exceção. Dividi o meu projeto em UI e Model O problema é que eu quero lançar a exceção numa classe da Model que não esta diretamente ligada á UI, mas queria tratar a exceção na UI pois queria apresentar um JOptionPane caso a exceção seja lançada. Isto é possível? Obrigado
Knitter Posted May 31, 2014 at 08:56 PM Report #557754 Posted May 31, 2014 at 08:56 PM Sem saber como é que a ligação da componente UI é feita à componente Model é difícil. Possível é, mas depende como tens o código feito. No entanto, confirma se não seria melhor usares outro mecanismos que não o de excepções porque parece que estás a querer controlar fluxo do programa.
PauloPereira17 Posted May 31, 2014 at 09:01 PM Author Report #557755 Posted May 31, 2014 at 09:01 PM Tenho uma classe na UI responsável pela construção da Janela que tem uma variável de instância de um tipo que está no pacote model que por sua vez tem uma variável de outro tipo que esta em model e é nessa classe que vou lançar a exceção. Para mim fazia sentido tratar a exceção na classe que chama a classe onde é lançada... Mas eu gostava de tratar na UI para ter toda a interface gráfica junta. Mas talvez a solução mais simples seja usar outros mecanismos =/
KTachyon Posted May 31, 2014 at 10:27 PM Report #557762 Posted May 31, 2014 at 10:27 PM Utiliza um sistema de eventos/notificações. Apanhas a excepção e lanças um evento. Do outro lado estás à espera de ouvir o evento para executar alguma coisa. Isto é especialmente útil para casos em que tens que lançar operações em vários objectos que não se conhecem. “There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.” -- Tony Hoare
Recommended Posts