Jump to content

Recommended Posts

Posted

Boas pessoal, tenho em mãos um programa que me pede para calcular várias coisas, como o paralelo/série, de resistências, bobines e condensadores, essa parte é simples, uma vez que é só fazer um switch-case para cada uma com uma função main no final, no entanto tenho que apresentar o histórico de todas as operações feitas pelo programa e eu não faço a menor ideia de como o fazer, isto é, tenho de apresentar num ficheiro de texto o histórico de todas as operações, será que alguém me pode ajudar?

Com os melhores cumprimentos, João Cruz.

Posted (edited)

Ou seja, tens de criar um log file, estou correcto?

Essencialmente o que fazes é abrir o ficheiro log e escrever nele o que está a acontecer no programa. Para isso crias uma função que recebe os dados e os traduz no ficheiro.

Por exemplo:

int foo(int n) {
  logfile("Recebi um numero!");  // escreve no ficheiro log
  // ...
}

A função pode, e deve, receber mais alguns argumentos com informação especializada.

Cumprimentos.

Edited by thoga31

Knowledge is free!

Posted

Nunca ouvi falar desse "logfile" podia expressar melhor como o usar?

Ainda sou novinho em programação visto o meu curso só ter duas cadeiras de programação e eu nunca ter tido antes, obrigado pela compreensão !

Posted

Tens de ser tu a implementar a função. Eu chamei-a de "logfile", mas podes dar outro nome.

O que te é pedido é que tens de escrever num ficheiro o que está a acontecer no programa. Ora, sendo assim, tens de abrir um ficheiro e escrever nele os acontecimentos. A este género de ficheiros chamamos de log files.

Entendeste o que te é pedido?

• Vote 1

Knowledge is free!

Posted (edited)

Sim entendi o que é pedido, tenho tudo estruturado, o problema é passar tudo o que tenho na minha cabeça para linguagem c, estou todo baralhado...

Pois, nesse aspecto não podemos ajudar muito.

O primeiro passo é dividir o problema em pedaços. Se tentas pensar em tudo de uma vez só, vais-te perder. O primeiro passo é estruturar o programa em si - a parte de cálculo. Não te esqueças de dividir também esta componente em diferentes partes (que se vão reflectir em diferentes funções).

Depois disto, torna-se simples adicionar o dito ficheiro. Só depois crias a função que escreve no ficheiro, e depois vais adicionando ao longo do programa chamadas a essa função.

Edited by thoga31

Knowledge is free!