dianaemanuel Posted May 30, 2014 at 12:56 PM Report #557671 Posted May 30, 2014 at 12:56 PM Boas tardes, Estou a criar uma página de login mas estou com uma dúvida que é a seguinte: é possível eu poder bloquear um site para só permitir fazer um único login por utilizador? Obrigado.
nelsonr Posted June 18, 2014 at 02:33 PM Report #559616 Posted June 18, 2014 at 02:33 PM Boas, só vi agora este topico. Podes guardar numa tabela quando um utilizador faz login e remover quando faz logout. Quando vai tentar fazer login, verificas primeiro se o utilizador está registado nessa tabela. Se tiver indicas que já está logado em outra sessão. O unico problema que podes ter é caso o utilizador não faça logout, fica com um registo preso e impede de fazer novo login. Mas também há formas de tentar dar a volta a esta situação
dianaemanuel Posted June 20, 2014 at 12:51 PM Author Report #559843 Posted June 20, 2014 at 12:51 PM Podes guardar numa tabela quando um utilizador faz login e remover quando faz logout. Quando vai tentar fazer login, verificas primeiro se o utilizador está registado nessa tabela. Se tiver indicas que já está logado em outra sessão. Pensei em fazer isto assim mas depois tenho problema que referes a seguir. Sabes-me dizer como se pode fazer isto se o utilizador não fizer logout?
nelsonr Posted June 20, 2014 at 01:50 PM Report #559848 Posted June 20, 2014 at 01:50 PM (edited) Podes guardar o IP do utilizador junto nessa tabela. Quando fazes login, caso o utilizador ja exista e o IP seja o mesmo, deixa entrar na mesma E tambem podes guardar uma data de ultima atividade que é atualizada de X em X minutos (podes ter na pagina uma chamada ajax ao servidor so para atualizar a data). Quando tentas fazer login, caso o utilizador ja exista na lista, verificas a data de actividade. Se o utilizador registado tem a data/hora de atividade há mais de 1h por exemplo, aceitas na mesma o login Podes também, se ao fazer login tiver lá ja o registo do utilizador mas com outro IP, removes esse registo e deixas o utilizador entrar. Na aplicação, de X em X tempos verificas se existe um registo para o utilizador atual com o IP atual. Caso não exista, forças o logout. Assim so permite um utilizador com o mesmo login de cada vez. Isto tambem depende um bocado de que tipo de aplicação é e quanto rigoroso queres que seja o controlo. Podes tambem guardar o id da sessão nessa tabela. Assim se entrares noutra sessão com o mesmo utilizador, removes o registo (caso exista) e adicionas para a nova sessão. De X em X tempos verificas se esta registado o utilizador com esse id de sessão. Se não tiver forças o logout. Edited June 20, 2014 at 01:48 PM by nelsonr
Recommended Posts