Jump to content

[Resolvido] Atribuição de valores de um consulta para uma variavel

whize13
 Share

Recommended Posts

Desculpem lá estar sempre a meter post é que nunca falei muito nesta matéria e estou em estágio e assim aproveito para adiantar a PAP(Prova de Aptidão Profissional). O erro é o seguinte "Incorrect syntax near '='." mas não entendo o porque

Private Sub btnLogin_Click(sender As Object, e As System.EventArgs) Handles btnLogin.Click
 Classe.ligacao.Open()
 Dim RegistoDados As SqlDataReader

Dim queryContarProfs As New SqlCommand("SELECT COUNT(*) FROM Professores WHERE CCProf ='" & txbUser.Text & "' and PWDCOMPARE( '" & txbPass.Text & "', NIFProf =1)", Classe.ligacao)
 Dim teste As Integer
 teste = queryContarProfs.ExecuteScalar
 MsgBox(teste)
End Sub

Muito bem, agora já me não me dá o erro e a msgbox aparece.

Com o ExecuteScalar devolve-me o valor 0, e o que eu pretendia era que me devolvesse 1 por isso mudei para ExecuteNonQuery e devolve o valor -1 não entendi a logica.

Não mudes o comando sem perceberes para que serve.

Se o teu objectivo é ler o resultado do count(*), usa o ExecuteScalar.

O que o edazevedo quer dizer, é que o ExecuteScalar retorna uma variavel do tipo object, que estás a atribuir a uma variavel do tipo inteiro. Normalmente tem de se fazer o cast, mas julgo que o VB.NET faz isso automaticamente.

De qualquer maneira, se usando o ExecuteScalar retorna zero é porque não existem registos que preencham os requisitos do where.

Estás a comparar a password com o campo NIFProf, é mesmo o pretendido? Este campo está com hash?

Sim é o pretendido, e sim o meu amigo encriptou o campo NIFProf porque será utilizado como password.Mas já resolvi o problema porque lhe liguei ele ele explicou-me uma coisa mal e então e estava a por dados a mais no nif que não devia e por isso retornar o 0. Mais uma vez um grande obrigado pois sem este Forum não aprenderia tanto e tornaria mais dificil a minha PAP. Ja agora o que entendem por objecto no que refere ao ExecuteNonQuery.

http://msdn.microsoft.com/en-us/library/twcxd6b8.aspx

Por outras palavras, uma variável do tipo object pode ser de qualquer tipo, desde dados simples, como é o integer, a dados complexos como seja qualquer tipo de classe.

A chamada à função ExecuteScalar devolve dados do tipo object que devem ser convertidos para integer, long ou double dependendo dos valores esperados.

(corrigido depois de ver o post do nelsonr 😉 )

Edited by edazevedo

Ja agora o que entendem por objecto no que refere ao ExecuteNonQuery.

Não é no ExecuteNonQuery, é no ExecuteScalar, o retorno é do tipo object.

O ExecuteScalar retorna o primeiro campo do primeiro registo que tiveres a executar.

Isso tanto pode ser uma data, um número, um texto, etc. Ou seja, o ExecuteScalar tem de permitir retornar qualquer tipo. Então usa o tipo object, que é o tipo base que engloba os outros todos.

O ExecuteNonQuery retorna sempre inteiro, que é o número de registos afetados pelo comando usado