crislanio_macedo Posted May 27, 2014 Report Share Posted May 27, 2014 Este é um exemplo simples, mas que não está a dá certo. Alguém poderia ajudar-me a corrigi o problema? Prelude> :l random.hs [1 of 1] Compiling Main ( random.hs, interpreted ) random.hs:7:1: Parse error: naked expression at top level Failed, modules loaded: none. Prelude> Estou a ter dificuldades no que refere a usar a função randomRIO. import qualified System.Random as R main :: IO () main = do n <- R.randomRIO (1, 5); putStrLn $ "Este é o valor aleatório: " ++ show n Link to comment Share on other sites More sharing options...
thoga31 Posted May 27, 2014 Report Share Posted May 27, 2014 (edited) main = do n <- R.randomRIO (1, 5); -- o que é este ponto e vírgula está aqui a fazer? Edited May 27, 2014 by thoga31 Knowledge is free! Link to comment Share on other sites More sharing options...
crislanio_macedo Posted May 28, 2014 Author Report Share Posted May 28, 2014 Realmente isto não era para está aqui, mas o erro persiste. main = do n <- R.randomRIO (1, 5); -- o que é este ponto e vírgula está aqui a fazer? Link to comment Share on other sites More sharing options...
crislanio_macedo Posted May 28, 2014 Author Report Share Posted May 28, 2014 (edited) Até que enfim, um contexto que queria mostrar-lhes. Aqui segue abaixo um exemplo de randomRIO. Me expliquem e me corrijam quanto a seguintes afirmações. Neste dado código, o let serve para pegar um contexto puro do 'do', como o do gerou um contexto de impuro para puro (de uma saída de y m d com IO ele tirou IO). Quanto a -> faria sentido usa-lo de que forma ? Somente quando está com o do ?ele aglutina acções! Bom o do me obriga a ter como saída final uma acção que seja impura, no caso a última acção foi o return s que mostra este contexto impuro. A seguinte afirmação que seque por exemplo era se eu poderia gerar um contexto puro como saída final ? exemplo, o do faria com que 'entrasse ' na caixa uma [stringIO] e retiraria o IO e ficaria somente String(mas a último comando me obrigaria a me retornar um contexto impuro neste caso StringIO), agora eu teria como converter essa saída gerada para de StringIO para String e me retornar um contexto Puro ? import System.Random as R main = do s <- ( inputDia 0 0 0) putStrLn s return () fnc :: Integer -> IO Integer fnc m = randomRIO (1, m) inputDia d m a = do d <- fnc 31 m <- fnc 12 a <- fnc 2014 let s =show d ++ " de " ++ show m ++ " de " ++ show a return s Edited May 28, 2014 by thoga31 GeSHi Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts