Ricardo Costa Posted May 26, 2014 at 08:06 AM Report #556948 Posted May 26, 2014 at 08:06 AM Boa dia, Sou novo aqui no forum, gostaria de saber se é possivel controlar a temperatura de um resistência eléctrica atravez de de um termopar. Como o meu autómato têm uma entrada análogica, não sei se é possivel controlar directamente com o autómato essa mesma resistência. Eu tenho uma resistência electrica que a temperatura têm que andar por volta dos 125 ca 150ºc. Eu colocava o meu termopar a ler a temperatura que por sua vez dava essa informação ao automato para ligar ou desligar a saída que esta a controlar a resistência. É Possivel? Ainda não sei qual vai ser o autómato que vou comprar por esssa situação. Fui a duas lojas de autómação, eles disseram que preciso dos controladores de temperatura, não sei se é mesmo verdade, ou querem que gaste muito dinheiro no meu sistema. É que cada sistema de controlo de temperatura custo por volta de 115€. Cumprimentos
bubulindo Posted May 26, 2014 at 08:59 AM Report #556952 Posted May 26, 2014 at 08:59 AM Que autómato? Que termopar? Perguntaste acerca do que pretendiam dizer com controladores de temperatura? O sistema é só para controlar temperatura ou para algo mais? Qual a precisão do controlo de temperatura que pretendes? O que me parece é que na loja te disseram (não directamente) que não precisas dum autómato para fazer isso uma vez que existem já controladores dedicados para controlar temperaturas. Claro que o autómato consegue fazer isso, mas é quase como usar um Ferrari para ir à mercearia no fundo da rua. Olhando ao método de controlo que pretendes usar, na realidade o que queres é um termostato... include <ai se te avio> Mãe () { }
Ricardo Costa Posted May 27, 2014 at 11:50 AM Author Report #557094 Posted May 27, 2014 at 11:50 AM Bom dia, Eu ainda não sei qual vai ser o automato que vou comprar. Esse automato não é só para controlara a temperatura, também vai controlar 3 electrovalvulas e 2 motores eléctricos. Eu falei no termopar, porque preciso de algum componente que me indique a temperatura das resistências. A precisão que necessito pode variar 1 a 3ºC. Eles na loja disseram que tinha que ter um interface entre a resistência e o automato, que era essa controlador de temperatura. A questão é, eu preciso dum autómato para controlar as electrovalvulas e os motores, queria também controlar as resistências com o autómato. Será que não dá para controlar as resistências com uma entrada analogica do autómato? Cumprimentos,
bubulindo Posted May 27, 2014 at 04:44 PM Report #557149 Posted May 27, 2014 at 04:44 PM Dá... Olha para PT100 ou PT1000 para sensores de temperatura. Sei que a Siemens tem uma carta de entradas para ligar sensores PT100 e PT1000. Depois precisas de algo para controlar a resistência. Eu já vi uns módulos da OMRON que fazem isso. Electroválvulas, etc... Lembra-te que com o autómato precisas de software para o programar e isso pode ser mais caro que o autómato em si. Agora que sabes o que procurar em termos de sensores, começa por pesquisar os actuadores para válvulas e resistência e depois vês quantas entradas e saídas vais precisar e de que tipo. Com essa informação, procura por um autómato que faça isso de forma baratucha. Nota que se fores fazer mais projectos destes no futuro, podes sempre reutilizar o software de programação. include <ai se te avio> Mãe () { }
Ricardo Costa Posted May 27, 2014 at 05:02 PM Author Report #557157 Posted May 27, 2014 at 05:02 PM Olá, Então vou sempre precisar de uma carta própria para ler esses sensores de temperatura?? Com um autómato com entradas digitais e analógicas normais não é possível controlar as resistências electricas? Eu já tenho as electroválvulas que necessito, agora só preciso de saber que autómato vou necessitar e as cartas que preciso nesse mesmo autómato. As electroválvulas vou controlalas por temporizadores. Então mas o software de programação não é só ir a pagina da net e sacar? Cumprimentos.
bubulindo Posted May 28, 2014 at 04:49 PM Report #557395 Posted May 28, 2014 at 04:49 PM Nao... o software de programacao e bem pago... quanto as entradas analogicas, depende da carta em si. Existem umas que dao, outras que nao. Acho que deves pesquisar um pouco mais acerca dos custos envolvidos em usar um automato e depois voltar ao projecto. include <ai se te avio> Mãe () { }
Recommended Posts