Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

thoga31

Novo site da Revista - sugestão

Mensagens Recomendadas

thoga31

Revista PROGRAMAR sempre a inovar :D

Reparei que têm um site novo baseado no Wordpress, e primeiro que nada tenho de dar os parabéns pela renovação. O site está deveras mais limpo, agradável e "respirável".

Notei também que estão a começar a colocar os artigos online no blog ligado aos autores, havendo listas do Staff (antigo e actual) e Autores (com contagem de artigos publicados).

Bom, palavras para quê? O que é bom é para se ver, e recomendo vivamente a todos os leitores que dêm uma vista de olhos pelo site e que o explorem! Está muito agradável.

Venho igualmente dar uma sugestão. Há membros aqui no fórum (eu incluído) que desenvolveram ou desenvolvem aplicações para a Revista. Temos neste momento aplicações para Windows no geral, Windows 8, Windows Phone, GNU/Linux, e está a caminho uma versão para Android pelas mãos de um colega Delphiano.

Talvez fosse interessante listar estas aplicações no site. Tinha pelo menos duas vantagens: 1) teríamos uma lista organizada das aplicações já existentes, e 2) promovia o uso destas aplicações, o que é um pro bono para a comunidade e em especial para a Revista.

Eu voluntario-me para listar as aplicações e documentá-las (autor, versão, OS-alvo, site, mini-screenshot...) para que o autor do site apenas as tenha de colocar sem ter de fazer todo este trabalho. Digam-me apenas como o devo fazer e a quem devo enviar a informação. ;)

Cumprimentos,

thoga31.

Knowledge is free! | Occasional Fortnite player

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
apocsantos

Boa noite,

A plataforma antiga deixou de ser mantida, mas ainda tem a ultima edição, está apenas num folder separado do "principal".

A nova plataforma tem como objectivo inovar, optimizar e trazer mais funcionalidades. Em breve todas serão dadas a conhecer.

Quanto às aplicações de download das edições bastará alterar o URL de download, mas com os artigos disponiveis em HTML, uma boa ideia seria além de fazer download da edição, permitir ver por exemplo o artigo directamente.

@Thoga31, uma vez que estás disponível para fazer os screen-shots e textos para as app's, se não te importares, agradeço.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

assinatura.jpg

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
thoga31

Estive a ver, e há duas aplicações descontinuadas: uma minha para Windows (perdi a source) e outra do Caio Proiete. Acho que não vale a pena listá-las.

Vou então fazer o documento com as aplicações e depois envio-te ;)

Editado por thoga31

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Colector Boy

Penso que e uma boa ideia.

Quanto ao novo site considero 2 coisas.

1-> Este novo site parece ter mais funcionalidades o que e optimo.

2-> Gosto mais do antigo layout.

Gosto da opcao que o antigo layout tinha de poder numa pagina ver as capas de todas a edicoes.

Penso que podiam ter deixado essa opcao mas agora as proximas revistas ficavam noutra pagina, isto e, ficavamos com 2 paginas.

A 1a tinha as revistas mais recentes e a 2a ficava com as mais antigas.

Quando a 1a pagina ficasse cheia passava 1 elemento para a 2a ate que a 2a ficasse cheia e fosse necessario criar uma 3a pagina.

Penso que se podia ter as 2 opcoes quem gostasse de ver as revistas dessa forma via quem preferisse ver por ano via por ano.

Podiam permitir ver o antigo layout para que se possa fazer uma comparacao mais completa.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
apocsantos

Boa tarde,

Será uma ideia a ter em conta.

Neste momento existem mais funcionalidades disponíveis nesta versão da plataforma, algumas delas apenas disponiveis para autores de artigos.

A nova plataforma irá sendo ajustada conforme se revele mais necessário.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

assinatura.jpg

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
thoga31

Gosto da opcao que o antigo layout tinha de poder numa pagina ver as capas de todas a edicoes.

Na barra superior tens uma série de menus drop-down, certo? Podes carregar directamente neles. ;)

Se clicares directamente em "Edições" tens a dita lista ipsis verbis.

Quanto à ideia de ter a lista por páginas, até faz sentido.

Mais, à semelhança do drop-down, as edições podiam estar organizadas por anos. Ou seja, ter um "título" com o ano seguido das respectivas edições. No título também podia estar a numeração que abrange. Por exemplo, "2013 (edições 39-43)" ou algo do género. Não sei se se justifica, mas fica a ideia ;)

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Rui Carlos

Como já referiram, a lista de edições já existe.

Quanto a organizar a lista de edições por ano, é uma opção, mas não sei até que ponto daria bom resultado devido a algumas "irregularidades" nos lançamento da revista.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Colector Boy

Antes de mais quero agradecer as respostas.

Quero tambem dizer que nao tinha reparado que existia essa lista de revistas.

A ideia de ter uma lista por paginas era no sentido de nao ter demasiadas revistas por paginas.

A pergunta que faco e: nao e possivel ter as funcionalidades que se tem agora mas com a template antiga?

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
apocsantos

Boa noite,

@Colector Boy: Todas não! Pelo menos não neste momento. Existem outras prioridades que estão a ser atendidas.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

assinatura.jpg

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Rui Carlos

A pergunta que faco e: nao e possivel ter as funcionalidades que se tem agora mas com a template antiga?

Não sei exactamente ao que é que te referes com o "template antigo", mas se em termos de aspecto até pode ser discutível qual a melhor opção, do ponto de vista técnico (estruturação da página, informação semântica, acessibilidade, SEO, etc.) não há comparação entre os templates.

Em todo o caso, o site ainda está a ser melhorado. De referir também que várias partes do novo site foram adaptadas (dentro do possível) do site antigo.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
nelsonr

A minha unica critica sobre o site é das cores usadas

Eh pa, aquele verde sobre o vermelho escuro fica assim...digamos...esquisito :D

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Rui Carlos

Por acaso o vermelho foi inspirado no site antigo.

Mas aceitam-se sugestões para combinações de cores alternativas (eu também não acho a combinação grande coisa, mas não consegui chegar a combinação melhor).

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Rui Carlos

A estrutura do site antigo não é propriamente igual à do novo site, pelo que não há um mapeamento directo.

Ainda assim, poderemos vir a adoptar mais detalhes do site antigo no novo no futuro.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
thoga31

Sugiro a combinacao de cores do antigo site pois considero-a uma boa combinacao.

Maroon e branco? A haver uma nova combinação, eu acho que apostaria em cores novas, mais alegres e menos pesadas (considero o maroon ultrapassado).

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
cdgramos

Eu gosto dos cinza escuros, misturados com branco (e.g. http://www.os-templates.com/website-templates/template-demos/free-website-templates/rs-1200-prototype-43/thumb.jpg) . Para destacar conteúdos(links, etc, ...) gosto do laranja... mas lá está, é uma questão de gosto!

Uma coisa que acho que faz falta no site é um template de artigo(odt,doc,tex) contento a forma como deve estar estruturado, como fazer referências, etc... Isto torna o trabalho dos revisores mais fácil e dá um aspecto mais cuidado da revista.

Fica a sugestão :)

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
thoga31

Sorry

The requested page or file can't be found or was hotlinked.

Possible Reasons Causing This Problem:

A typing error may have occured in the browser address bar.

The page or file may no longer exist or has been deleted.

The link you clicked may have been referenced incorrectly.

The page or file may have been moved to a new resource.

While you are here, please feel free to subscribe to our RSS feed.

Uma coisa que acho que faz falta no site é um template de artigo(odt,doc,tex) contento a forma como deve estar estruturado, como fazer referências, etc... Isto torna o trabalho dos revisores mais fácil e dá um aspecto mais cuidado da revista.

Eu também me voluntario para isto :D

Mas atenção, o formato *.tex fica de fora. Ele é todo catita, mas a Revista não é editada em LaTeX. Portanto, os formatos devem ser *.doc(x) ou *.odt ;)

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
apocsantos

Boa noite,

Todas as sugestões serão tidas em consideração.

Quem já pediu o reset da password na nova plataforma, já pode aceder ao back-office e ver os seus artigos lá e o novo workflow (o antigo ainda se mantém), mas já está disponivel o novo workflow de artigos.

Entretanto vou tentar disponibilizar em .odt e em .doc um modelo de artigo todo estruturado.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

assinatura.jpg

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Rui Carlos

Parte desta informação está já acessível aos revisores que pediram acesso ao site. O site tem um local para documentação interna.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
thoga31

Parte desta informação está já acessível aos revisores que pediram acesso ao site. O site tem um local para documentação interna.

E para o mais comum autor? ;)

Também acho importante haver um template público. Eu já revi artigos em tempos, e a heterogeneidade de estilos dos documentos é uma dor de cabeça.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
apocsantos

Boa tarde,

@thoga31: Enviei o e-mail para todos os autores que tinha os e-mails na lista de contactos do e-mail da revista. Os restantes basta indicarem-me por PM o e-mail que eu forneço as instruções para terem acesso.

Já existem autores com acesso às funcionalidades destinadas aos autores, incluindo as que pretendes acesso. Indica-me o mail por PM, que já te trato disso.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

assinatura.jpg

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
cdgramos

@apocsantos, acho que não era preciso tanta formalidade para ter acesso a um simples template. O template devia de estar pública no site, até porque quem quer escrever o seu primeiro artigo não tem ideia de como o deve fazer.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
apocsantos

Boa tarde,

@cdramos: não é uma formalidade, apenas não inserimos os e-mails de toda a gente na BD, porque não os temos. E para já mantemos o antigo workflow paralelamente com o novo workflow via site.

Creio que também recebeste o e-mail. Caso não tenhas recebido indica o e-mail e eu mando-te as instruções para fazeres reset da password na nova plataforma, e teres acesso a essas funcionalidades.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

assinatura.jpg

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Rui Carlos

@apocsantos, acho que não era preciso tanta formalidade para ter acesso a um simples template. O template devia de estar pública no site, até porque quem quer escrever o seu primeiro artigo não tem ideia de como o deve fazer.

Também há instruções para os autores, desde que esteja registado. Actualmente esperamos que todo o workflow passe pela plataforma da revista, o que inclui a proposta do artigo. Ou seja, antes do autor escrever o artigo, era esperado que se registasse e apresentasse a ideia no backend do site. Quando chegar à fase da escrita, já terá acesso à informação necessária.

Adicionalmente, se o artigo for submetido através do site, não há grande necessidade de template (nem estou a ver como é que podia ser disponibilizado um). É só seguir as regras básicas do HTML (usando devidamente as h*, p, strong, em, code, pre, img, etc.). Há meia dúzia de detalhes mais específicos, que estão devidamente documentados. Com isto, o CSS do site faz o resto.

Mas o mais provável é que a generalidade dos autores não façam os artigos em HTML, pelo que será alguém do staff a encarregar-se de aplicar as regras de formatação (como de resto tem sido feito para os artigos que já estão na plataforma). Neste caso, será apenas conveniente que os autores usem estilos, e não se ponham a formatar tudo à mão. Mas isto não são regras específicas para a revista, são regras que qualquer pessoa deve seguir se quiser escrever um documento como deve ser.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.