Jump to content

Recommended Posts

Posted

Olá a todos, queria abrir aqui um tópico de discussão que penso que deve interessar a muita gente que desenvolva para dispositivos móveis e que queira dar a conhecer a sua aplicação.

Eu fiz a minha primeira aplicação para android, um jogo, porque sempre gostei de jogos, não só para poder aprender sobre este tipo de desenvolvimento, mas também para conhecer um pouco melhor como funciona esse mercado.

Apesar de ter dedicado muitas boas horas no desenvolvimento, neste momento considero que essa foi a parte "fácil", porque o que é mesmo difícil é fazer com que o jogo (poderia ser qualquer tipo de aplicação), consiga chegar ao publico e que seja conhecido.

Publicar no google play é simples, no entanto fazer com que alguém descubra a aplicação é que é quase impossível, com a quantidade enorme de aplicações que são lançadas diariamente. Para mim há uma grande diferença entre o descarregar o jogo e depois desinstalá-lo e o não ser sequer descarregado, e eu estou neste segundo caso. A conclusão que chego para já é que nem sequer o descobrem.

Existem formas gratuitas para conseguir dar alguma notoriedade?

Já ponderei investir um pouco em publicidade, e já tomei conhecimento de várias locais para o fazer. A minha dúvida é se vale a pena o investimento e quais os meios mais eficazes.

O que eu pretendia era que, caso alguém já tenha experiência nestes assuntos, que partilhasse as suas experiências, boas ou más. Isso seria excelente. Ambas servem para aprendermos, aproveitar os bons exemplos e evitar erros que já tenham cometido.

Considero que nem sempre criar um bom produto é o mais importante, o importante é conseguir chegar ao nosso público de forma eficaz. Tenho visto bons produtos a serem ignorados pelo mercado e produtos de menor qualidade a terem muito sucesso.

Posted

Considero que nem sempre criar um bom produto é o mais importante, o importante é conseguir chegar ao nosso público de forma eficaz. Tenho visto bons produtos a serem ignorados pelo mercado e produtos de menor qualidade a terem muito sucesso.

É normal, o investimento traz benefícios a médio/longo prazo.

Saberás tão bem como eu que, sem investimento, os melhores meios para adquirir clientes são as redes sociais.