Jump to content

checked list box

Kattaleya
 Share

Recommended Posts

Olá, estou a fazer um programa mas tem de ser utilizado em rede por varias pessoas, e como uma base de dados não dá, pois se um computador actualiza-se o outro já não teria essa nova modificação, por isso fiz por ficheiros. Os dados dos clientes são todos guardados em ficheiros, mas para pesquisarem por um cliente eu queria usar uma textbox e uma checked list box e escolhiam quais os clientes que queriam ver e aparecia na DataGridView. Tou completamente em branco de como por os ficheiros que vão sendo criados na checked list box e quando apagado um ele desaparecia da checkedlistbox. a textbox é para o utilizador introduzir o nome ou código do cliente e na checkedlistbox aparecer somente esse(s). Estou a trabalhar no visual studio 2010.

Se alguem me conseguir ajudar Obrigado 🙂

Porque não dá para os utilizadores utilizarem ao mesmo tempo em vários computadores, alem que não posso por uma base de dados em cada computador porque se for inserido um novo cliente tenho de inserir nos vários computador e é aborrecido visto que está sempre a ser introduzidos novos utilizadores.Mas por ficheiros funciona.

* ser introduzidos novos clientes

Porque já experimentei e não dá para 2 pessoas em computadores diferentes acederem a mesma base de dados ao mesmo tempo. da erro.

estando a base de dados num computador central

mas o meu problema é como meter os ficheiros na checkedlist box

este é algum do código de como fiz os ficheiros

' Cria uma pasta.

My.Computer.FileSystem.CreateDirectory(CurDir() & "\Clientes\" & codTB.Text)

'SUJEITO A ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

My.Computer.FileSystem.CreateDirectory(CurDir() & "\Clientes\" & CodTB.Text & "\SujeitoA")

' escrever e guardar texto

' Nome

escrever = My.Computer.FileSystem.OpenTextFileWriter(CurDir() & "\Clientes\" & CodTB.Text & "\SujeitoA\nome.dat", True)

escrever.Write(nomeTB.Text)

escrever.Close()

' Deve

escrever = My.Computer.FileSystem.OpenTextFileWriter(CurDir() & "\Clientes\" & CodTB.Text & "\SujeitoA\deve.dat", True)

escrever.Write(deveTB.Text)

escrever.Close()

Porque já experimentei e não dá para 2 pessoas em computadores diferentes acederem a mesma base de dados ao mesmo tempo. da erro.

O problema está aqui. Qualquer base de dados tem de permitir mais do que um utilizador em simultaneo.

Se estás a usar base de dados tipo Access, tens de certificar que não abres a ligação em exclusivo.

Acho que não vale a pena tentares inventar com ficheiros.

Um programa anterior criado em Visual studio 2010 onde o modo foi Microsoft SQL Server Compact 3.5 (.NET Framework Data Provider for Microsoft SQL Server Compact 3.5), dois utilizadores ao irem buscar qualquer informação à base dados na rede ao exacto mesmo tempo dava um erro de framework a dizer file sharing violation e não deixa ir buscar os dados.

E a razão pelo qual não quero base de dados tipo Access é porque a empresa não quer comprar o access.

Ok, não vou insistir mais (e já agora, se tiverem dois utilizadores a gravarem no mesmo ficheiro?)

Assim sendo, precisas de fazer exactamente o que? tens uma data de registos num ficheiro de texto e queres ler para apresentar numa checkboxlist?

Errr, já agora, esses ficheiros vão ficar gravados exactamente onde? Numa pasta partilhada e acessível por todos os computadores?

E o computador onde vai estar essa pasta está sempre ligado?

Agora em relação aos ficheiros, que acontece quando 2 computadores tentarem gravar ao mesmo tempo? Fica um parado à espera que outro liberte?

Vao ficar gravados em um computador que sim estará sempre ligado e com acesso apenas na rede interna da empresa, e nunca irá acontecer o caso de abrirem dois registos ao mesmo tempo até porque cada empregado irá abrir o arquivo da pessoa em questão que está a tratar.

Mesmo que acontece-se nunca ia dar erro porque ele ia ler os dados dos ficheiros e coloca-los na textbox, a unica coisa que iria acontecer era que se duas ou mais pessoas carregarem o mesmo arquivo apenas a última a gravar é que será permanente, sendo a outra anterior apagada.

epah eu tou a fazer um programa para uma contabilidade. eles têm lá as informações dos clientes , mas como são várias pessoas a atender clientes o excel que estao a utilizar não dá pois têm de gritar de um lado para o outro a perguntar quem tem o programa aberto porque só pode ser aberto por uma pessoa de cada vez. é o meu estagio por isso pediram me para fazer um programa para isso parar de acontecer. no meu curso só dei visual basic no visual studio 2010 por isso é o unico que sei trabalhar. mass não sou muito boa a programação. tive a procura e a solução que encontrei para eles foi por na rede por ficheiros. e ja meti a guardar. mas o antigo programa deles têm uma especie de pesquiza com checked list box e nao queria mudar isso porque eles habituaram se assim. escrevem na textbox a pesquisa, mas eles tem várias informacoes do clientes e as vezes nao querem pesquisar por nome ou codigo do cliente , mas por nib, ou contacto ou w/e. queria que quando inseriam na textbox a infomaçao que têm , que na checked aparece-se o cliente que contêm essa informação. e depois de seleccionado o cliente quando metessem OK essa infomação aparece-se na DataGridView conforme a ordem que está.