Jump to content

Engenharia Informática vs Informática de Gestão

alex17
 Share

Recommended Posts

Boas!

Sendo que estamos a acabar o ano lectivo e no meu caso é o ultimo, tem de se pensar em todas as opções disponíveis. Quero seguir a vertente da tecnologia mas não sei bem as diferenças entre estes dois cursos. tenho algumas perguntas para vocês:

1º- quais as principais diferenças?

2º - Em termos de saidas profissionais, o que cada um dá, e qual deles tem maior taxa de empregabilidade?

3º - Uma coisa que nos preocupa a todos nós,o salario diferencia muito? e já agora quanto em média se recebe em cada um deles.

4º - Como são estes dois trabalhos no terreno?

Pessoal que esteja em engenharia informatica e informatica de gestão que se acuse 🙂

Edited by alex17

Engenharia informática

A Licenciatura em Engenharia Informática forma profissionais capazes de responder com agilidade aos desafios organizacionais em que a tecnologia possa valorizar as componentes do conhecimento e da inovação, não se limitando a uma intervenção ao nível da eficiência e informatização dos processos.

A Licenciatura oferece uma formação de base em domínios científicos gerais na área científica da Engenharia Informática. Os licenciados adquirem uma formação sólida que os habilita a fazer face a um ambiente profissional competitivo e dinâmico. A formação assenta numa forte componente teórica e experimental que garante as capacidades para lidar com os desafios da Engenharia Informática, e em simultâneo responder aos desafios da gestão empresarial..

A formação geral da Licenciatura oferece ao aluno as competências técnicas e científicas para desempenhar funções em qualquer área da Engenharia Informática, por exemplo:

• Integrar equipas de desenvolvimento de sistemas informáticos complexos, por exemplo nas áreas da banca, seguros, administração central, multinacionais, etc.;
  • Especificar, conceber e desenvolver sistemas de informação adequados aos objectivos e necessidades das empresas e à sua cultura organizacional;
  • Conceber, desenvolver e manter redes de computadores;
  • Gerir e organizar o conhecimento de uma empresa em diversos formatos e conteúdos, bem como modelar e desenvolver conteúdo multimédia.

Informática de Gestão:

A licenciatura em Informática de Gestão tem como principais objetivos formar profissionais na área dos Sistemas de Informação e da Gestão. Nesta medida, pretende-se que os licenciados com este curso venham a ser profissionais capazes de utilizar, conceber, desenvolver e rentabilizar Sistemas de Informação de suporte às organizações tanto públicas como privadas, através do conhecimento e aplicações das várias vertentes da gestão de Sistemas de Informação.

Os alunos de Informática de Gestão ficarão preparados para se envolver num conjunto de actividades organizacionais, das quais se destacam:

• Análise e Design de Sistemas
  • Desenvolvimento de Sistemas de Apoio à Decisão (Investigação Operacional)
  • Desenvolvimento de Sistemas de Apoio à Decisão (Business intelligence)
  • Desenvolvimento de Sistemas de e-Business e e-Commerce
  • Gestão de Projetos
  • Gestão de Sistemas de Informação
  • Gestão de Processos de Negócio (Business Process Management)
  • Integração de Sistemas
  • Auditor de Sistemas de Informação
  • Analista de Processos de Negócio (Business Process Management)
  • Docente e/ou investigador.
  • Consultor de Sistemas de Informação
  • Consultor de Business Intelligence

O principal papel do Informático de Gestão nas organizações será a Gestão dos Sistemas de Informação nas suas diferentes vertentes, nomeadamente de Planeamento, Desenvolvimento e Exploração de Sistemas de Informação.

Os alunos de Informática de Gestão estão aptos a desempenhar, entre outras, as seguintes funções:

• Gestor de Sistemas de Informação
  • Analista de Processos de Negócio
  • Analista/Administrador de Sistemas
  • Gestor de Projectos de Software
  • Administrador de Bases de Dados
  • Analista/Programador, com particular incidência para aplicações na área da gestão
  • Auditor de Sistemas de Informação
  • Consultor/Auditor de Sistemas de Informação e/ou de Tecnologias de Informação
  • Docente e/ou investigador.

Isto é a informação geral que é disponibilizada pelas Universidades, tens vários tópicos no forum sobre este assunto.

" The quieter you become, the more you are able to hear"

"Eu adoraria mudar o mundo, mas não me deram o código-fonte."

"A arte de programar consiste na arte de organizar e dominar a complexidade."

"Qualquer um pode escrever um código que o computador entenda. Bons programadores escrevem códigos que os humanos entendam."

Universidades ainda não sei ao certo, mas a minha inclinação será entre engenharia informática na ESTG ou informática de gestão na IG. já agora conhecem alguem que já ande a trabalhar? gostaria de saber como é na pratica.