jocamc Posted May 15, 2014 at 09:10 PM Report #555857 Posted May 15, 2014 at 09:10 PM Boas, Eu preciso de usar o bloco da onda seno do simulink mas preciso de definir diferentes amplitudes durante o tempo de simulação. Por exemplo, aos 50 segundos de simulação preciso de uma amplitude de 1000 na onda seno e aos 200 de simulação preciso de 2000. Como é que posso variar o valor da amplitude deste bloco na mesma simulação em diferentes instantes? É que este bloco da onda seno não recebe o parametro da amplitude do exterior. Deve ser definido de inicio... Pensei em usar varios blocos de onda seno e depois ir alternando entre eles durante a simulação mas precisaria de um bloco semelhante ao "breaker" para circuitos electricos o que não encontro. Estive a ver o selector mas também creio que não faz o que eu preciso. Alguém me pode ajudar? Obrigado desde já!
lusitan Posted May 15, 2014 at 09:34 PM Report #555861 Posted May 15, 2014 at 09:34 PM Olá! Sem certezas, penso que podes meter a amplitude a variar com o tempo, tipo "1/(t+1)". Mas deve ser complicado construires a função que procuras. Mais simples é fazeres um bloco com uma função por troços com as amplitudes e multiplicar pelo bloco do seno. Depois é utlizares a saída do multiplicador para o que precisas.
jocamc Posted May 16, 2014 at 10:35 AM Author Report #555907 Posted May 16, 2014 at 10:35 AM Acabei por utilizar os valores dos blocos step para multiplicar pela bloco da onda seno e funcionou bem embora tenha tido de configurar bem os parâmetros da simulação para ter uma sinusóide perfeita! Obrigado!
Recommended Posts