Jump to content

[RESOLVIDO]Turbo Explorer Delphi, terá tudo o que o Borland Delphi 7 tem?

Knitter

Recommended Posts

Boas!

Recentemente tenho necessitado de mudar de plataforma RAD. Uso delphi mas por motivos relacionados com licenças não poderei continuar a usar.

Programando principalmente em Java virei-me para o Netbeans, no entanto a falta de beans de acesso a bases de dados, pelo menos que eu encontre, equivalentes aos componentes ADO do Delphi, fizeram-me continuar a procurar na linha de Delphi.

Já tentei o Lazarus com o free Pascal mas ainda não é solução, agora estou a tentar o novo IDE da Borland, ou melhor, o relançamento da linha Turbo na vertente Turbo Explorer Delphi para windows.

A questão é: Será o Turbo Explorer Delphi uma alternativa viável ao Borland Delphi 7? Sei que a versão Explorer é gratuita e que não permite que sejam adicionados novos componentes mas preciso apenas de fazer uma aplicação cliente servidor com os componetes que vinham por omissão no Borland Delphi 7. Existe mais alguma limitação que não seja apontada nas descrições genéricas que circulam na web?

Não sei se já alguém usou mas precisava de saber umas opiniões visto não ter muito tempo e temo começar a desenvolver a aplicação e bater com o a cara no chão a meio do desenvolvimento.

• 3 weeks later...

Até ao momento 23 utilizadores viram isto e nada disseram 😞.... mas por isso mesmo vou eu terminar com uma análise das poucas semanas que tenho de utilização.

Primeiro não usem sem instalarem o patch. Um dos bugs mais incómodos é o consumo exponêncial de memória. Após algumas horas com o IDE aberto, um portátil com um CPU P4 a 3.0GHz e 1 GB de RAM deixa completamente de responder.

A interface é mais agradável de usar e foram adicionados à barra de ferramentas alguns botões que faltavam na versão 7 do Delphi. O mais notado é o que permite terminar a execução do processo que estamos a testar. Embora seja possível voltar ao antigo aspecto, com as janelas todas separadas o ambiente actual é bastante parecido com o Visual Studio da Microsoft. E as vantagens acabam por aí...

Os atalhos não funcionam sempre, o "ctrl+z" por exemplo, não funciona no editor de código, é necessário usar o menu. Os atalhos de "copy+paste" foram alterados e não são coeretes, no editor as combinações são diferentes de, por exemplo, um campo no editor de propriedades. A funcionalidade de "code complete" não mostra as funcções, procedimentos e outros elementos por ordem alfabetica, e por vezes não mostra tudo o que devia.

Uma das coisas que mais me agradava na Borland, a sua completa e extensa ajuda, não existe aqui. Faltam páginas na ajuda, embora os links lá estejam, o que muitas vezes resulta em erros de ajuda não encontrada ou erros do Internet Explorer, cujo motor é usado para apresentar a ajuda.

Foram removidos algums componetes e a palete foi completamente reorganizada.

Os produtos "Turbo" têm como base um IDE com pouco sucesso, o Borland Developer, e por isso existem muitas opções no Turbo Delphi Explorer que se referem a outros IDEs da mesma familia. Opções para Delphi.Net e C# são comuns de aparecerem, mesmo sendo este um IDE para Delphi Win32.

Um ponto positivo são os vários "wizards" que agora são mais espertos e funcionam melhor, embora com muitos dos bugs que já ocorriam no Delphi 7.

Embora seja uma alternativa para quem precisa de programar em Delphi e não pode pagar a licença do Delphi 7 não vejo motivo algum para que um programador que tenha legalmente acesso ao Delphi 7 passe para este IDE. No entanto, como existe já uma grande comunidade de utilizadores e entusiastas, espero que o IDE melhor bastante e que os constantes e enumero bugs sejam eliminados.

Se a Borland pretendia, com esta versão gratuita, chamar utilzadores, penso que podia ter feito um trabalho melhor.

Hoje o meu professor de Desenvolvimento de Aplicações, cadeira onde aprendo Delphi, perguntou-me qual dos dois era "menos mau". Por muito que me custe, e apesar de sentir uma completa aversão pelo Delphi 7, tive de muito sinceramente dizer: "O Delphi 7 é melhor!".

P.S.:

Esta pequena opinião não passa disso mesmo, uma opinião de quem teve de aprender uma linguagem de que não gosta, numa tecnologia que detesta, num IDE que odeia. Como tal acredito, vivamente, que pode ser injusta e parcial. Experimentem e comprovem 😉...

Já agora, para quem gosta de Pascal/Object Pascal e precisa de um IDE, porque não dar uma oportunidade ao Lazarus, (ou na wiki). Um IDE para Object Pascal bastante parecido com o Delphi, igual em muitos pontos e com a facilidade de ser multiplataforma através do uso do freepascal compiler.