Yuliya Posted May 14, 2014 at 03:35 PM Report #555645 Posted May 14, 2014 at 03:35 PM Boa tarde Pessoal, Queria pedir a vossa ajuda a implementar uma coisa do genero: inserenovazio([1,2,_,4,_,6,7,_],[3,5,8],L) e o L deve ser: L=[1,2,3,4,5,6,7,8]. Nota: o conteúdo do projecto não é numérico, dei só um exemplo. Alguém pode dar-me dicas? Estou a fazer um projecto de faculdade e está a ser dificil. Ando a varrer internet, mas só encontro as listas desorganizadas, permutações e assim. Cumprimentos Yuliya
HappyHippyHippo Posted May 14, 2014 at 05:04 PM Report #555663 Posted May 14, 2014 at 05:04 PM (edited) esse tipo de predicado é um bocado "não convencional" ... mas é possível se e só se os elementos da segunda lista não existam na primeira e os elementos estiverem ordenados, isto porque caso contrário, é impossivel inferir que um valor da primeira lista não esteja definido. é este o caso, se sim já tenho o código e poderei te direccionar como deves pensar para resolver o problema. Edited May 14, 2014 at 05:19 PM by HappyHippyHippo IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus
Yuliya Posted May 14, 2014 at 06:08 PM Author Report #555669 Posted May 14, 2014 at 06:08 PM Desde já obrigada pela resposta. 😉 Em relação ao código: "elementos da segunda lista não existam na primeira"- está garantido. "os elementos estiverem ordenados"- a ordem dos elementos na segunda lista não importa. inserenovazio([1,2,_,4,_,6,7,_],[3,5,8],L) Tanto pode ficar L=[1,2,3,4,5,6,7,8]. como L=[1,2,5,4,8,6,7,3] ou L=[1,2,8,4,3,6,7,5] Os da primeira lista é que devem ficar nos mesmos lugares. Podia indicar-me as pistas então? Cumprimentos Yuliya
HappyHippyHippo Posted May 14, 2014 at 07:37 PM Report #555675 Posted May 14, 2014 at 07:37 PM (edited) a solução é composta por 4 predicados : 2 para determinar os diferentes tipos de condição de paragem da criação da árvore de resultados 2 para determinar as diferentes situações que podem ocorrer na criação válida da árvore de resultados: - ou o "header" da primeira lista não se encontra na segunda lista - ou o "header" da primeira lista é igual ao "header" da segunda lista Edited May 14, 2014 at 07:41 PM by HappyHippyHippo IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus
Yuliya Posted May 14, 2014 at 08:52 PM Author Report #555679 Posted May 14, 2014 at 08:52 PM A condição de paragem é a primeira combinação possível, desde que todas as posições da primeira lista estiverem preenchidas(ou a segunda lista estiver vazia). Confirma-me só, os últimos dois predicados são exclusivamente para garantir que não ha elementos repetidos?
HappyHippyHippo Posted May 15, 2014 at 10:06 AM Report #555707 Posted May 15, 2014 at 10:06 AM esse tipo de predicado é um bocado "não convencional" ... mas é possível se e só se os elementos da segunda lista não existam na primeira e os elementos estiverem ordenados, isto porque caso contrário, é impossivel inferir que um valor da primeira lista não esteja definido. é este o caso, se sim já tenho o código e poderei te direccionar como deves pensar para resolver o problema. vou-me auto corrigir aqui, alterei o meu código para ser possível atribuir valores a elementos de uma lista parcialmente atribuida, mesmo não ordenada, com qualquer combinaçáo de valores repetidos e sem restrição no número de elementos na lista de valores a serem atribuidos. por outras palavras, é exactamente o que uma função com o nome "insere_no_vazio" deveria fazer. em relação à tuas dúvidas, só posso dizer duas coisas : - esqueçe a programação imperativa, isto é completamente diferente !!! - pensa mais em funções recursivas IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus
HappyHippyHippo Posted June 1, 2014 at 07:39 AM Report #557794 Posted June 1, 2014 at 07:39 AM bem, acho que passou tempo sufeciente para poder apresentar a solução : /* >> olist/3 usado para atribuir valores a uma lista parcialmente atribuida exemplos: >> ter números insuficiente de valores a serem atribuídos ?- olist([1, _, _], [5], L). L = [1, 5, _G1234]. >> ter demasiado números de valores a serem atribuídos ?- olist([1, _], [5, 3], L). L = [1, 5]. >> ter o número exacto de números a serem atribuídos ?- olist([1, _, _, 3], [5, 3], L). L = [1, 5, 3, 3]. */ /* se as listas forem compostas pelos mesmos elementos caso exemplo : olist([X, Y], [1, 2], [1, 2]). */ olist(L, L, L) :- !. /* se a lista de elementos a inserir for vazia, então a terceira lista será igual à primeira caso exemplo : olist([1, 2], [], [1, 2]). */ olist(L, [], L) :- !. /* se o primeiro elemento da primeira lista ainda não tiver sido atribuido então o prodicado sucede se os primeiros elementos das duas primeiras listas forem iguais, o primeiro elemento da terceira lista é o mesmo elemento que estes dois e o resto das três listas tambem sucedem na recursividade caso exemplo : olist([X, 2], [1], [1, 2]). */ olist([H1|T1], [H2|T2], [H2|T3]) :- var(H1), H1 = H2, olist(T1, T2, T3), !. /* em último caso, o primeiro elemento da primeira lista já foi atribuido tendo o mesmo valor que o primeiro elemento da terceira lista e o resto dessas listas tambêm sucedem na recursividade com a segunda lista intacta. caso exemplo : olist([1, X, 3], [2], [1, 2, 3]). */ olist([H|T1], L, [H|T2]) :- \+ var(H), olist(T1, L, T2). 1 Report IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus
Recommended Posts