Jump to content

Recommended Posts

Posted
Boas, para não permitir que o utilizador mova a janela, podes criar uma janela sem titulo e sem ControlBox. Podes posicionar o form usando
Me.Location = New Point(100, 100)
mas eu quero centrado ao meio do ecrã , assim não dá, se eu mudar de computador já não vai ficar centrado e não gosto muito

:/

e em visual studio 2010

Posted

Centrar eu sei. Desculpa se não me explico bem :/

Está ai uma imagem do meu programa, eu quero esse form, que é o form 1 centrado mas eu sei fazer e já está, masa parte onde está os dados do utente para introduzir eu queria que fosse outro form, que é o meu form 2, porque nao quero que cada vez que carregue num botão vaia parar a um form igual a esse em que tenho de fazer os botões todos e tudo o que é necessário, por isso queria apenas que o form 2 aparece-se nesse sitio exacto como está esse quadrado cizento com a informação toda do utente. Mas se eu fizer como disses te primeiro, se eu mudar de ecrã o form 1 nunca estará centrado, se meter os 2 forms centrados, se mudar de ecrã o form 2 não vai estár no sitio exacto que quero. esse é o meu problema :/

Não sei se há uma solução para isso ou vou ter de fazer montes de forms iguais ao primeiro e estar sempre a por os botões e as funcionalidades.

https://i.postimg.cc/Z52RQvmb/9krA4Di.png

Posted (edited)

Boas, podes sempre abrir o novo form dentro de um panel e assim fica associado ao form principal. só tens de tirar a margem do novo form, se não podes movimenta-lo dentro do panel, depois basta colocares o panel onde quiseres.

Dim vForm As New Form2()
vForm.TopLevel = False
Me.Panel1.Controls.Add(vForm)
vForm.Show()

Nota: E já agora as labels que estão com o fundo cinzento escuro se quiseres podes meter = ao cinza claro.

tens de adicionar um novo parent (associar ao objecto que esta exactamente por traz)

Exemplo:

Lebel1.Parent = PictureBox1

ou seja Label1 fica "dentro" da PictureBox1 o fundo que aparece na Label é o da PictureBox1, agora e só meter a Label transparente.

E não te esqueças da nova localização da Label agora a (0,0) é a da PictureBox1 e não a do form.

Cumprimentos Marco Silva

Edited by MarcoSilva
  • Vote 1
Posted

Boas, podes sempre abrir o novo form dentro de um panel e assim fica associado ao form principal. só tens de tirar a margem do novo form, se não podes movimenta-lo dentro do panel, depois basta colocares o panel onde quiseres.

Dim vForm As New Form2()
vForm.TopLevel = False
Me.Panel1.Controls.Add(vForm)
vForm.Show()

Nota: E já agora as labels que estão com o fundo cinzento escuro se quiseres podes meter = ao cinza claro.

tens de adicionar um novo parent (associar ao objecto que esta exactamente por traz)

Exemplo:

Lebel1.Parent = PictureBox1

ou seja Label1 fica "dentro" da PictureBox1 o fundo que aparece na Label é o da PictureBox1, agora e só meter a Label transparente.

E não te esqueças da nova localização da Label agora a (0,0) é a da PictureBox1 e não a do form.

Cumprimentos Marco Silva

Obrigada 🙂