Jump to content
tcms

"pre"-load da página

Recommended Posts

tcms

Boas malta,

Tenho andado a aprender algumas coisas sobre servlets em conjunto com jsp, e o modelo MVC. Mas no meio disto tudo, como é que os websites actuais com conteudo dinamico (alterados consoante o que está na base de dados) são feitos usando estas tecnologias em conjunto?

Sei que uma solução é juntar php à conversa, mas nem todos o usam. É que no caso dos servlets/com JSP, o que mais vejo é usarem estas duas apenas para fazerem request's tipicos de botões, ou seja, logins por exemplo (dando uso a doGet e doPost).

Então e carregar informação em divs, e outras tags quando a página é carregada?

Cumps

Edited by tcms

brunoais

Eu não sei se te consigo ajudar. Eu próprio ainda não percebi ao certo como é que é o MVC. Só tenho ideias.

Eu, a programar usando jsp, faço como se ele fosse php, é a maneira mais simples de o fazer e funciona muito bem para mim para além de me ajudar a livrar de muitos problemas relacionados com erros por complexidade.

Pelo que me parece, no MVC, tu nunca controlas o output, é sempre usando uns templates de que irá acontecer algo em que o output irá ficar todo bonito no final. O mesmo acontece no input, algo acontece e, automaticamente, de algum jeito, recebes dados em funções/metodos com dados disponíveis.

Com jsp, escrever informação em div é tão simples como fazer output para o browser. Não entendo a dúvida

• Vote 1

"[Os jovens da actual geração]não lêem porque não envolve um telecomando que dê para mirar e atirar, não falam porque a trapalhice é rainha e o calão é rei" autor: thoga31

Life is a genetically transmitted disease, induced by sex, with death rate of 100%.

tcms

Sim eu percebo o que dizes, basicamente faco as queries directamente na pagina HTML/JSP e devolvo o resultado na div (ou outra tag). Mas isto é seguro? É que desta forma toda a gente consegue ver a estrutura da base de dados (pelo menos consegue ver as querys)

KTachyon

Idealmente terias a construção do HTML feita do lado do cliente e utilizarias o servidor apenas para ir buscar dados. Tens frameworks para isto: Ember, Backbone, Angular...

• Vote 1

“There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.”

-- Tony Hoare

brunoais

Isso para mim é inferno. Para mim o servidor e o cliente são cúmplices e trabalham em conjunto como uma equipa, da mesma maneira como o HTML, CSS e javascript são uma equipa.

Fazer como indicas, @KTachyon, é fazer do javascript 1-man-team que leva o CSS, o HTML e o servidor atrás como escravos sem direitos nem opiniões pessoais.

Eu sou ativamente contra essa ideologia e considero-a errada. Eu posso fazer uma explicação completa do pq e nos dados em que eu me baseio.

"[Os jovens da actual geração]não lêem porque não envolve um telecomando que dê para mirar e atirar, não falam porque a trapalhice é rainha e o calão é rei" autor: thoga31

Life is a genetically transmitted disease, induced by sex, with death rate of 100%.

KTachyon

Por acaso gostava de saber porque é que consideras a ideologia errada, porque eu não sei o que é que há para considerar de errado na ideologia. Andei muitos anos a desenvolver da forma comum até começar a ter que desenvolver uma solução híbrida que me permitisse passar parte da carga de apresentação para os clientes. E depois de o fazer deixei de perceber porque é que isto continuava a ser feito assim, quando a solução mais óbvia era fazer tudo desta forma.

E estas são as principais razões para eu achar que esta é a forma correcta de fazer desta forma:

- É uma forma de fazeres efectivamente um decoupling completo do interface e da lógica de negócio

- Passas parte da carga do servidor para os clientes, distribuindo parte da carga de processamento do servidor

- Como a API só devolve dados podes implementar os clientes que quiseres, quer sejam web-based ou nativos (independentemente de os ires fazer ou não - já estás a pensar na possibilidade de isso vir a acontecer)

Claro que podes ter sempre uma estratégia híbrida, em que tens alguns endpoints para devolveres dados para que possas depois apresentar na página com Javascript, ou então fazes de forma feia e geres carregamento de iframes no cliente.

• Vote 1

“There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.”

-- Tony Hoare

taviroquai

Cada vez mais Javascript é rainha :) Cada vez mais o server só valida e devolve dados... obrigando muitas vezes a replicação da lógica de negócio em ambos os lados... com NodeJS já podes reutilizar parte do código tanto no cliente como no servidor... digo só por dizer porque ainda não desenvolvi algo complexo com NodeJS.

Ainda considerando o título do tópico... existe uma framework (PHP) que gera um site todo estático com base em dados dinâmicos... mas isto já deve ser outro assunto :P

Edited by taviroquai