ProgramadorEstúpido Posted April 14, 2014 at 09:39 PM Report #552333 Posted April 14, 2014 at 09:39 PM (edited) 🙂 Boa noite. Aqui vai a minha primeira dúvida: Eu costumava utilizar a linguagem shader Nvídia Cg para programar com VBOs em C++/OpenGL. Mas, infelizmente, o Nvídia Cg já passou à história. O próprio site da Nvídia dedicado ao Cg toolkit ( https://developer.nvidia.com/cg-toolkit ) já deixou bem claro que não haverá mais actualizações do Cg, e recomenda a utilização do GLSL para o OpenGL, e do HLSL para o DirectX. Posto isto não tive alternativa senão começar a utilizar o GLSL. Tenho que concordar que o GLSL é de mais fácil utilização do que o Cg. Mas quando converti os exemplos de Cg para GLSL, reparei que houve uma diminuição significativa do desempenho. Por exemplo, num dado exemplo, em Cg, a velocidade de desempenho era de 120 frames por segundo. Quando passei o mesmo exemplo para GLSL, a velocidade de desempenho baixou para 82 frames por segundo! Mas não é tudo... Se eu dividir um VBO em vários sub-VBOs mais pequenos, a velocidade de desempenho aumenta em GLSL e diminui em Cg! E se eu utilizar "GL_UNSIGNED_SHORT" em vez de "GL_UNSIGNED_INT" em "glDrawElements()", a velocidade de desempenho aumenta em GLSL, enquanto que em Cg não há alterações! Pensei que isto acontecia devido a eu utilizar a versão 1.2 do GLSL (versão standard). Como tenho o OpenGL 3.3, experimentei a versão 3.3 do GLSL, mas sucedeu exactamente a mesma coisa! há um pormenor que tenho que referir: A minha GPU é uma GeForce 315M da Nvídia. E a minha versão GLSL é a 3.30 Nvídia via compilador de Cg. VIA COMPILADOR DE Cg??? Quer dizer que na minha GPU é o compilador de Cg que faz a compilação do GLSL??? Será esta a causa das discrepâncias que eu noto entre o GLSL e o Cg?? Agradecia muito que esclarecessem esta minha dúvida... 😞 Edited April 14, 2014 at 09:40 PM by ProgramadorEstúpido
ProgramadorEstúpido Posted April 15, 2014 at 06:21 PM Author Report #552488 Posted April 15, 2014 at 06:21 PM Esqueci-me de dizer que o meu sistema operativo é o Windows 7 Home Premium. Alguém que me esclareça esta dúvida por favor... 😞
HappyHippyHippo Posted April 15, 2014 at 06:39 PM Report #552491 Posted April 15, 2014 at 06:39 PM eu não percebo é a admiração ... são tecnologias que são diferentes (se bem com o mesmo intuito) onde uma não tem desenvolvimento pelo menos à um ano enquanto que a outra é suportada ainda hoje com novos drivers e afins ... IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus
ProgramadorEstúpido Posted April 15, 2014 at 07:49 PM Author Report #552506 Posted April 15, 2014 at 07:49 PM (edited) eu não percebo é a admiração ... são tecnologias que são diferentes (se bem com o mesmo intuito) onde uma não tem desenvolvimento pelo menos à um ano enquanto que a outra é suportada ainda hoje com novos drivers e afins ... Sim, é verdade. Mas é normal o que está a acontecer (a discrepância entre a velocidade de desempenho entre as duas, 128 fps para o Cg e 82 fps para o GLSL) ou então estarei a fazer alguma coisa errada? Essa é que é a minha dúvida. Aliás, se o GLSL continua a ser suportado com novos drivers e afins, porque é que tende a ter uma velocidade de desempenho menor do que o Cg? De qualquer maneira aqui vai o código dos meus shaders em GLSL: vertex shader: // skin.vert #version 120 #ifndef MAX_BONES #define MAX_BONES 100 #endif struct light_t { vec3 position; vec3 color; }; struct material_t { vec3 Ke; vec3 Ka; vec3 Kd; vec3 Ks; float shininess; }; // Input data attribute vec4 position; attribute vec3 color; attribute vec2 texCoord; attribute vec3 normal;// Output data varying vec2 fragTexCoord; varying vec4 fragColor; // Constant data uniform mat4 boneMatrix[MAX_BONES]; uniform mat4 modelViewProj; uniform vec3 globalAmbient; uniform light_t light; uniform vec3 eyePosition; uniform material_t material; uniform int noColor; void main() { vec3 weight = color, // 0.0078125 = 1.0 / 128.0 boneIndex = position.w * vec3(0.0078125, 1.0, 128.0); boneIndex = (boneIndex - floor(boneIndex)) * 128.0; mat4 matTransform = boneMatrix[int(boneIndex.x)] * weight.x + boneMatrix[int(boneIndex.y)] * weight.y + boneMatrix[int(boneIndex.z)] * weight.z; vec4 objPos = matTransform * vec4(position.xyz, 1.0), objNormal = matTransform * vec4(normal, 0.0); fragTexCoord = texCoord; gl_Position = modelViewProj * objPos; if (noColor == 1) fragColor = vec4(0.25f, 0.25f, 0.25f, 1); else { vec3 P = objPos.xyz, N = objNormal.xyz, // Compute the diffuse term L = normalize(light.position - P); float diffuseLight = max(dot(N, L), 0); vec3 diffuse = material.Kd * light.color * diffuseLight, // Compute the specular term V = normalize(eyePosition - P), H = normalize(L + V); float specularLight = pow(max(dot(N, H), 0), material.shininess); if (diffuseLight <= 0) specularLight = 0; vec3 specular = material.Ks * light.color * specularLight; fragColor.xyz = material.Ke + material.Ka * globalAmbient + diffuse + specular; fragColor.w = 1; } } fragment shader: // skin.frag #version 120 // Interpolated values from the vertex shaders varying vec2 fragTexCoord; varying vec4 fragColor; // Constant data uniform int texture; uniform sampler2D decal; void main() { gl_FragColor = (texture == 1) ? fragColor * texture2D(decal, fragTexCoord): fragColor; } Edited April 15, 2014 at 07:54 PM by ProgramadorEstúpido
HappyHippyHippo Posted April 15, 2014 at 08:11 PM Report #552512 Posted April 15, 2014 at 08:11 PM estas a comparar um exemplo. basta usar outros dois exemplos que tu próprio apresentaste no primeiro post para contrabalançar esse problema: Se eu dividir um VBO em vários sub-VBOs mais pequenos, a velocidade de desempenho aumenta em GLSL e diminui em Cg! E se eu utilizar "GL_UNSIGNED_SHORT" em vez de "GL_UNSIGNED_INT" em "glDrawElements()", a velocidade de desempenho aumenta em GLSL, enquanto que em Cg não há alterações! como vez, optimização é sempre um problema muito complicado e é por isso que sempre que sai um novo jogo AAA, lá vem mais uns drivers da responsabilidade da gráfica e não do software ... 1 Report IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus
ProgramadorEstúpido Posted April 15, 2014 at 08:54 PM Author Report #552518 Posted April 15, 2014 at 08:54 PM (edited) estas a comparar um exemplo. basta usar outros dois exemplos que tu próprio apresentaste no primeiro post para contrabalançar esse problema: como vez, optimização é sempre um problema muito complicado e é por isso que sempre que sai um novo jogo AAA, lá vem mais uns drivers da responsabilidade da gráfica e não do software ... Ok. Já compreendi o que quiseste dizer. Estou esclarecido. Obrigado. 👍 Edited April 15, 2014 at 08:54 PM by ProgramadorEstúpido
Recommended Posts